Harry Potter e a Pedra Filosofal – Livro 1

Imagem retirada do site harrypotter.wikia.com
Imagem retirada do site harrypotter.wikia.com

Oi pessoal! Como vocês estão?

#MêsHarryPotter está chegando ao fim, dia 30 de junho já está chegando =( Mas ainda dá pra aproveitar!

Como nessa semana comemora-se o 17º aniversário do lançamento do primeiro livro da saga Harry Potter, escreverei sobre os 7 livros. Como a semana tem sete dias e a saga tem sete livros, postarei um livro por dia. Começaremos então com o livro que deu início a tudo, que dia 26 de junho completará 17 anos: Harry Potter e a Pedra Filosofal da autora J.K. Rowling.

Rua dos Alfeneiros, nº 4. É ai que nossa história começa. Nessa casa moram três pessoas que formam a família Dursley: Válter, Petúnia e o filho dos dois, Duda. Uma família normal. Assim que eles gostavam que os vissem. Nunca se metiam em confusão e evitavam qualquer assunto misterioso. Mas por trás dessa aparente normalidade, os Dursley escondiam um segredo que eles não queriam que ninguém ficasse sabendo: os Potter.

Lilian Potter é irmã de Petúnia, mas elas não se veem há muitos anos. E assim Petúnia prefere que continue. Ela não queria que ninguém soubesse que ela tinha alguma relação com os Potter. Preferia que eles ficassem longe junto com o filhinho deles.

Era mais um dia de trabalho para o Sr. Dursley. Mal sabia ele que a partir daquele dia tudo mudaria em sua vida. Era um dia aparentemente normal. Aparentemente…

No caminho para o trabalho ele começou a perceber coisas estranhas acontecendo, pessoas estranhas nas ruas, conversando sobre coisas estranhas. Ele chegou a ouvir algo que mencionava os Potter, o filho deles e alguns outros nomes que ele não sabia o que significavam. Até mesmo o jornal na TV falou sobre as coisas estranhas que aconteceram, como corujas se comportando de uma forma fora do comum e chuva de…estrelas?

Os acontecimentos estranhos não pararam nem mesmo quando Válter e Petúnia foram dormir. Do lado de fora da casa havia um gato que Válter já havia reparado quando chegou, o comportamento do gato era muito estranho, estava no mesmo lugar há horas. Mais estranho ainda foi quando um homem, vestido que nem aquelas pessoas estranhas que Válter tinha visto de manhã, se materializou numa esquina.

Imagem retirada do site fapop.com
Imagem retirada do site fapop.com

Esse homem se chama Alvo Dumbledore. Dumbledore conversou com o gato que estava sentado o observando. Então no lugar do gato surgiu uma mulher: a Professora Minerva McGonagall. Eles conversaram um pouco sobre os Dursley e sobre os acontecimentos recentes, até que foram interrompidos por um barulho. Uma moto voadora vinha do céu com um ser enorme dirigindo-a. Em seu colo encontrava-se um bebê. Hagrid estava carregando o bebê que seria deixado na porta dos Dursley. Um bebê que nem fazia ideia da importância que tinha, de quem era e do que havia feito. Então lá estava o bebê, deixado na porta dos Dursley. Ele será famoso, todos saberão seu nome: Harry Potter, o garoto que sobreviveu.

Então nossa história dá uma avançada no tempo de quase dez anos e vemos Harry vivendo na casa dos tios. Se você pensa que ele iria levar uma vida boa morando com Tio Válter e Tia Petúnia, está muito enganado. Harry dorme em um armário embaixo da escada, as roupas que ele usa são roupas velhas que seu primo, Duda, não usa mais. Além de velhas, elas ficam muito largas também, pois Duda é bem mais…digamos…fortinho.

Imagem retirada do site hypable.com
Imagem retirada do site hypable.com

Harry passa maus bocados com essa família. É obrigado a fazer um monte de coisas enquanto Duda aproveita a vida boa. Tudo piora  quando coisas estranhas acontecem (e elas acontecem com uma certa frequência) e ele nem sabe explicar como aquelas coisas aconteceram. Mas Harry está prestes a descobrir.

Harry Potter começa a receber várias cartas, trazidas por corujas, que foram endereçadas a ele. Quem as mandou sabe exatamente o lugar que ele dorme. No envelope da carta vem dizendo:

“Sr. H. Potter

O Armário sob a Escada

Rua dos Alfeneiros 4

Little Whinging

Surrey”

Imagem retirada do site listal.com
Imagem retirada do site listal.com

Só que suas tentativas de abrir as cartas que chegam são sempre frustradas. Elas são rasgadas, jogadas fora, queimadas… Tio Válter praticamente tampa todos os buracos da casa para que as cartas não cheguem mais. Só que não adianta, a pessoa que está mandando a carta realmente quer que Harry a leia e as cartas começam a chegar em grande quantidade, entrando pela casa até mesmo pela lareira!

Numa tentativa de despistar a pessoa que manda as cartas, Tio Válter vai com a família para um hotel, só que mais de cem cartas são entregues lá. Nelas está escrito:

“Sr. H. Potter

Quarto 17

Railview Hotel

Cokeworth”

Então nos deparamos com uma tentativa ainda mais insana do Tio Válter de se tornar inalcançável, um jeito de as cartas não encontrarem Harry. Tio Válter leva todos para uma casa em ruínas, no meio do nada, com apenas a água do mar envolta.

