Quatro – Histórias da Série Divergente

Quatro Histórias Sobre a Série Divergente Veronica Roth Livro Capa ResenhaOi, pessoal! Como vocês estão?

Hoje eu vou falar de um livro muito especial, “complemento” de uma trilogia que eu gosto muito. Fiquei muito surpreso quando postei a foto dele no instagram do blog (@culturaeproximaleitura) porque ela foi de longe a foto mais curtida desde que criamos o instagram! (nas duas vezes que eu postei). Obrigado aos nossos seguidores! =)

Agora vamos ao que interessa! Talvez eu conte algum spoiler da trilogia aqui ou ali, mas não será nada muito grave. Só pra deixar avisado.

O livro Quatro – Histórias da Série Divergente traz acontecimentos que antecedem os livros da trilogia, mas também tem história que se passa durante o primeiro livro, Divergente. Ele é separado em 4 histórias e no final tem mais 3 cenas exclusivas. Todas as histórias e as cenas são contadas pela perspectiva do tão querido Quatro, ou se você preferir, Tobias Eaton.

As histórias são: A Transferência, A Iniciação, O Filho e O Traidor. As cenas exclusivas são: “A primeira a pular: Tris!”, “Cuidado, Tris” e “Você está bonita, Tris”. Pensei que também teria “Quatro Medos – Tobias Conta a Cena do Arremesso de Faca”, mas não teve. Se você quiser ler sobre essa cena é só clicar aqui, temos um post sobre ela. Agora vou falar das histórias!

 

A Tranferência Quatro Histórias Sobre a Série Divergente Veronica Roth Livro Capa ResenhaA Transferência

Antes do livro Quatro ser lançado, essa história já estava disponível em eBook, então eu já tinha falado sobre ela em um post separado, que inclusive é um dos mais visitados no blog. Se quiser ler é só clicar aqui.

A história A Transferência conta exatamente isso. A transferência de Tobias Eaton da Facção Abnegação para a Facção Audácia.

Nessa história podemos entender melhor o que fez com que Tobias decidisse deixar sua Facção e se transferir para outra totalmente diferente. No livro Divergente, descobrimos que Quatro Tobias apanhava do pai, o líder da Abnegação Marcus Eaton, mas não chegamos a conhecer muito bem como era isso. Meu, ele apanhava por nada, sério mesmo, por respirar sabe? Ta, exagerei um pouco, mas era tipo isso.

Nessa história, Quatro Tobias vê Tris Beatrice Prior num determinado momento…mal sabia ele que ela seria sua namorada depois de alguns anos né? Olha o fogo da Audácia hahaha, brincadeirinha.

Já na Audácia, conhecemos o antigo Amah. Antigo porque só vamos conhecer Amah no fim da trilogia e as coisas estão um pouco diferentes… Na outra história, A Iniciação, dá pra ver como tudo aconteceu, como Amah foi parar no lugar que descobrimos que ele estava, como Quatro acreditou no que foi dito que aconteceu (sim, estou sendo vago propositalmente). Também já vemos a rixa entre Quatro e Eric crescendo.

No post que eu escrevi sobre A Transferência, disse que queria mais história pra ler, que queria ler sobre a luta entre Quatro e Eric. Mal sabia na época que essa parte estaria na história A Iniciação (o que era bem óbvio, na verdade, eu que fui meio lerdo)…

 

A Iniciação Quatro Histórias Sobre a Série Divergente Veronica Roth Livro Capa ResenhaA Iniciação

No livro Divergente, acompanhamos a história com a Tris. Vimos as escolhas que ela fez, a transferência para a Audácia, e as provas e testes que ela teve que enfrentar para permanecer naquela Facção, que nada mais eram do que a Iniciação. Nessa segunda história contada pelo Quatro, vemos como foi a Iniciação dele, que foi diferente da Iniciação da Tris, e já descobrimos um pouco dos planos que estavam começando entre as Facções Erudição e Audácia.

Nessa história temos a chance de conhecer um pouco mais sobre a Audácia, seus costumes, brincadeiras e jogos. Um deles é o Desafio, onde os membros da Audácia saem em grupo e desafiam uns aos outros a fazerem alguma coisa, como por exemplo, ir até a biblioteca da Erudição e gritar algo obsceno enquanto os Narizes estão estudando.

