Harry Potter e a Câmara Secreta – Livro 2

Imagem retirada do site submarino.com.br
Imagem retirada do site submarino.com.br

Oi pessoal! Tudo bem?

Hoje vou falar sobre o segundo livro da saga Harry Potter da autora J.K. Rowling: Harry Potter e a Câmara Secreta. Como eu expliquei no post do primeiro livro (Harry Potter e a Pedra Filosofal), durante essa semana eu postarei sobre os sete livros da saga Harry Potter, como parte do #MêsHarryPotter. Sete dias na semana, sete livros, um livro por dia.

AVISO: Este post contém spoilres sobre o primeiro livro, caso você não queira ter conhecimento sobre essas informações, não continue a ler. Dito isso, vamos ao post do livro!

Relembrando um pouco sobre o primeiro livro, Harry Potter teve que morar com seus tios após seus pais terem sido mortos por Voldemort. Harry não tinha uma vida boa morando na casa dos tios. Tio Válter e Tia Petúnia esconderam dele muitos segredos, inclusive que Harry Potter é um bruxo. Harry recebe uma carta dizendo que ele tem uma vaga para estudar em uma Escola de Magia e Bruxaria. Então conhecemos a maravilhosa Hogwarts, um castelo enorme com uma área imensa, um mundo de segredos. 

Imagem retirada do site kernelscorner.com
Imagem retirada do site kernelscorner.com

Hogwarts possui 4 casas, nas quais os alunos são divididos de acordo com suas virtudes e personalidades: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa. Harry Potter, o famoso garoto que sobreviveu, entra para a casa Grifinória. Lá faz vários amigos, dentre eles Rony Weasley e Hermione Granger. Ele também cria uma certa inimizade com Draco Malfoy. Harry conheceu fantasmas e até um potergeist chamado Pirraça, que só apronta com os alunos e gosta de fazer bagunça. Só que coisas estranhas começaram a acontecer em Hogwarts e, depois de quebrarem várias regras da escola, Harry, Rony e Hermione, acabam trabalhando juntos para derrotar uma pessoa que eles descobrem que era ninguém menos que Lorde Voldemort.

Imagem retirada do site deviantart.com
Imagem retirada do site deviantart.com

Agora Harry Potter está novamente na casa dos tios. O ano letivo havia acabado e ele teve que voltar pra “casa”. Ele pensou que havia feito amigos em Hogwarts, só que nem Rony e nem Hermione escreveram pra ele. Eles disseram que iam escrever. Harry sentia falta de Hogwarts e tudo o que ela proporcionara pra ele.

O tratamento que Harry Potter recebe na casa dos tios não mudou muita coisa. O que mudou é que agora ele tinha um quarto de verdade pra ele, ao invés de ter que dormir no armário embaixo das escadas. Duda também mudou um pouco, como se tivesse um certo receio do primo bruxo.

Tio Válter vai receber uma visita muito importante pra ele no começo da história, um construtor muito rico acompanhado de sua mulher, o Sr. e a Sra. Mason. Tio Válter espera que o Sr. Mason faça um grande pedido para a empresa dele, que fabrica brocas. Todo mundo na casa já sabe o que fazer, como seguir sua parte no programa que montaram para a visita. Qual é a parte do Harry? Ficar no quarto, sem fazer nenhum barulho, fingindo que não está em casa. Pois é…

Imagem retirada do site fanpop.com
Imagem retirada do site fanpop.com

Então Harry Potter foi para seu quarto depois de jantar pão com queijo, ao invés do lombo delicioso que haviam preparado para a visita. Chegando lá, ele encontrou uma criatura estranha em sua cama. Harry reparou que os olhos da criatura tinham alguma coisa de familiar, pareciam com os que ele viu na sebe um dia.

Imagem retirada do site fanpop.com
Imagem retirada do site fanpop.com

A criaturinha se chama Dobby e é um elfo doméstico. Dobby diz que quer proteger Harry Potter de coisas terríveis que estavam prestes a acontecer em Hogwarts. Dobby não mede esforços para proteger o tão famoso Harry Potter. E acaba fazendo com que os planos dos Dursley para esconder Harry sejam prejudicados. Tio Válter fica bravo com Harry (por isso e por mais um motivo) e o tranca no quarto como castigo, até uma grade é colocada na janela para que Harry não consiga sair.

Quando Harry pensa que tudo estava arruinado, ele é surpreendido. Rony Weasley aparece na janela do quarto dele em um…carro…voador…Rony está com seus irmãos Fred e Jorge. Eles vieram resgatar Harry.

Imagem retirada do site drawmeharry.livejournal.com
Imagem retirada do site drawmeharry.livejournal.com

Os gêmeos e Rony levam Harry até a casa deles, mais conhecida como A Toca. É uma casa que você não consegue entender como ela consegue se manter da forma como está sem desmoronar. A não ser que você use magia para isso…ah ta, entendi…hahaha

Harry conhece mais um pouco sobre a família Weasley (ou parte dela, já que é uma família grande) e tem a oportunidade de ver como uma família bruxa vive, os móveis que eles têm, os costumes, os afazeres, e aprende um pouco mais sobre o mundo que ele pertence.

