Harry Potter e o Cálice de Fogo – Livro 4

Imagem retirada do site jkrowling.com
Imagem retirada do site jkrowling.com

Olá! Olha eu aqui de novo para mais um post do #MêsHarryPotter!

Mais um post sobre os livros da saga Harry Potter. O livro de hoje é Harry Potter e o Cálice de Fogo, da magnífica J.K. Rowling. Como sempre, aviso que este post contém spoilers sobre os livros anteriores, então se você não quiser saber sobre essas informações, não continue a ler.

Então vamos lá!

Harry Potter, o garoto que sobreviveu, já frequenta Hogwarts, a Escola de Magia e Bruxaria, há 3 anos. Esse será o quarto ano de Harry e seus amigos na escola. Harry Potter já enfrentou um cachorro enorme de três cabeças, um trasgo, uma aranha gigante (na verdade várias), um basilisco, um salgueiro lutador (mais de uma vez), dementadores, viu um cachorro virar virar Sirius Black (que é padrinho de Harry e é uma pessoa boa, diferente do que pensavam), viu o rato de Rony, Perebas, se transformar em Pedro Pettigrew, viu o professor Lupin se transformar em lobisomem, já enfrentou Lorde Voldemort mais de uma vez…é, parece que não há um ano sequer em que Harry consiga levar uma rotina comum em Hogwarts e esse ano também não será diferente. Mas vamos começar do começo né?  

Nossa história começa com um sonho de Harry Potter, no qual ele vê Lorde Voldemort matando um homem. Quando Harry acorda, sente sua cicatriz doendo. Harry está tendo problemas com sua cicatriz, ela arde com certa frequência agora. Isso é algo que vamos acompanhar durante o livro, sobre o que isso significa.

Como aconteceu nos anos anteriores, quando as aulas em Hogwarts chegaram ao fim, Harry teve que voltar para a casa dos seus tios. E mais uma vez ele é resgatado por membros da família Weasley.

O Sr. Weasley, Fred, Jorge e Rony vão até a casa dos Dursley para buscar Harry. Só que eles aparecem de uma forma não muito convencional, se é que vocês me entendem. Afinal de contas eles são os Weasley né? Hahahahaha. Imagina a reação do Tio Válter quando, de repente, pessoas começam a sair de sua lareira. E um detalhe, a lareira estava lacrada, não vou nem falar o que o Sr. Weasley aprontou pra sair de lá…

Imagem retirada do site pottertalk.net
Imagem retirada do site pottertalk.net

Enfim, eles vão lá buscar Harry Potter porque esse ano acontece a Copa Mundial de Quadribol e a Grã-Bretanha será sede da copa. Depois de alguns acontecimentos e artes dos gêmeos Weasley, todos vão para a Toca. Harry adora a casa dos Weasley e aproveita muito o seu tempo lá junto com a família Weasley e Hermione.

Então, utilizando uma Chave de Portal, eles partem para o local onde acontecerá o jogo e montam acampamento por lá. Prepare-se para se surpreender com as novidades que você vai descobrir sobre o mundo bruxo. Se você gosta de acampar ou pelo menos gosta da ideia, vai amar a barraca que os Weasley usam. É a primeira vez que veremos como acontece uma partida de Quadribol profissional. O jogo é do time da Bulgária contra o time da Irlanda. É muito legal, eu amei!

Imagem retirada do site pottertalk.net
Imagem retirada do site pottertalk.net

Só que, além do jogo, eles presenciam outro acontecimento. Comensais da Morte, que são seguidores de Lorde Voldemort, invadem o acampamento causando destruição. Por fim a Marca Negra aparece no céu. Há muito tempo não se via a Marca  Negra, há mais de 10 anos. A Marca Negra era muito presente na época em que Voldemort aterrorizava o mundo bruxo, ela era conjurada por Voldemort e por seus Comensais da Morte para demarcar um local onde alguém foi assassinado. A Marca Negra também é presente no braço dos Comensais da Morte, como uma tatuagem que marca as pessoas que são leais a Voldemort. O mundo bruxo começa a ficar apavorado com a volta dos Comensais da Morte e da aparição da Marca Negra. Isso não é um bom sinal.

Depois de toda essa confusão, todos voltam para a Toca, onde passam o resto dos dias até a ida para Hogwarts. A Escola de Magia e Bruxaria tem novidades esse ano. Novamente, temos um novo professor que dará aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas, Alastor “Olho-Tonto” Moody. Que dizem que ficou louco com o seu trabalho como Auror. Além de um novo professor, Hogwarts tem uma novidade maior ainda: O Torneio Tribruxo.

Imagem retirada do site hp-lexicon.org
Imagem retirada do site hp-lexicon.org

O Torneio Tribruxo é um campeonato realizado entre escolas do mundo bruxo. Três escolas participam desse torneio e cada escola terá um aluno escolhido pelo Cálice de Fogo para a competição. O Torneio Tribruxo consiste na realização de três provas que vão testar os conhecimentos, habilidades e limites dos participantes. O vencedor do torneio recebe um prêmio pela conquista. O prêmio esse ano é de mil galeões!

