Mangá, Anime e Dorama – 漫画 , アニメ,ドラマ

Mangá Anime Dorama 2Olá Pessoal!

Tudo bem?

Aproveitando o feriado prolongado? Muito Chocolate?

Bom, vim aqui para explicar um pouquinho sobre a nova categoria. Como vocês viram, inauguramos a categoria Mangás, Animes e Doramas com o post da sexta-feira passada: Ouran Koukou Host Club que é um #TemQue e além do Mangá, Anime e Dorama, vi que tem filme…hahaha quem sabe mais para frente eu poste (:

Depois daquele post, algumas pessoas nos enviaram emails perguntando qual era a diferença entre Mangá, Anime e Dorama, se era tudo a mesma coisa, basicamente pedindo pra explicar o que era cada um. Bom… mas o que é Mangá? Anime? Dorama? Tudo a mesma coisa? Não. Vamos lá!

Começando pelo Mangá, que é a origem da maioria das animações e filmes no Japão. O mangá seria a historinha em quadrinho (HQ) do Oriente. Talvez seu diferencial seja que não enfatiza o “Final Feliz”, mas sim a sua trajetória, pois nem todas as histórias têm um final feliz. A história, na maioria das vezes, é fictícia, mas o aprendizado que ela trás é muito real e importante, como o valor da vida, o valor do esforço, ser positivo e ter amor e respeito ao próximo.

No Japão, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente lança-se um “mangá gigante” que contém um capítulo de vários cartunistas (desenhistas de mangás), os manga-kas. Posteriormente é lançado o conhecido Mangá (Comics) que podemos comprar nas livrarias, lojas e bancas.

Se fizer sucesso, cada manga-ka terá o seu próprio mangá com somente a sua obra. Mas no início da carreira os mangás são divididos por alguns autores, porém eles não chegam ao Brasil.

Aqui no Brasil temos como principais Editoras de Mangás:

JBC: http://www.editorajbc.com.br/

Panini Comics: http://www.paninicomics.com.br/web/guest/home

New Pop: http://newpop-editora.com.br/?page_id=1115

Canrad: http://www.lojaconrad.com.br/lojas/conrad/__home.cfm

Agora o Anime.

Quando o Mangá faz muito sucesso, vendendo muito e juntando muitos fãs, é lançado o Anime, que é a animação, o desenho animado baseado no mangá. Normalmente uma vez por semana se lança um episódio.

O Anime não necessariamente acompanha o caminho no qual o mangá segue. De vez em quando, especialmente quando o anime faz muito sucesso, as temporadas da animação fogem do roteiro original (isto é, igual ao mangá) intercalando histórias que não fazem parte do que foi originalmente escrito para se diferenciar com aventuras diferentes e com personagens diferentes também.

Tem casos em que se lança o filme de animação, que vai às telas do cinema, ou podem lançar episódios especiais, os quais duram 50min ou até mais, ao invés de durarem +/- 25min.

É muito legal, pois na Animação nossos queridos personagens ganham movimentos e voz, sem contar as trilhas sonoras! Sou daquelas que coloca no Ipod (:

E o Dorama!

Este é o momento em que a obra se torna uma Novela! Um elenco interpreta as histórias, que podem variar com a do mangá e com a do anime, e é transmitida ao público, geralmente 1 episódio por semana.

Aqui as roupas, cenários, pessoas, local da gravação, tudo é muito mais envolvente e detalhado. Às vezes o local em que o dorama foi gravado se torna um ponto turístico!

Os Doramas também podem ser baseados em obras que foram lançadas por livros e e-books como foi o caso de KoizoraNo caso do Koizora, eu assisti ao filme, mas tem a versão Dorama também.

Basicamente falando, o Mangá é a história em quadrinho, o Anime é o desenho animado e o Dorama é a novela. Não necessariamente todas as obras seguem esta evolução, mas na maioria das vezes que eu vi foi assim. Têm musicais, livros de criança, livros juvenis, e-books, álbuns, cosplays, e entre outros que são lançados conforme o sucesso e podemos notar isto nas redes sociais e no dia-a-dia, dependendo do local que passamos/frequentamos.

O que é muito comum nas obras, e é por esta razão que gosto de tudo isso, são as histórias e os cuidadosos detalhes, ou seja, a vida dada aos personagens. Nos fã books é contado o profile de cada um, com seus gostos e preferências, mesmo sendo fictício, contém tanto detalhe que se torna muito real!

Para nós que trabalhamos e estudamos, a todo o momento, sob pressão e cansaço, não deixa de ser um meio de “viajar” um pouco e relaxar. Não que eu não faça isso lendo um livro, mas tem esta opção também.

Não posso deixar de comentar também que há o preconceito, em especial, contra fãs de mangá e anime. Não nego que há, em alguns momentos, o excesso nos comportamento das pessoas, mas não significa que é uma besteira ou idiotice. Todos nós temos um gosto e preferências diferentes um do outro e isto deve ser respeitado.

Para dar início a esta nova categoria, fiquei com certo receio deste preconceito, de talvez não estarmos seguindo um perfil que deveríamos seguir, mas com a força e apoio do João Paulo (Johnny~*), colocamos esta categoria no ar e me achei uma tonta por ter este receio.

O meu Muito Obrigada a você Johnny (L), e a vocês que gostam de mangá, anime e dorama, espero que tenham gostado.

Muito Obrigada!

Fiquem à vontade para perguntas e sugestões.

Agradeço de coração a todos!

Lih
Lih

Pesquisas recentes:

Diferença entre dorama e manga, ###############################, anime mangá dorama, doramas baseados em manga, eu amo animes e Doramas, qual a diferença entre animes desenhos mangas cartoon e dorama, qual a duferença entre manga anume e dorama?, qual e a diferença do dorama para o anime ?
Lih
Lih

Últimos posts por Lih (exibir todos)

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!