Harry Potter e as Relíquias da Morte – Livro 7

Imagem retirada do site pt-br.harrypotter.wikia.com
Imagem retirada do site pt-br.harrypotter.wikia.com

Oi, pessoal! Como vocês estão?

Hoje é o penúltimo dia do #MêsHarryPotter =(  Só tem hoje e amanhã, aí acabou. Como eu expliquei no primeiro post sobre os livros da saga Harry Potter, essa semana o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal completou 17 anos, seu lançamento foi no dia 26 de junho de 1997. Por esse motivo, escolhi essa semana para falar sobre os sete livros. São sete livros, sete dias na semana, então postei um livro por dia. Hoje chegou a vez de falar sobre o último livro da saga Harry Potter, escrito pela inigualável e única J.K. Rowling: Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Eu sempre deixo um aviso de spoiler aqui, dizendo que eu revelo informações dos livros anteriores. Hoje não vai ser diferente, deixarei o mesmo aviso, mas esse é bem mais importante porque as informações são dos seis livros anteriores e dizem muito sobre a história e seu desfecho. Não revelarei nada comprometedor do sétimo livro, mas vou comentar sobre os outros. Que o aviso seja dado então: este post contém spoilers sobre os livros anteriores, se você não quer ter conhecimento dessas informações, por favor, não continue a ler. Caso a história de Harry Potter te interesse e você queira saber mais, clique aqui para ir ao primeiro post onde nada comprometedor foi revelado.

Bom, vamos falar do que interessa agora!

Imagem retirada do site harrypotter.wikia.com
Imagem retirada do site harrypotter.wikia.com

Muitas coisas já aconteceram até agora. Harry Potter teve que ir morar com seus tios após seus pais terem sido mortos pelo bruxo das trevas Lorde Voldemort. Voldemort tentou matar o bebê Harry Potter também, por causa de uma profecia, só que algo aconteceu. Harry Potter não foi morto, mas ficou com uma cicatriz em formato de raio na testa e Voldemort desapareceu.

Acreditava-se que o Lorde das Trevas tivesse sido derrotado. Mas no primeiro ano de Hogwarts, ano em quem Harry Potter descobriu que era um bruxo, vemos que Voldemort não se foi. Ele era parte de um professor e tentou novamente matar Harry Potter, enquanto buscava a pedra filosofal. Harry Potter derrota novamente o bruxo das trevas.

Imagem retirada do site submarino.com.br
Imagem retirada do site submarino.com.br

Então, no segundo ano, um elfo doméstico chamado Dobby quer impedir Harry Potter de ir para Hogwarts e um diário muito estranho e diferente (como muita coisa no mundo da magia) apareceu na Escola de Magia e Bruxaria. Conhecemos Tom Marvolo Riddle, mais conhecido como Voldemort. Ele controlava um basilisco que atacava as pessoas em Hogwarts. Esse basilisco vivia na Câmara Secreta, onde Harry novamente impede que Voldemort concretize seus planos. Lá na frente, enquanto lemos os livros da saga, descobrimos o que o diário realmente era: uma Horcrux.

Imagem retirada do site submarino.com
Imagem retirada do site submarino.com

O terceiro ano de Harry Potter em Hogwarts também foi bem conturbado. Harry descobriu que Sirius Black, um dos condenados de Azkaban mais perigosos, era seu padrinho e estava atrás dele para matá-lo. Só que, na verdade, não era bem assim. Sirius não era culpado, foi preso mesmo sendo inocente, e não queria matar Harry, estava atrás de Pedro Pettigrew.

Imagem retirada do site jkrowling.com
Imagem retirada do site jkrowling.com

Então no quarto livro as coisas começam a ficar piores ainda e a cicatriz de Harry começa a incomodá-lo bastante por causa das dores. Harry vai assistir a Copa Mundial de Quadribol e presencia um ataque dos Comensais da Morte, seguidores de Voldemort. Acontece o Torneio Tribruxo em Hogwarts, o nome de Harry foi colocado no Cálice de Fogo e ele foi um dos campeões escolhidos para competir. Enfrentou muitas coisas para acabar em um cemitério, onde Lorde Voldemort ressurgiu. Mais uma vez ele escapa das garras de Voldmort.