Vemos também qual foi a primeira tatuagem que Quatro escolheu fazer e o porquê escolheu fazer naquele lugar. Quatro começa a entender melhor o que é ser um Divergente e recebe um aviso de Amah sobre isso. E aí Jeanine Matthews aparece na Audácia pra dar o ar da sua graça e acontece o que sabemos que acontece com Amah, mas na verdade não aconteceu. Confuso? Quem já leu a trilogia entende né?

Desejei tanto saber mais sobre a luta de Quatro com Eric e nessa história pude matar a curiosidade, mas confesso que eu queria que tivesse sido um pouco melhor…eu esperava uma baita luta sabe? Mas mesmo assim eu gostei.

Essa história acaba com a divulgação da posição em que cada um ficou. Sabemos quais foram as posições em que Quatro e Eric ficaram porque isso é revelado no livro Divergente, mas se alguém esqueceu, não vou contar e aí você relembra quando ler o livro. A posição em que eles ficaram influencia na profissão que eles vão seguir na Audácia e essa parte a gente pode ler em O Filho.

 

O Filho Quatro Histórias Sobre a Série Divergente Veronica Roth Livro Capa ResenhaO Filho

Aqui a gente já vê mais claramente como a Erudição tem interesse na Audácia, está bem na cara. Quatro está disputando com outras pessoas da Audácia uma vaga para se tornar líder da Facção. Algumas coisas nem parecem muito vindo da Audácia, parece mais algo que a Erudição faria. Por que será né?

Quatro descobre que sua mãe, Evelyn Eaton, que ele acreditava estar morta, na verdade está viva e é líder dos Sem-Facção. Ela o avisa que a cidade está passando por mudanças e que em breve ele terá que escolher um lado para lutar.

Quatro faz suas descobertas sozinho e vemos o momento em que ele decide que não quer mais ser um líder da Audácia. Lembra que eu disse que a Iniciação do Quatro foi diferente da Iniciação da Tris? Então, nessa história vemos e entendemos como a Iniciação da Tris se tornou aquela competição por vagas na Audácia.

É nessa história que Quatro faz a tatuagem nas costas que tem todas as Facções. Apesar de já sabermos o motivo, é diferente ver pela perspectiva dele assim. Eu gostei bastante.

 

O Traidor Quatro Histórias Sobre a Série Divergente Veronica Roth Livro Capa ResenhaO Traidor

Essa última história foi a minha preferida! Ela é parte do livro Divergente. Então muitas coisas que a gente não sabia sobre o misterioso Quatro, podemos ler nessa história. Sim, descobrimos muito sobre o passado de Quatro nas outras três histórias, mas essa mostra o que ele fazia quando não estava com a Tris, mostra como ele já se sentia em relação a ela e eu simplesmente amei!

Essa história começa com o Dia da Visita, quando Quatro conhece Natalie Prior, mãe da Tris. Há alguns pequenos cortes na história, mas nada que deixe o leitor revoltado. Podemos ver, por exemplo, como Quatro reagiu ao ficar sabendo que Edward levou uma facada no olho e também descobrimos como que ele ficou sabendo disso.

O mesmo acontece quando Quatro salva Tris das mãos de Al, Drew e Peter. Já pensou no que Quatro estava fazendo antes de chegar lá? Agora você pode parar de pensar porque está tudo nesse livro!

É simplesmente uma experiência ótima poder conhecer tão bem e tão melhor um personagem como o Quatro. Mesmo descobrindo um pouco mais sobre ele, sobre seus mistérios e segredos, o personagem não perde seu encanto. E é sempre bom ver o outro lado da história. Quatro já era todo gamadinho na Tris e se segurava hahaha, muito legal ler isso.

Podemos ver aqui como Quatro decidiu que mostraria seus medos para Tris e o motivo que o fez decidir isso. Foi uma das partes mais legais, saber como ele estava se sentindo quando ela passava junto com ele pelos medos dele. Essa história acaba com Quatro indo enfrentar de verdade um de seus medos e depois decidindo que vai contar para Tris tudo o que sabe sobre os planos da Erudição com a Audácia de atacar a Abnegação.

 

Veronica Roth diz na introdução do livro que ela começou escrevendo Divergente com Tobias, mas chegou um momento em que aquele personagem narrador não funcionava muito bem para a história que ela queria contar. Após alguns anos (quatro anos…quatro?… coincidência? hummm), Veronica voltou a escrever e encontrou a narradora perfeita, Beatrice Prior, Tris.

