Harlan Coben

Harlan Coben  Imagem retirada do site harlancoben.com
Harlan Coben
Imagem retirada do site harlancoben.com

Hoje o post é dedicado a um autor que ganhou um espaço especial nas minhas prateleiras de livros. Os livros de Harlan Coben me conquistaram, me prenderam e me fizeram passar noites e noites sem dormir. Posso dizer que a cada lançamento novo o processo se repete.

Tudo começou quando eu terminei de reler todos os livros do Harry Potter após aquela crise que todo fã teve de “O que eu vou ler agora?”.

Ansioso para ocupar o vazio que ficou com o fim de Harry Potter, saí procurando algo novo para ler. Lia várias sinopses, mas pouca coisa chamava minha atenção, até que eu encontrei alguns títulos que me interessaram: Não conte a ninguém, Desaparecido para sempre e Confie em mim (em breve posts sobre esses livros).

Depois que li as sinopses de cada livro, já sabia que tinha encontrado algo especial. Comprei os livros e em pouco tempo terminei de ler os três. Fiquei com aquele sentimento de quero mais, então fui pesquisar mais títulos do autor. Descobri vários e aos poucos fui comprando e ganhando um aqui, outro ali, até que não tinha mais nenhum livro dele publicado. Tive que esperar os próximos lançamentos e está assim até hoje. Sai um livro novo e eu já vou correndo comprar em uma livraria.

Não conte a ninguém

Harlan Coben é um mestre em escrever e te envolver nas suas histórias. Ele tem histórias “stand-alone” que são histórias que não têm relação uma com a outra (apesar de, às vezes, conter personagens que já apareceram em outros livros, mas nada que influencie o entendimento da história), que são incríveis. Também tem uma série de livros de Myron Bolitar, um personagem muito bem construído, corajoso, sentimental, engraçado, sensível, que junto com seu fiel amigo Windsor “Win” Horne Lockwood, III (pois é hahaha), estranho, charmoso e muito misterioso, te faz virar página atrás de página numa leitura ininterrupta. Mais recentemente ele lançou uma nova série para jovens adultos de Mickey Bolitar. É tão envolvente e tão interessante quanto as outras histórias.

Cada livro dele me encantou de uma forma que eu não sei explicar. Até as histórias mais antigas (que nem possuíam muita tecnologia que ajudasse os personagens a sair de enrascadas devido à época em que foi escrita e que te faz

Desaparecido para sempre

pensar “hum, se tivesse um celular aí…”) são todas cheias de descobertas, com assuntos polêmicos, te faz criar várias teorias que expliquem os acontecimentos e aí quando você acha que tinha entendido tudo e não tinha deixado nenhuma ponta solta, ele solta uma bomba que muda tudo e então você começa a reformular a sua teoria de antes, monta uma nova e assim vai seguindo. Tem um livro que você só descobre a verdade exatamente na última página, onde ele muda tudo o que você pensava estar certo.

Com o tempo você vai pegando o jeito das histórias e começa a ficar mais fácil formular teorias, mas isso não significa que você está preparado para as surpresas que as histórias reservam. São muito boas mesmo. As do Myron sempre têm um tom meio cômico no meio, adoro esse personagem.

Confie em mim

Harlan Coben é conhecido como o mestre das noites em claro. Dá pra imaginar o motivo né? Recentemente ele revelou que seu livro Six Years (ainda sem tradução no Brasil) vai ganhar uma versão para o cinema e um dos atores confirmados para o filme é ninguém menos que Hugh Jackman.

Uma dica para quem quiser começar a ler os livros dele: comece pelos stand-alone. A série de livros do Myron Bolitar começou a ser traduzida do começo, mas assim que um livro novo era publicado nos Estados Unidos, este mais recente era traduzido, ou seja, você não vai ler a história na sequência em que elas foram escritas e vai acabar descobrindo segredos que foram revelados em livros que ainda não foram traduzidos. Fiquei um pouco chateado com isso, algumas coisas ficaram sem explicação (mas só até traduzirem os livros que resolvem esses assuntos).

Enfim, fico um pouco empolgado quando falo dos livros dele e acabo falando muito, então vou parar por aqui. Em breve (e aos poucos) escreverei posts sobre cada livro que li dele. Por enquanto deixo uma tabela que retirei do site Wikipedia que explica o que eu disse sobre a tradução dos livros da série do Myron.

Série Myron Bolitar

#

Título

Lançamento (EUA)

Título Original

1 Quebra de Confiança 1995 Deal Breaker
2 Jogada Mortal 1996 Drop Shot
3 Sem Deixar Rastros 1996 Fade Away
4 O Preço da Vitória 1997 Back Spin
5 Não lançado no Brasil 1998 One False Move
6 Não lançado no Brasil 1999 The Final Detail
7 Não lançado no Brasil 2000 Darkest Fear
8 A Promessa 2006 Promise Me
9 Quando Ela Se Foi 2009 Long Lost
10 Alta Tensão 2011 Live Wire

Série Mickey Bolitar

#

Título

Lançamento (EUA)

Título Original

1 Refúgio 2011 Shelter
2 Uma Questão De Segundos 2012 Seconds Away

Stand-alone (livros independentes)

#

Título

Lançamento (EUA)

Título Original

1 Não lançado no Brasil 1990 Play Dead
2 Não lançado no Brasil 1991 Miracle Cure
3 Não Conte a Ninguém 2001 Tell No One
4 Desaparecido para sempre 2002 Gone for Good
5 Não Há Segunda Chance 2003 No Second Chance
6 Apenas um olhar 2004 Just One Look
7 O Inocente 2005 The Innocent
8 Silêncio na Floresta 2007 The Woods
9 Confie em Mim 2008 Hold Tight
10 Cilada 2010 Caught
11 Fique Comigo 2012 Stay Close
12 Não lançado no Brasil 2013 Six Years
13 Não lançado no Brasil 2014 Missing You
Livros escritos por Harlan Coben
Minha coleção, até agora, de livros escritos por Harlan Coben

Para acessar a página do autor no Facebook, clique aqui.

Para acessar o site oficial do autor, clique aqui.

Obrigado por acompanharem nosso blog. Espero que estejam gostando.

Temos novidades muito legais vindo por aí. Aguardem!

Como sempre, fiquem à vontade para deixar comentário, opinião, sugestão. Para entrar em contato é só enviar um email para culturaproximaleitura@gmail.com.

Bom feriado!

JP
JP

Pesquisas recentes:

harlan coben livros, livro harlan coben, livros harlan coben, livros harlan coben seis anos depois, tradução do livro just one look de harlan coben
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

5 comentários em “Harlan Coben

  • 27 de setembro de 2014 em 17:09
    Permalink

    Estou viciada! Li Não conte a ninguém, Quebra de confiança, Joga Mortal, Sem deixar rastros e comecei O preço da vitória… doooida pra comprar Seis anos depois!!!

    Resposta
    • 12 de Abril de 2015 em 18:51
      Permalink

      O livro Seis Anos Depois é Sinistro. Nunca, como sempre, conseguiria chegar perto do final q o autor propôs. Realmente Harlan Coben continua viciante. Próximas compras serão o A Toda Prova e caixas de pássaros.

      Resposta

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!