Esse torneio não era realizado há muito tempo porque era considerado muito perigoso para os participantes, que colocavam suas vidas em risco. Mas as regras para o torneio foram alteradas para dar mais segurança aos participantes, uma delas é que menores de 17 anos não podem participar.

Imagem retirada do site pt-br.harrypotter.wikia.com
Imagem retirada do site pt-br.harrypotter.wikia.com

Hogwarts será a sede do torneio e teremos a oportunidade e conhecer mais duas escolas de magia: a Academia de Magia Beauxbatons e o Instituto Durmstrang. Não chegamos a conhecer as escolas em si, mas sim os alunos e diretores. A diretora da Beauxbatons é se chama Madam Maxime e vai arrancar suspiros de Hagrid. O diretor de Durmstrang se chama Igor Karkaroff e nos deixará com uma pulga atrás da orelha.

Por serem menores de 17 anos, Harry, Rony, Hermione não podem participar. Nem os gêmeos Weasley, que até tentam colocar os seus nomes no Cálice de Fogo e acabam se dando mal. O Cálice possui feitiços protetores para que menores de idade não consigam colocar seus nomes lá. Então chega o dia que os nomes serão sorteados pelo Cálice de Fogo. O primeiro nome que sai é o de Vítor Krum do Instituto Durmstrang. O segundo nome é Fleur Delacour da Academia de Magia Beauxbatons. O terceiro e último nome escolhido é Cedrico Diggory (aluno da casa Lufa-Lufa) de Hogwarts. Só que o nome do Cedrico não foi o último. De repente o Cálice lançou outro nome: Harry Potter. 

Imagem retirada do site pt-br.harrypotter.wikia.com
Imagem retirada do site pt-br.harrypotter.wikia.com

Isso foi muito estranho, porque alunos menores de idade não conseguem colocar o nome no Cálice. Além disso, o Cálice escolhe magicamente os campeões de cada escola e de forma imparcial e nunca houve algo parecido com isso, de o Cálice escolher um quarto nome. Harry é praticamente colocado contra a parede para dar explicações sobre como seu nome foi parar lá. As regras são claras, os campeões sorteados pelos Cálice devem competir no Torneio Tribruxo e Harry é um deles agora, terá que competir com os outros campeões.

Rony fica chateado com o amigo, queria que ele tivesse contado que havia colocado o nome no Cálice. Por mais que Harry diga que não colocou seu nome lá, Rony continua chateado. Os outros alunos de Hogwarts também não são nada motivadores com Harry. Harry se sente muito mal com toda a situação, com as acusações e provocações.

Imagem retirada do site article.wn.com
Imagem retirada do site article.wn.com

Falando em provocações e acusações, conheceremos uma personagem que trabalha como repórter para o jornal Profeta Diário, chamada Rita Skeeter, que adora pegar informações e distorcer os fatos quando escreve as matérias para o jornal. Ela possui uma Pena de Repetição Rápida, que escreve sozinha tudo o que é dito durante uma entrevista, a própria pena distorce os fatos para deixar a matéria com uma outra cara, mais chocante e bombástica. Digamos que ela vai tornar a vida de Harry Potter um pouquinho mais complicada do que já é. Embora seja uma tremenda intrometida, sensacionalista e até mesmo desonesta, com um caráter bem ruim, não posso deixar de assumir que essa personagem é muito marcante e tem uma personalidade muito forte.

Os alunos de Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang estão prestes a ter um ano que marcará suas vidas. E o mundo bruxo também sofrerá mudanças. Harry passará por provas, não somente no Torneio Tribruxo, mas na vida pessoal também. Tem um Baile de Inverno muito legal, diferente de tudo que já vimos em Hogwarts. Hermione cria planos para defender Elfos Domésticos. Começamos a perceber o despertar de alguns sentimentos e sinais de adolescência nos nossos queridos personagens. Sim, eles estão crescendo. Junto com eles, também cresce a responsabilidade. Mas o fim do livro é…nem sei dizer, mas vai mudar muita coisa! Só posso dizer que um fim não precisa ser necessariamente um fim e pronto, mas também pode ser um começo. O fim desse livro é assim.

 

Vou soar muito repetitivo se disser que a leitura desse livro é tão envolvente quanto a dos outros? Mesmo assim, é verdade. J.K. Rowling escreve de uma forma que você se sente junto com os personagens e até mesmo na pele deles. Você sente medo, alegria, frustração e tudo o que eles sentem. Pra mim foi tão envolvente que parar de ler parecia algo errado, eu simplesmente tinha que chegar ao fim do livro (para passar para o próximo).

É isso pessoal, amanhã eu volto com Harry Potter e a Ordem da Fênix.

Um abraço e até amanhã!

Compare os preços deste livro clicando aqui.
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva Submarino 
JP
JP

Especificações técnicas:

ISBN: 8532512526

ISBN-13: 9788532512529

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2001

Número de páginas: 584

Editora: Rocco

Fonte: Livraria Cultura

A imagem em destaque foi editada, a original foi retirada do site  estantenerd.wordpress.com

Pesquisas recentes:

marca negra harry potter
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!