Veronica ainda diz que queria muito ter colocado na história em que Quatro narra parte de Divergente, o momento em que Tris e Quatro se conhecem, mas que isso “não se encaixava no fluxo da narrativa”, então ela escreveu uma das cenas exclusivas, que eu mencionei lá em cima no começo do post, que conta como foi esse encontro pela perspectiva do Quatro.

Esse post já ficou muito grande né? Acho que já falei o que tinha pra falar. Resumindo: fãs de Divergente, se vocês ainda não leram, leiam! É um livro ótimo para aqueles que são fãs da trilogia e posso afirmar sem sombra de dúvidas que até aqueles que só simpatizaram com a história vão gostar. Como eu já disse, é muito bom entrar no mundo do Quatro, descobrir um pouco mais sobre ele, sobre a Audácia, sobre os planos da Erudição. Veronica Roth mandou muito bem! Só o fim da trilogia que…né? Ai ai Veronica!

É isso, pessoal! Espero que vocês tenham gostado. Editora Rocco, obrigado por mais um livro sensacional! Eu amei!

Um abraço e até o próximo post!

<4

O livro está disponível em formato físico e digital para baixar/fazer download. Em formato digital tem as histórias separadas e o livro completo. Veja abaixo:

 

Quatro (físico):                                                                            Quatro (digital):
Compare os preços deste livro clicando aqui.                            Compare os preços deste livro clicando aqui.
Ou veja o preço na loja de sua preferência:                               Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva                                                                                          Cultura   
A Transferência (digital):                                                             A Iniciação (digital):
Compare os preços deste livro clicando aqui.                            Compare os preços deste livro clicando aqui.
Ou veja o preço na loja de sua preferência:                               Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva                                                                                          Cultura Saraiva  
O Filho (digital):                                                                           O Traidor (digital):
Compare os preços deste livro clicando aqui.                            Compare os preços deste livro clicando aqui.
Ou veja o preço na loja de sua preferência:                               Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva                                                                                          Cultura Saraiva  
JP
JP
Especificações Técnicas

Especificações técnicas (livro físico):

ISBN: 8579802210

ISBN-13: 9788579802218

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2014

Número de páginas: 272

Editora: Rocco

Fonte: Livraria Cultura

Pesquisas recentes:

quatro pdf, divergente pdf, livro divergente pdf, divergente livro pdf, baixar livro divergente, livro quatro online, livro quatro em pdf, quatro serie divergente, quatro Verônica Roth baixar em PDF, Fazer download do livro quatro
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

5 comentários em “Quatro – Histórias da Série Divergente

  • 25 de maio de 2015 em 00:25
    Permalink

    Adorei se post ,ainda não li a série quatro ,vou começar agora ,estava amando a trilogia ,mas como VC falou ,né!?? Fiquei um pouco decepcionada até chorei com o sofrimento dele haja sou boba mesmo ,enfim a história foi linda ..seria maravilhosa se mudassem o final da trilogia nos filmes …mas vamos esperar.bjoxxxxx

    Resposta
  • 25 de maio de 2015 em 20:47
    Permalink

    Obrigado, Driele!
    Ai, esse final…nem falo nada viu?
    Acho que você vai amar o livro Quatro! Depois que você ler, me conta o que achou =)
    Obrigado pelo comentário!
    Beijos!!!

    Resposta
  • 31 de maio de 2015 em 20:40
    Permalink

    Amei a história contada pelo personagem quatro ,foi especial ..ele com todo aquele ar de fortao autoconfiante ..não hora era só um menino assustado …e amei como ele se transformou e foi ganhando segurança de si …foi muito bom pena q foi bem limitado mas ta valendo ..obrigada..bjoss

    Resposta
  • 28 de outubro de 2015 em 02:14
    Permalink

    Fiquei em duvida de um item alem das histórias as cenas extras da perspectiva de Quatro sobre a Tris estão todas inseridas na ultima histórica ou são extras no final do livro?

    Resposta
  • 28 de outubro de 2015 em 16:54
    Permalink

    O livro Quatro possui todas essas histórias que eu contei no post. Todas elas pela perspectiva do personagem Quatro. Tem cenas que não conhecemos em Divergente que vemos neste livro, não é um extra, é parte da história.

    Resposta

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!