Imagem retirada do site pt-br.harrypotter.wikia.com
Imagem retirada do site pt-br.harrypotter.wikia.com

O quinto volume da série nos mostra um mundo bruxo duvidando das palavras de Harry Potter sobre a volta do Lorde das Trevas. O Ministério da Magia chega a colocar uma professora chama Umbridge que faz de Hogwarts uma ditadura. Após Harry e seus amigos da Armada de Dumbledore irem buscar uma profecia que continha informações que justificavam o ataque de Voldemort na noite em que os pais de Harry foram mortos, acontece uma batalha no Ministério da Magia e Cornélio Fudge, o Ministro da Magia, vê que Lorde Voldemort realmente havia voltado.

Imagem retirada do site pt-br.harrypotter.wikia.com
Imagem retirada do site pt-br.harrypotter.wikia.com

O sexto ano de Harry Potter em Hogwarts não foi diferente dos outros cinco anteriores, não no quesito confusão e normalidade. Harry encontrou um livro que pertencia ao Príncipe Mestiço (que descobrimos que é, na verdade, Snape), que continha informações, diferentes das que o autor escreveu, sobre como fazer poções. Também tem alguns feitiços escritos que Harry experimenta e em um caso acaba ferindo gravemente Draco Malfoy, que se tornou um Comensal da Morte e sua primeira tarefa é matar Dumbledore. Dumbledore, que já sabia dos planos de Voldemort para ele, explica para Harry o que ele deveria saber para, enfim, conseguir derrotar o bruxo das trevas.

Eis que chegamos ao volume final da saga. Harry Potter encontra-se na casa dos tios, ele deve permanecer lá até que complete 17 anos. Depois que Harry atingir a maioridade, o feitiço deixará de existir, deixando de protegê-lo. Existe um plano para tirar Harry da casa dos Dursley em segurança, mas os Comensais da Morte, incluindo Severo Snape, estão até que bem informados sobre os planos.

Imagem retirada do site hp-lexicon.org
Imagem retirada do site hp-lexicon.org

Até que chega o dia em que Harry tem que se despedir da família Dursley. Então nos surpreendemos com Duda. Tio Válter continua a mesma pessoa de sempre, Tia Petúnia, percebemos, fica um pouco abalada, mas tenta não demonstrar isso. Agora o Duda…me deixou sem palavras.

O plano para levar Harry Potter a um lugar seguro envolve vassouras, testrálios e a moto voadora. O feitiço que protege Harry pode se desfazer de duas formas: assim que ele completar 17 anos de idade ou quando Harry deixar de chamar a casa dos Dursley de lar.

Doze casas, de membros da Ordem da Fênix, foram preparadas com os melhores feitiços de proteção. Uma dessas casas receberá Harry Potter. O número de casas serve para não deixar claro para que casa Harry Potter vai. Ou melhor, para que casa vai o Harry Potter verdadeiro.

Imagem retirada do site areyouuawake.blogspot.com
Imagem retirada do site areyouuawake.blogspot.com

Como assim Harry Potter verdadeiro? O plano deles é confundir os Comensais da Morte que possam aparecer. Para isso, ao invés de um Harry Potter sair para uma das casas protegidas, serão sete! Há 14 pessoas na casa, contando com Harry. Seis pessoas tomarão Poção Polissuco e vão se transformar em Harry Potter. Cada Harry Potter seguirá com um acompanhante e essas sete duplas vão para casas diferentes. Assim, será difícil para os Comensais da Morte identificarem qual é o Harry Potter verdadeiro e para qual casa ele vai.

Nem preciso dizer que Harry é contra o plano né? Ele não quer deixar que as pessoas arrisquem suas vidas por ele. Elas estarão fingindo ser o bruxo que Lorde Voldemort quer matar, isso é muito perigo. Mas todos já estavam decididos e Harry não teve escolha, senão aceitar.

