Lançamentos de Dezembro – Editora Rocco

Oi, pessoal! Tudo bem?

Quem quer conhecer os lançamentos de dezembro da Editora Rocco? Então vamos lá! Espero que vocês também gostem do lançamentos, nós adoramos! Olha só:

 

Resenha Vou te Contar Tom Jobim Celina Portocarrero Livro Capa RoccoVou te Contar: 20 Histórias ao Som de Tom Jobim – Celina Portocarrero (org.)

Em Vou te contar, a Editora Rocco celebra em 20 histórias a nossa música e literatura ao convidar autores brasileiros para relembrarem Tom Jobim, através das canções do compositor, 20 anos após sua morte. Sob a organização da escritora Celina Portocarrero, autores, do norte ao sul do país, reconheceram em canções de Tom Jobim a trilha sonora de momentos vividos. De nomes consagrados a estreantes, cada um deles escolheu uma música entre as 36 de autoria exclusiva de Antônio Carlos Jobim.

A universalidade e a particularidade do encantamento com a música do maestro estão retratadas nos textos que fazem viver seus mais tocantes personagens, como Ana Luiza (conto de Suzana Fuentes), e Bebel (André de Leones); ou cenários como Wave (Adelice Souza), a onda que abre o livro, e Águas de Março (Vinicius Jatobá) que fecha este verão de 20 contos. Luiza (Lucia Bettencourt), Angela (Angela Dutra de Menezes) e Gabriela (Henrique Rodrigues) são outras personagens de Tom que ganham corpo literário em Vou te contar.

Para ler e ouvir Tom Jobim através de outras vozes, Vou te contar traz inspirações, lembranças e marcas como a de um encontro na praia evocado por Wave: “Vou te contar. Era tarde, era outono e não havia ninguém no mar. Na água, areia, praia e cais, uma mudez de gente.”  Querida (Branca de Paula) evoca a surpresa na arte, como na vida: “Em Nereida encontro o que mais procurava.” Em Gabriela (Henrique Rodrigues), a personagem se revela pelo amor pela literatura, paixão que desperta no filho: “Gabriela lia para o filho, inventava histórias, e via nos olhos do menino aquela curiosidade com as palavras que teve um dia.” Ligia (Mirna Brasil Portella), “gostava de viajar. O problema eram os aviões”.

Vou te contar é para relembrar Tom Jobim, maestro generoso que empresta suas composições agora para inspirar nossos autores que partilham que tanto tom o Jobim evoca em nós.

 

Resenha Uma Rua de Roma Patrick Modiano Livro CapaUma Rua de Roma – Patrick Modiano

Publicado originalmente em 1978, Uma rua de Roma recebeu a um só tempo o Grande Prêmio de Romance da Academia Francesa e o Goncourt, mais importante prêmio literário de língua francesa, assegurando a consagração do jovem Patrick Modiano. No romance, o autor segue as pistas do que restou de lembranças a um detetive particular, evocando o tema que o consagrou: a memória, em constante embate contra o esquecimento.

Guy Roland é um detetive particular que sofre de amnésia há quinze anos. Na tentativa de elucidar o segredo de sua identidade, ele sai em busca de pessoas que possam lhe oferecer pistas acerca de seu passado e das circunstâncias que causaram seu problema. Atuando como uma espécie de detetive de si mesmo, ele percorre ruas obscuras e bares enfumaçados de Roma ou de Bora-Bora, em sua incansável investigação.

Modiano se apropria de alguns dos recursos narrativos da literatura e do film noir, retrabalhando-os com rara inteligência na insólita busca do protagonista pela própria identidade. O protagonista se insere em ambientes característicos da narrativa policial: ruas mal-iluminadas, bares enfumaçados, apartamentos decadentes. Ele investiga, mas não busca provas – quer apenas o encontro com testemunhas que iluminem, de alguma forma, o seu passado vago e indefinido. O resultado é uma narrativa labiríntica, na qual está em jogo o valor da memória e do indivíduo.

 

Resenha Ronda da Noite Patrick Modiano Livro CapaRonda da Noite – Patrick Modiano

Na sombria Paris ocupada pelos nazistas, os personagens de Ronda da noite esgueiram-se como fugitivos. Cortejando o martírio, o narrador-protagonista do segundo romance de Patrick Modiano se arrisca em um jogo duplo mortal ao trabalhar simultaneamente para a Resistência e a Gestapo. Inspirado na história real de dois colaboracionistas, Henri Lafont e Pierre Bonny, o livro coloca uma questão crucial: como se tornar traidor, como não ser?

Reabrindo feridas que os franceses se esforçavam por ocultar, Patrick Modiano ousou trazer para o primeiro plano do debate intelectual o polêmico período da Ocupação. Mas ele não o fez com espírito revanchista nem punitivo, incorporando ao contrário, conforme assinalou um crítico, “os tormentos de uma sociedade, de um país, e misturando-os aos seus”. Ao se debruçar sobre o passado, como quem se debruça sobre um precipício, com sua prosa límpida e irretocável, Modiano procura apenas entender, destacando-se por uma invulgar capacidade de perdoar e amar.

Lançado em 1969, Ronda da noite atraiu de imediato a atenção dos jurados do prestigioso Goncourt (o mais importante prêmio literário de língua francesa), que ele viria a receber em 1978, por Uma rua de Roma.

 

Resenha Dora Bruder Patrick Modiano Livro CapaDora Bruder – Patrick Modiano

Em 31 de dezembro de 1941, os pais da jovem Dora Bruder solicitavam a quem pudesse ajudá-los notícias da filha desaparecida. Ao se deparar quatro décadas depois com essa notícia, Patrick Modiano ficou profundamente comovido. Resolveu então investigar por sua própria conta o destino daquela menina judia de apenas 15 anos desaparecida durante a Ocupação de Paris. Desta pesquisa resultou Dora Bruder, uma obra verdadeiramente única.

Em seu trabalho, Modiano acabou descobrindo que tanto Dora Bruder quanto seu pai haviam sido presos, com alguns meses de intervalo, e internados no Campo de Drancy, antes de serem conjuntamente deportados para o Campo de Concentração de Auschwitz em 18 de setembro de 1942. Contudo, a investigação do destino de Dora Bruder se expande e se confunde com uma reflexão acerca do passado de todos aqueles que viveram o dilacerante período da Ocupação nazista da França, tema recorrente na obra do ganhador do Nobel.

 

Esses três últimos livros, do autor ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2014, Patrick Modiano, são reedições da Editora Rocco, que estarão disponíveis tanto individualmente quanto em um box com os três volumes. Os três livros juntos, formam o nome do autor, uma ideia muito legal! O que vocês acharam? Nós realmente gostamos desses lançamentos. Ótimos presentes de Natal, não acham?

Obrigado mais uma vez pela atenção! Mais lançamentos aparecerão aqui em breve!

JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!