Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban – Livro 3

Imagem retirada do site submarino.com
Imagem retirada do site submarino.com

Oi, pessoal! Estão curtindo o #MêsHarryPotter? Contem pra nós o que vocês estão achando. Pode ser pelos comentários nos posts aqui no site, pode ser mandando um email no culturaproximaleitura@gmail.com, pode ser na aba Contato, vocês que escolhem. A opinião de vocês é muito importante pra nós, até mesmo pra decidir se faremos mais meses dedicados a outras sagas como já sugeriram pra nós.

Bem, hoje estou aqui para mais um post sobre os livros da saga Harry Potter. Dessa vez vou falar sobre o terceiro livro: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban da autora J.K. Rowling.

Antes de começar a falar sobre o terceiro livro, tenho que dar um AVISO: Esse post contém spoilers sobre os livros anteriores, caso você não queira ter conhecimento dessas informações, por favor, não continue a ler. Temos vários outros posts aqui que podem te interessar, fique à vontade!

Agora que o aviso foi dado, podemos falar do terceiro livro.

Harry Potter teve que voltar novamente para a casa dos Dursley quando as aulas em Hogwarts chegaram ao fim. Os Dusrley continuavam evitando o assunto magia dentro de casa e não ajudou nada quando Rony Weasley quis experimentar o uso do telefone para se comunicar com Harry. Rony, que nunca havia usado um telefone antes, ligara na casa dos Dursley e gritava do outro lado da linha achando que essa era a melhor forma de ser escutado. Isso deixou Tio Válter furioso, ele não gostou nada que Harry tivesse passado o número do telefone para um bruxo.

Para adicionar mais um pouco de azar para Harry, Tia Guida, irmã do Tio Válter, passará uma semana na casa dos Dursley. Harry não suporta essa mulher. Só que tem mais! Tia Guida não sabe que Harry Potter é um bruxo, então Tio Válter diz pra ela que Harry frequenta o Centro St. Brutus para Meninos Irrecuperáveis. Harry ainda tem que sustentar essa história fingindo que tudo é verdade.

Imagem retirada do site humor.about.com
Imagem retirada do site humor.about.com

Junto com a carta de Hogwarts com a lista de materiais para o novo ano letivo veio uma carta de autorização para visitar Hogsmeade em determinados fins de semana. Essa autorização tem que ser assinada pelo pai ou guardião do aluno, ou seja, quem tem que assinar a autorização é o Tio Válter. Então ele faz um combinado com Harry: ele vai ficar de olho no comportamento do sobrinho em relação à Tia Guida, se achar que Harry se comportou bem, assinará a autorização. Por isso Harry vai levando os desaforos de Tia Guida por um bom tempo. Mas ela passa dos limites, sempre insultando Harry e os pais dele, então ele perde o controle. De repente Tia Guida começa a inchar como um balão, ficando cada vez maior, chega até a flutuar. Não há mais nada que se possa fazer, Harry foge de casa.

Imagem retirada do site david-edward-byrd.com
Imagem retirada do site david-edward-byrd.com

Harry Potter estava agora na rua, sem ter um lugar pra ir, sem saber o que fazer. Quando parou para pensar no que fazer, sentiu que estava sendo observado. Usou a varinha para enxergar melhor e até chegou a ver um par de olhos enormes e brilhantes, até que um ônibus como nenhum outro que Harry já havia visto na vida, parou diante dele. Um ônibus roxo berrante, de três andares! Então o condutor, Stanislau Shunpike (ou simplesmente Lalau), com seu texto decorado, explica: “Bem-vindo ao ônibus Nôitebus Andante, o transporte de emergência para bruxos e bruxas perdidos. Basta esticar a mão da varinha, subir a bordo e podemos levá-lo aonde quiser.”

Dentro do Nôitebus, Harry vê no Profeta Diário (jornal dos bruxos) que Lalau estava lendo, a foto de um prisioneiro foragido, só que ele viu uma matéria sobre essa mesma pessoa no noticiário dos trouxas. Lalau entrega a matéria para Harry, que tem a oportunidade de entender melhor sobre o assunto.

Imagem retirada do site uros-begovic.blogspot.com
Imagem retirada do site uros-begovic.blogspot.com

Sirius Black, que é considerado o condenado de pior fama que foi preso em Azkaban, uma das prisões bruxas, conseguiu fugir. Sirius Black é considerado tão perigoso e instável, que o Ministro da Magia, Cornélio Fudge, decidiu comunicar a fuga ao primeiro-ministro do mundo dos trouxas, que aceitou em não revelar a identidade do foragido.