Então logo no começo do livro (sim, ainda estamos no começo), já vemos que os anos anteriores não foram nada, se comparados com o que está acontecendo agora e com o que está por vir. O plano foi colocado em prática nos mostrando o quão difícil será essa jornada.

O plano dizia que todos deveriam se encontrar na casa dos Weasley, A Toca. A cicatriz de Harry não dá trégua, continua incomodando muito, a ligação que ele tem com Voldemort continua aberta, mesmo que ele tivesse se esforçado para que isso não acontecesse.

Imagem retirada do site leelastarsky.livejournal.com
Imagem retirada do site leelastarsky.livejournal.com

Em meio a tudo isso acontecendo, ainda haverá um casamento. Gui Weasley e Fleur Delacour já tinham o casamento marcado desde o ano anterior. Então chega o dia do casamento. Harry está disfarçado como um primo da família Weasley, para que não possam reconhecê-lo. Também acompanhamos a entrega de algumas coisas que Dumbledore deixou em testamento para Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger. Lá no casamento um símbolo chama a atenção de Vítor Krum, um símbolo que pertenceu a Grindelwald, o bruxo das trevas que Dumledore derrotou. No casamento muitas coisas acontecem, amigos se reveem, colocam o papo em dia, contam as novidades e festejam. Mas todos continuam em alerta. Até que o Patrono de Kingsley Shacklebolt aparece no meio da festa e diz: “O Ministério caiu. Scrimgeour está morto. Eles estão vindo.”

Imagem retirada do site mugglenet.tumblr.com
Imagem retirada do site mugglenet.tumblr.com

Então nossa aventura continua, o trio foge do casamento e dos ataques, ainda vestidos com as roupas da festa. Harry, Rony e Hermione não irão para Hogwarts para cursar o sétimo ano e fazer as provas dos N.I.E.M.s. Ao invés disso, eles vão sair em busca das Horcruxes que Voldemort criou. Os melhores amigos de Harry Potter já tomaram as devidas precauções para que suas famílias não corram perigo, quando os Comensais da Morte souberem que eles estão ajudando Harry. Hermione lançou um feitiço nos pais para que eles acreditem que são outras pessoas e não lembrem que têm uma filha. Rony transformou o vampiro da casa dele numa versão doente de Rony

Como nos foi explicado, Voldemort criou Horcruxes, que são objetos nos quais se coloca um pedaço da sua alma, assim você não pode morrer, a não ser que se destrua a Horcrux. No caso do Lorde das Trevas, ele criou sete Horcruxes, todas elas são objetos que representam alguma coisa para Voldemort. Harry, Rony e Hermione têm como missão encontrar essas Horcruxes e destruí-las.

Não quero entrar mais em detalhes sobre essa história porque tenho receio de acabar revelando alguma coisa. Só finalizo dizendo que Harry, Rony e Hermione passarão por muita coisa juntos. Eles vão andar por muitos lugares para procurar essas Horcruxes e tentar destruí-las para que finalmente possam derrotar Voldemort.

Imagem retirada do site fanpop.com
Imagem retirada do site fanpop.com

Há muitos segredos que serão revelados nesse livro, segredos que até a inxerida da Rita Skeeter vai querer contar com seu lançamento: A vida e as mentiras de Alvo Dumbledore. Além disso, coisas que ficaram sem esclarecimento desde o primeiro livro, serão esclarecidas agora, inclusive sobre personagens que nem imaginávamos que eram o que são.

Será que nosso trio conseguirá encontrar todas as Horcruxes? O que são as Relíquias da Morte e o que elas têm em relação com tudo o que está acontecendo? Quem é Gregorovitch e qual é a relação dele com a história? Quem é o novo diretor de Hogwarts? Haverá mesmo uma guerra? Só um poderá sobreviver: Harry Potter ou Voldemort?

