Harry Potter e a Ordem da Fênix – Livro 5

Imagem retirada do site pt-br.harrypotter.wikia.com
Imagem retirada do site pt-br.harrypotter.wikia.com

Oi, pessoal!

O grande sorteio dos 7 livros do Harry Potter Edição Limitada está chegando!!! Isso também significa que o #MêsHarryPotter está chegando ao fim =( Mas ainda temos mais alguns dias pra aproveitar.

Hoje vamos falar sobre o 5° livro da saga Harry Potter da autora J.K. Rowling: Harry Potter e a Ordem da Fênix.

Como eu expliquei no post do primeiro livro da saga, eu escrevo esses posts pensando nas pessoas que não leram os livros ainda. Também escrevo os posts das sequências como se a pessoa já tivesse lido os livros anteriores ao que eu estou escrevendo. Pensando nas pessoas que ainda não leram os livros, eu sempre deixo um aviso: esse post contém spoilers sobre os livros anteriores, caso você não queira ter conhecimento dessas informações, por favor, não continue a ler. Se você tem interesse em começar a ler os livros da saga Harry Potter, pode começar pelo primeiro post, é só clicar aqui.

O quarto livro, Harry Potter e o Cálice de Fogo, nos trouxe uma nova realidade. Enquanto Harry Potter estava no labirinto da terceira tarefa do Torneio Tribruxo, ele e Cedrico foram transportados por uma Chave de Portal para um cemitério, o cemitério que aparecia nos sonhos de Harry. Lá Cedrico foi morto e Lorde Voldemort ressurgiu. Agora Voldemort conseguia encostar em Harry sem que se machucasse. Os dois se enfrentam novamente e Harry consegue fugir usando a mesma Chave de Portal, levando o corpo de Cedrico de volta para o local da terceira tarefa. Lá ele diz que Voldemort voltou, mas há quem duvide disso.

Imagem retirada do site endoftheline.deviantart.com
Imagem retirada do site endoftheline.deviantart.com

Agora Harry está de férias da escola e voltou para a casa dos tios. Está cada vez pior continuar lá, nem ele quer ficar com os tios e nem os tios o querem por perto. Harry assiste ao noticiário dos trouxas esperando que algo seja anunciado, algo que ele sabe que tem relação com o seu mundo, o Mundo de Magia e Bruxaria.

Além de não gostar de voltar para a casa dos tios, Harry está achando muito estranho o comportamento dos seu amigos. Rony Weasley e Hermione Granger estão sendo muito breves nas cartas que mandam. Dizem que não podem falar muito sobre o que está acontecendo porque as cartas podem ser extraviadas e também dizem que estão ocupados, que não podem falar sobre o que está acontecendo, mas que vão contar pra ele assim que eles se encontrarem.

Harry Potter fica furioso com os amigos, por estarem escondendo algo, por serem tão breves e misteriosos nas cartas, por possivelmente estarem juntos em algum lugar (e Harry acreditava que estavam) e também pela possibilidade de os dois estarem se divertindo enquanto ele tinha que ficar naquela casa com os tios e o primo.

Após discutir com Tio Válter, Harry decide dar uma caminhada. No meio do caminho ele e Duda acabam se encontrando. Duda está com seu grupinho de amigos e começa a provocar Harry. Duda ultrapassou os limites quando começou a falar sobre os pais de Harry e sobre Cedrico, perguntando se Cedrico era o namoradinho de Harry. Isso foi a gota d’água. Harry sonhava com frequência com o que tinha acontecido no cemitério e falava enquanto dormia. Duda deve ter escutado.

Imagem retirada do site rishika8493.wordpress.com
Imagem retirada do site rishika8493.wordpress.com

Harry saca a varinha e aponta para o primo. Aí o medroso do Duda fica todo apavorado e pede para Harry guardar a varinha. Então tudo ao redor começa a escurecer. Harry não fez nenhuma mágica ou feitiço com a varinha. Até que ele percebe que, na verdade, são dementadores que se aproximam. Harry não teve escolha. Teve que usar o Patrono para afastar os dementadores. A partir desse momento segredos começarão a ser revelados.

Por ser menor de idade, ter realizado um feitiço e ainda por cima na frente de um trouxa, Harry recebe uma carta do Ministério da Magia dizendo que ele havia sido expulso da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e que a varinha dele seria destruída. Ele teria que comparecer a uma audiência disciplinar no Ministério da Magia.

Logo em seguida ele recebe outra carta, dessa vez do Sr. Weasley, dizendo:

Harry,

Dumbledore acabou de chegar ao Ministério e está tentando resolver o problema. NÃO DEIXE A CASA DOS SEUS TIOS, NÃO FAÇA MAIS NENHUMA MÁGICA. NÃO ENTREGUE SUA VARINHA.