Harry desce no Caldeirão Furado, onde encontra Cornélio Fudge. Eles trocam umas breves palavras, Fudge trata Harry muito bem, bem até demais, sabe? Experimentando uma liberdade totalmente nova, Harry Potter permaneceu hospedado no Caldeirão Furado até o último dia de suas férias. Harry encontrou Rony Weasley e Hermione Granger no Beco Diagonal e eles colocaram o papo em dia.

Quando Harry estava indo para o quarto, ouviu uma conversa estranha dos pais de Rony. Eles discutiam sobre contar ou não algo para Harry. Ele permaneceu escutando atentamente. Até que ele ouviu sobre o que se tratava. Sirius Black estaria atrás dele, Harry Potter. Ao que parece, enquanto Black estava preso em Azkaban, ele falava enquanto dormia, falava repetidamente “Ele está em Hogwarts…ele está em Hogwarts”. Acredita-se que Sirius Black queira matar Harry Potter, pois na noite em que Harry derrotou Lorde Voldemort, Sirius Black perdera tudo e passou 12 anos em Azkaban pensando nisso.

Parece que Harry terá mais um ano agitado em Hogwarts. Se Sirius Black realmente estiver querendo matar Harry Potter, o que ele (Harry) poderia fazer? Talvez Hogwarts não seja tão segura assim, se Black conseguiu fugir de Azkaban, talvez consiga entrar em Hogwarts

Como que para confirmar a suspeita de que o ano será um daqueles…temos uma surpresa ao embarcar no Expresso de Hogwarts. O trem para no meio do caminho, quando estava quase chegando ao seu destino, e as luzes se apagam deixando todos no escuro. Um movimento indica que estavam embarcando no trem. Mas quem entraria agora no trem e logo naquele lugar? Até que um vulto, de capa, com a cabeça coberta por um capuz, apareceu. Então aquela coisa, o que quer que seja, fez algo com Harry que o deixou muito mal.

Imagem retirada do site deviantart.com
Imagem retirada do site deviantart.com

O Professor Lupin, que estava no vagão quando tudo aconteceu, e é também o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas (substituindo o Professor Lockhart, que ficou doidão), explica para Harry que o vulto encapuzado era um Dementador de Azkaban, que mais pra frente, no livro, vamos entender melhor do que se trata.

Enfim, isso foi só pra mostrar que o ano de Harry terá muitos acontecimentos assim, assustadores, sombrios, misteriosos. Os alunos terão novas matérias para serem cursadas, inclusive Adivinhação com Sibila Trelawney, uma professora que parece tão maluca quanto Gilderoy Lockhart ficou depois de ter ido com Harry e Rony à Câmara Secreta. Mas nem tudo o que ela diz é de se jogar fora. Teremos aula de Trato das Criaturas Mágicas com um professor já conhecido por nós. Nessa matéria conheceremos um animal pelo qual me apaixonei, o Bicuço. Conheceremos o BichoPapão (sim, ele existe!!!) na aula de Defesa Contra as Artes das Trevas…tem muuuiiiiita coisa nova nessa nova história e muitos, muitos, muito segredos!

Descubra com o nosso tão amado trio o que esse novo ano em Hogwarts reserva. Divirta-se com o Mapa do Maroto, conheça Hogsmeade, assista às partidas de Quadribol (o campeonato esse ano ta que ta), descubra o que é um Patrono e para o que ele serve (isso será muito útil! Todo bruxo deveria aprender sobre isso!) e descubra também um segredo que Hermione guarda durante quase o livro todo, você vai reparar que ela está agindo de um jeito muito estranho. Será que os rumores que dizem que Sirius Black quer matar Harry Potter se confirmarão? Sirius conseguirá passar pela segurança de Hogwarts? Que outros segredos ainda escondem de Harry?

 

Nessa história vemos mais uma vez que nem tudo é o que parece e que há muitos segredos ainda para serem descobertos. J.K. Rowling prova que ela realmente tem o dom de envolver o leitor com a sua história, faz isso pela terceira vez e brilhantemente, com uma trama onde o começo, meio e fim não seguem necessariamente essa ordem.

Finalizo esse post aqui, pessoal!

Obrigado pela atenção e por estarem acompanhando o nosso #MêsHarryPotter. Aproveitem porque ele já está acabando =(

Amanhã eu volto com Harry Potter e o Cálice de Fogo!

Um abraço e até amanhã!

Compare os preços deste livro clicando aqui.
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva Submarino 
JP
JP

Especificações técnicas:

ISBN: 8532512062

ISBN-13: 9788532512062

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2000

Número de páginas: 352

Editora: Rocco

Fonte: Livraria Cultura

A imagem em destaque foi editada, a original foi retirada do site  estantenerd.wordpress.com

Pesquisas recentes:

casa do prisioneirio de askabam, harry Potter e o prisioneiro de acabando livro, sirius black nos livros
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

Um comentário em “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban – Livro 3

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!