Além de andar em um carro voador, Harry também utiliza outro meio de locomoção, dessa vez para ir ao Beco Diagonal e comprar o que ele vai precisar para esse ano em Hogwarts, um meio de locomoção que mete ele em uma enrascada logo no começo da história.

Até que chega o grande dia de ir para Hogwarts! Esse será o primeiro ano de Gina, irmã de Rony, em Hogwarts. Só que algo acontece quando Harry e Rony vão passar pela barreira entre as plataformas 9 e 10 para chegar à Plataforma 9¾. Lembra que no primeiro livro eles tiveram que correr em direção à barreira e aí de repente eles estavam na plataforma com o Expresso de Hogwarts? Então, dessa vez acontece algo diferente, justamente o que Harry temia no ano anterior: o carrinho com a mala bate em cheio na barreira, ela estava sólida, era realmente uma parede agora, não tinha mais como passar! Isso acaba chamando a atenção de vários trouxas (como se eles já não chamassem atenção normalmente).

Imagem retirada do site geeksplode.com
Imagem retirada do site geeksplode.com

Harry e Rony ficam para o lado de fora e a família Weasley fica do outro lado da barreira. O que fazer em um momento desses?

Opção a) Esperar os pais voltarem

Opção b) Comunicar alguma autoridade utilizando a coruja de Harry

Opção c) Uma burrada imensa!

É claro que a resposta correta é…que rufem os tambores…Opção c)

Harry e Rony decidem usar o carro voador do pai de Rony para ir até Hogwarts (isso é que é vontade de estudar hein). Não se preocupem, o carro possui um botão que o faz ficar invisível, os trouxas não poderão enxergá-lo… Um lindo e grande ‘só que não’!

Quando os garotos chegam em Hogwarts, se deparam com uma árvore que se mexe e que parece tentar matá-los! Além da árvore, o Professor Snape também os aguarda e diz que trouxas disseram ter visto um carro voador. Será que Harry e Rony serão expulsos de Hogwarts? Afinal, eles quebraram várias regras agora…

Imagem retirada do site geeksplode.com
Imagem retirada do site geeksplode.com

Falando em Hogwarts, temos uma mudança esse ano. Como o antigo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas…morreu…esse ano temos um novo professor para assumir o posto: Gilderoy Lockhart. Você verá o quão excêntrico esse personagem é! Espere então até ele dar uma aula que fala sobre Diabretes da Tasmânia! Harry também vai conhecer uma fantasma nova chamada Murta que Geme e participará de uma festa um tanto quanto diferente… Ah, também tem o campeonato de Quadribol! Harry continuará atuando como Apanhador do time de Quadribol da Grifinória e passará por momentos bem complicados pra tentar a vitória da casa, sem contar que a Sonserina tem uma novidade pra contar…

Hogwarts reserva um grande mistério esse ano. Há rumores sobre uma Câmara Secreta, dizem que ela abriga um monstro e que alguém o está controlando. Pessoas e animais estão sendo atacados e nosso tão querido Harry estava presente em algumas ‘cenas do crime’. Harry se torna um suspeito e Hogwarts não é mais tão segura.

E agora? Como Harry vai explicar sua presença nos locais em que os ataques aconteceram? Qual será o destino dele em relação à Hogwarts? Se Harry for expulso, terá que continuar na casa dos Dursley sem perspectiva de voltar para a tão amada escola e a Sala Comunal aconchegante da Grifinória. Será que Harry é realmente culpado? Seriam verdadeiros os rumores sobre a Câmara Secreta? Em que problemas vão se meter Harry, Rony e Herminone esse ano?

Viaje novamente para Hogwarts para descobrir novas criaturas, desvendar novos segredos e aprender lições que só um ano letivo em Hogwarts é capaz de ensinar!

 

J.K. Rowling consegue prender o leitor mais uma vez em uma história que não te deixa largar o livro. A cada página virada, a cada palavra lida, você anseia pelo o que vem pela frente. E quando o fim do livro chega, compartilhamos o mesmo sentimento de Harry: de novo não queremos ir embora de Hogwarts. É realmente como se fossemos junto com Harry, Rony e Hermione para Hogwarts. A cada acontecimento, o Mundo de Magia e Bruxaria se torna mais real para o leitor e esse mundo começa a fazer cada vez mais parte de nós, assim como começamos a fazer parte dele.

Amanhã tem mais Harry Potter! Amanhã será a vez do livro Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Obrigado mais uma vez pela atenção! Um abraço e até amanhã!

Compare os preços deste livro clicando aqui.
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva Submarino 
JP
JP

Especificações técnicas:

ISBN: 853251166x

ISBN-13: 9788532511669

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Ano de Lançamento: 2000

Número de páginas: 288

Editora: Rocco

Fonte: Livraria Cultura

A imagem em destaque foi editada, a original foi retirada do site estantenerd.wordpress.com

Pesquisas recentes:

deviantart livros do harry potter capa do livro, capa aberta do livro harry potter e a câmara secreta, dobby quer protejer harry potter, Duda dursley no livro, Isa descobre a árvore secreta
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!