Imagem retirada do site fanpop.com
Imagem retirada do site fanpop.com

Em poucos minutos Harry completará 11 anos. Mas isso não faz diferença nenhuma para os Dursley. Harry conta os minutos que faltam enquanto uma tempestade cai do lado de fora. Em breve ele ficará mais velho, só que, mais do que isso, ele irá descobrir coisas que vão mudar completamente a realidade em que ele vive, ele descobrirá segredos que sempre esconderam dele, inclusive sobre seus próprios pais.

Quando o relógio marca meia noite, alguém derruba a porta do casebre. Um homem enorme aparece na porta, mas ele não veio fazer mal. Ele é Hagrid (o mesmo que levou Harry até a casa dos tios na moto voadora). Ele entrega uma carta a Harry, que finalmente tem a chance de ler o que tem dentro:

 

“Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts

Diretor: Alvo Dumbledore

(Ordem de Merlim, Primeira Classe, Grande Feiticeiro, Bruxo Chefe, Cacique Supremo, Confederação Internacional de Bruxos) 

Prezado Sr. Potter,

Temos o prazer de informar que V.Sa. tem uma vaga na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Estamos anexando uma lista dos livros e equipamentos necessários.

O ano letivo começa em 1º de setembro. Aguardamos sua coruja até 31 de julho, no mais tardar.

Atenciosamente,

Minerva McGonagall

Diretora Substituta”

 

Imagem retirada do site booksaplentybooksgalore.blogspot.com
Imagem retirada do site booksaplentybooksgalore.blogspot.com

Harry não fazia ideia do que estava acontecendo ou do que havia lido. Então Hagrid conta a verdade pra ele. Harry é um bruxo e tem vaga reservada em uma escola para bruxos e bruxas, Hogwarts.

Na Plataforma 9 ¾ Harry embarcará no Expresso de Hogwarts para uma aventura num mundo totalmente novo. Junto com Rony e Hermione ele fará descobertas e os três vão aprontar muito em Hogwarts. Mais do que as lições em aulas, eles aprenderão que nem tudo é o que parece e que o Mundo de Magia e Bruxaria ainda esconde muitos segredos, alguns deles bem perigosos. Em pouco tempo Harry, Rony e Hermione se tornarão amigos inseparáveis e farão muito pelo Mundo Bruxo, mais do que eles pensam.

Imagem retirada do site albaillustration.com
Imagem retirada do site albaillustration.com

Acompanhe Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger nesse primeiro livro, que dá início à história que conquistou o mundo. Viaje com eles para Hogwarts e descubra um mundo totalmente novo, você não vai querer voltar pra casa.

 

É um livro muito bom. A leitura acontece de forma bem simples e a história se desenvolve com uma naturalidade muito grande. Em pouco tempo você se vê imerso no Mundo de Magia e Bruxaria criado por Rowling e de repente não quer sair mais de lá. Mas essa é apenas nossa primeira visita, pois o segundo livro traz mais descobertas e grandes mistérios. Amanhã postarei sobre o segundo livro: Harry Potter e a Câmara Secreta.

É isso, pessoal. Está aí o post sobre o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal. Vocês devem ter reparado que eu escrevi de uma forma que não revelasse muitas coisas sobre a história. Fiz isso de propósito. Tentei escrever pensando nas pessoas que não conhecem Harry Potter. Quando eu digo que há pessoas que não conhecem Harry Potter, alguns amigos meus se assustam e dizem:

Imagem retirada do site randommization.com
Imagem retirada do site randommization.com

“Como assim alguém não conhece Harry Potter?!?!?”. Sim, pessoal, existem pessoas que já ouviram falar, mas nunca leram ou assistiram ao filme, simplesmente porque não têm interesse ou por algum outro motivo. Por isso deixei de mencionar algumas coisas que vocês talvez se perguntem: “João, você realmente deixou de falar das Quatro casas?”, “Não vai falar sobre o Vol…Você-Sabe-Quem?” “Mas e o Fofo? Os professores? O Quadribol? As aulas? A Floresta?…”. Essas coisas eu deixarei pra quem não conhece ainda, ter a oportunidade de conhecer (se bem que eu acabei de mencionar o que eu não mencionei antes né? Hahahaha. Mas não revelei nada, talvez só tenha deixado quem não conhece mais curioso…). Enfim…

Muito obrigado pelos comentários e elogios que vocês estão fazendo sobre o nosso #MêsHarryPotter. É muito legal saber que vocês estão gostando e aproveitando. Está sendo muito divertido compartilhar essas informações com vocês, vocês são leitores muito legais e participativos =)

Obrigado mais uma vez, um abraço e até amanhã!

Compare os preços deste livro clicando aqui.
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva Submarino 
JP
JP
Especificações técnicas:

ISBN: 8532511015

ISBN-13: 9788532511010

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2000

Número de páginas: 224

Editora: Rocco

Fonte: Livraria Cultura

A imagem em destaque foi editada, a original foi retirada do site ocapitulodolivro.blogspot.com

Pesquisas recentes:

senhor harry potter rua dos alfeneiros armario sob a escada
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!