 

Confesso pra vocês que eu nunca aguardei tanto o lançamento de um livro. Assim que eu comprei o meu exemplar de Harry Potter e as Relíquias da Morte, comecei a ler no mesmo instante. E preciso dizer que J.K. Rowling conseguiu me prender nos sete livros da saga. Ela simplesmente tirava o João do mundo real e levava para o Mundo de Magia e Bruxaria com uma facilidade que parecia mágica…se bem que talvez…hahahaha.

Gosto de pensar que os livros da J.K. Rowling, da saga Harry Potter, são como um Diário de Tom Riddle, só que sem a parte de ser uma Horcurx, nada do mal. Falo isso porque, assim como Harry Potter entrou no diário de Tom Riddle e viveu algumas lembranças do que já havia acontecido, foi isso que eu fiz. Eu entrei nos livros de J.K. Rowling e vivi tudo o que ela escreveu.

Imagem retirada do site oblogdamari.com
Imagem retirada do site oblogdamari.com

J.K. Rowling, criou sete histórias e, além disso, criou toda uma trama principal envolvendo todos livros, com tudo fazendo sentido, coisas se ligando aqui e ali aos poucos. De forma muito inteligente, ela vai deixando peças soltas de um quebra-cabeças que temos que ir montando aos poucos. Ela foi nos dando algumas peças com cada livro publicado. Aos poucos íamos montando esse quebra-cabeças para formar uma imagem final com o significado de tudo.

Quem é fã de Harry Potter talvez concorde comigo quando eu digo que é quase que uma ofensa pensar que o Mundo de Magia e Bruxaria é fictício. Simplesmente porque ele se tornou tão real para mim, que chega a ser impossível pensar que tudo isso foi inventado. Já falei isso uma vez e repito, para mim, é como se J.K. Rowling tivesse ido para Hogwarts e vivenciado tudo o que ela contou nos livros da saga Harry Potter. Se alguém me disser que esse Mundo de Magia e Bruxaria não existe, eu vou discordar. Pode ser que ele não exista como pensamos, mas o fato de que eu e muitas pessoas lemos os livros, acreditamos nesse mundo e fizemos parte dele, faz com que esse Mundo Bruxo seja real em nossas mentes e isso basta, porque esse mundo existirá para sempre em nossas mentes e em nossos corações.

Só mais uma coisa muito importante! Há muitos sites por aí dizendo que J.K. Rowling vai escrever continuações da saga Harry Potter, com acontecimentos depois do sétimo livro. Já li até sobre uma trilogia que ela escreveria sobre os filhos de Harry Potter batalharem contra um novo bruxo das trevas. Era tudo mentira. Sei que a gente fica muito animado com uma notícia dessas, porque seria muito bom voltar para esse mundo em mais histórias, mas tomem muito cuidado com as coisas que vocês lerem. Não vai ser qualquer site que vai divulgar essa notícia, caso ela decida escrever mais histórias sobre a saga Harry Potter. Então sempre confiram qual foi a fonte da informação e se é confiável. Tenho certeza que se ela decidisse dar alguma continuação para a saga, todos os meios de comunicação falariam sobre isso e, como eu disse, não qualquer site.

Obrigado mais uma vez pela atenção, pessoal.

Amanhã eu volto com um post com todas as curiosidades que publicamos durante o #MêsHarryPotter reunidas e mais algumas que deixamos para contar no post mesmo.

Um abraço e até amanhã!

Compare os preços deste livro clicando aqui.
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva  
JP
JP

Especificações técnicas:

ISBN: 8532522610

ISBN-13: 9788532522610

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2007

Número de páginas: 592

Editora: Rocco

Fonte: Livraria Cultura

A imagem em destaque foi editada, a original foi retirada do site harrypotter.wikia.com

Pesquisas recentes:

em que o símbolo relíquias da morte protege, Imagem explicada das Reliquias da Morte, religias sete dia, reliquias da morte reunidas, revelamento das coisas de Harry Potter Que Deixamos passar
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!