Arthur Weasley

O clima começa a ficar mais tenso na casa dos Dursley. Tio Válter e Tia Petúnia insistem que foi Harry que lançou um feitiço em Duda. Então Harry diz que na verdade foram dementadores e quando Tio Válter pergunta o que são dementadores, nós, leitores, temos uma surpresa, assim como os personagens do livro.

Imagem retirada do site lauraerickson.com
Imagem retirada do site lauraerickson.com

Harry recebe mais duas corujas e isso só piora a situação, deixando Tio Válter muito zangado. Eles chagam até a conversar sobre Voldemort e é aí que Tio Válter realmente fica zangado e tenta expulsar Harry de casa. Só que Harry recebeu a carta do Sr. Weasley e do seu padrinho, Sirius Black, dizendo para ele não sair da casa dos tios. Tio Válter insiste em expulsá-lo. Então chega uma quinta coruja, que traz um berrador e o entrega para…para a Tia Petúnia?

Sim, o endereço no berrador dizia: “Sra. Petúnia Dursley, rua dos Alfeneiros, Número Quatro, Cozinha…” Tia petúnia não quis abrir, Harry disse que mesmo se ela não abrisse, o berrador de abriria sozinho e passaria sua mensagem mesmo assim. A mensagem dizia: “Lembre-se da última, Petúnia”. Ninguém entende o que a mensagem queria dizer, a não ser Petúnia. Afinal, ela deveria se lembrar do que? Quem mandou aquela carta pra ela? Será que ela mantinha contato com o mundo bruxo? Pois é, e isso é só o começo da história.

Imagem retirada so site world-wide-art.com
Imagem retirada so site world-wide-art.com

Num certo dia, Harry fica sozinho em casa. De repente ele ouve um barulho, alguém estava invadindo a casa dos Dursley. Seriam Comensais da Morte? Seria o próprio Voldemort? Mas Harry descobre que não, eram amigos, conhecidos. Dentre essas pessoas estão Lupin e o verdadeiro Olho-Tonto Moody. Essas pessoas foram buscar Harry para levá-lo para um lugar totalmente novo, que Harry vem a descobrir que é a sede da Ordem da Fênix.

Chegando ao Largo Grimmauld, número doze, Harry Potter finalmente encontra Rony e Hermione. Ele fica furioso com os dois por terem escondido as coisas dele e não terem dado nenhuma satisfação ou explicação sobre o que estavam acontecendo. Então os dois amigos contam para Harry sobre o que se trata a Ordem da Fênix.

A Ordem da Fênix é uma sociedade secreta, fundada por Dumbledore, da qual fazem parte pessoas que lutaram conta Voldemort da última vez. Só pessoas de maior idade podem fazer parte da Ordem da Fênix.

A Ordem da Fênix já tem algumas suspeitas sobre os planos de Voldemort e Harry e seus amigos até participam de uma reunião e ficam sabendo de algumas coisas. Depois, quando vão dormir, ficam fazendo suposições sobre o que pode ser que Voldemort esteja planejando.

Imagem retirada do site harrypotter.wikia.com
Imagem retirada do site harrypotter.wikia.com

A Mui Antiga e Nobre Casa dos Black esconde muitos segredos que o nosso trio favorito nem faz ideia. Vamos conhecer muitas coisas novas, vamos acompanhar a arrumação da casa que estava bem bagunçada, suja, com infestações. Mesmo tendo um elfo doméstico naquela casa, o Monstro, ele não fazia um bom trabalho por lá. Uma das coisas que eu mais gosto nessa casa é uma tapeçaria com uma árvore genealógica que mostra muitas gerações e laços de famílias bruxas. Vemos até o parentesco de alguns personagens que conhecemos  que chega a surpreender.

Rony e Hermione receberão novidades muito legais de Hogwarts. E falando na Escola de magia e bruxaria, esse ano promete! Parece que realmente o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas é amaldiçoado. Não para um professor sequer! Tivemos Quirrell, que mais tarde descobrimos que era, em parte, Lorde Voldemort; depois veio Gilderoy Lockhart, que era um baita de um mentiroso e no fim das contas ficou doidão (falando nele, vamos vê-lo novamente nesse livro); no ano seguinte, o professor foi Remo Lupin, que descobrimos que era um lobisomem; o quarto ano de Harry, que não foi nada fácil, tinha Olho-Tonto Moody como professor, só que, na verdade ele não era o Moody de verdade, era Barto Crouch Jr. Por fim, esse ano o cargo será ocupado por uma pessoa do Ministério: Dolores Umbridge.

