O Sal da Vida

Imagem retirada do site shoptime.com.br
Imagem retirada do site shoptime.com.br

Oi, pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje eu vou falar de um livro que é diferente de tudo o que eu já li e do que eu costumo ler. Gosto de histórias de suspense, fantasia, distopia, ficção…gosto principalmente daquelas que prendem e fazem você virar a noite com o livro na mão, mesmo com os compromissos do dia seguinte. Como eu disse, esse livro não segue essa minha linha de leitura, mas acabei me surpreendendo enquanto lia porque eu gostava do que estava lendo e até me peguei rindo sozinho durante a leitura.

Você já se pegou pensando “Meu Deus, eu não tenho mais tempo pra fazer o que eu quero!” ou “24 horas por dia é pouco pra eu fazer o que tenho que fazer”? É justamente nessa linha de raciocínio que Françoise Héritier começa o livro O Sal da Vida.

Françoise fala, por exemplo, que gastamos um x de horas dormindo, mais um tanto trabalhando, outro tanto com nossas outras obrigações e afazeres, aí ela cita algumas dessas coisas, soma o tempo total e nos mostra um resultado. Então ela pergunta: “o que sobra ao cidadão comum, homem ou mulher, para as atividades que constituem o sal da vida?”.

O sal da vida, são aquelas coisas que fazem a vida valer a pena; aquelas que às vezes a gente nem dá a importância que deveria; aquelas coisas simples, mas que fazem a diferença na nossa vida. Se por algum momento você se perguntar “mas, que tipo de coisas?”, Françoise te responde com uma lista enorme de coisas que fazem a vida valer a pena.

O livro é simples assim, um texto contínuo com os prazeres da vida, sem ponto final, apenas com vírgulas e reticências. Vou dar alguns exemplos: “estar absorto na leitura de um livro no metrô e ser surpreendido pelo anúncio de sua estação”; “dar cambalhotas e rolar na grama”; “amar e ser amado”; “sentir o coração disparar”; “esperar ansiosamente um telefonema”… e assim vai. Sem contar que a autora menciona alguns filmes e algumas séries e músicas que me pareceram muito interessantes e que eu já acrescentei na minha lista de assistir/ouvir.

Gostei muito de ler esse livro e imaginar cada momento que estava escrito. Por exemplo, se eu lia “escutar o barulho da chuva batendo na janela”, eu imaginava o barulho de chuva batendo na janela. Na leitura, eu não simplesmente passava os olhos pela frase e ia direto para a próxima, eu lia e imaginava, lembrava de momentos em que eu vivi algo parecido. Acho que foi isso que fez diferença, isso que me fez dar risada e aproveitar o livro, além dos ótimos momentos e acontecimentos citados pela autora.

Lá nas últimas páginas do livro tem uma coisa muito legal: algumas páginas com linhas para você escrever o que representa o sal da vida pra você. Aí você pode soltar sua mente para lembrar daqueles momentos que foram únicos pra você e deixar tudo registrado lá. Já estou escrevendo os meus =D

É isso, pessoal. É um livro muito gostoso de ler, legal para presentear e para nos fazer lembrar das coisas simples que fazem a vida valer a pena.

O livro foi publicado pela Editora Valentina. Acompanhe a editora pelo site e nas redes sociais: SiteFacebook, YouTube, Twitter e Instagram.

Obrigado pela atenção, pessoal! Espero que tenham gostado.

Um abraço e até o próximo post!

Compare os preços deste livro clicando aqui.
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva Submarino 
JP
JP

Especificações técnicas:

ISBN: 8565859150

ISBN-13: 9788565859158

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2013

Número de páginas: 108

Editora: Valentina

Fonte: Livraria Cultura

Pesquisas recentes:

soma de emojisde animal
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!