Imagem retirada do site sketchery.tumblr.com
Imagem retirada do site sketchery.tumblr.com

Há uma razão para que a professora de Defesa Contra as Artes das Trevas seja uma pessoa do Ministério e isso é algo muito fácil de enxergar. O Ministério se recusa a assumir que Lorde Voldemort voltou, afinal de contas, não há provas, só temos um garoto que disse que viu Lorde Voldemort ressurgir depois de ser transportado por uma Chave de Portal para um cemitério.

Umbridge quer que seus alunos aprendam a se defender apenas usando o livro, nada de usar varinhas e fazer mágica. Tipo, oi? Como assim?! Ainda mais numa matéria como essa, que ensina você a se defender. O assunto sobre a volta de Voldemort é algo que intriga muitas pessoas. Umbridge faz questão de dizer que é tudo mentira, que Harry Potter está mentindo. Até que chega um momento em que Harry não aguenta mais e discute com ela, o que o garante uma detenção. Se ele pensava que seria algo tranquilo, um trabalho manual, algo chato de se fazer, estava muito enganado. Harry é obrigado a escrever em um pergaminho repetidas vezes a frase “Não devo contar mentiras”. Só que ele tinha que usar uma pena especial para escrever, uma que a Umbridge deu pra ele, quando ele disse que ela não entregou a tinta, ela disse que ele não precisaria de tinta. O que ele escrevia no papel aparecia numa cor vermelha e brilhante e, depois de escritas, as mesmas palavras apareciam nas costas da sua mão, como se tivessem sido cortadas por um bisturi. Harry deveria fazer isso até que ela achasse que a frase estivesse bem marcada nas costas da mão de Harry e ele ainda teria que voltar lá mais vezes para continuar fazendo a mesma coisa.

Enfim, Umbridge diz ao Ministério que Hogwarts tem problemas muito sérios de disciplina, então o Ministério a coloca como Alta Inquisidora de Hogwarts. Ela começa a criar Decretos Educacionais restringindo muito a liberdade dos alunos. Em paralelo a isso, é criada a Armada de Dumbledore, onde alunos que discordam da ditadura de Umbrigde se juntam para aprender de verdade como se defender das artes das trevas. Harry que é o professor.

Imagem retirada do site littledailyprophet.wordpress.com
Imagem retirada do site littledailyprophet.wordpress.com

Esse post está ficando gigantesco e eu acho melhor eu tentar resumir mais pra terminá-lo, mas é que essa história é cheia de detalhes que eu acho legal compartilhar. Enfim, Hogwarts com Umbrigde no comando se torna um lugar muito chato. Harry terá que lidar com isso, com as acusações de que ele é um mentiroso, com as suas dores na cicatriz, com pesadelos repetitivos, com a possibilidade de um novo ataque de Voldemort, com aulas particulares de Oclumência (defesa mágica da mente contra penetração externa) com Snape e muito mais, inclusive provas (N.O.M.s – Níveis Ordinários em Magia) importantíssimas para escolher as próximas matérias a serem cursadas, que influenciarão na escolha de uma profissão futura.

Imagem retirada do site areyouuawake.blogspot.com
Imagem retirada do site areyouuawake.blogspot.com

Esse livro, como os outros, traz novos segredos que serão revelados, mais personagens, como a Luna Lovegood, mais criaturas, como os testrálios, é cheio de detalhes e acontecimentos que te levam da primeira página até a última com uma trama que continua bem amarrada com a história desde o primeiro livro. Se você achou o fim do quarto livro uma coisa tipo “Uau” ou um “Meu deus, e agora?!?!”, prepare-se para um final de tirar o fôlego. Estou sem palavras para a J.K. Rowling…ela é simplesmente magnífica!

Peço desculpas se eu deixei de colocar alguma coisa que vocês acham importante. Eu queria falar mais, mas já estava achando o post muito logo e quis dar uma mega resumida agora no fim pra poder finalizar. Obrigado pela atenção!

Só mais dois posts pra fechar a saga Harry Potter. Amanhã é a vez do livro Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

Um abraço e até amanhã

Compare os preços deste livro clicando aqui.
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva Submarino 
JP
JP

Especificações técnicas:

ISBN: 853251622x

ISBN-13: 9788532516220

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2003

Número de páginas: 704

Editora: Rocco

Fonte: Livraria Cultura

A imagem em destaque foi editada, a original foi retirada do site estantenerd.wordpress.com

Pesquisas recentes:

harry potter e a ordem da fenix livro capa, o que qui diser o berrador que pwtunia abrio, e a tia mandou um livro, harry potter e a ordem da fenix capa do livro, quem mandou o berrador a tia petunia, petunia lembre-se da última, O que dizia o Berrador endereçado a Petunia?, lembre-se da ultima petunia, Lembre-se da última Harry Potter, harry potter livro 5 cultura
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!