Série Cormoran Strike: O Bicho-da-Seda – Livro 2

Resenha O Bicho da Seda Robert Galbraith JK Rowling Livro CapaOi, pessoal! Tudo bem com vocês?

Passaram bem o Natal? Muitos livros de presente? Estou ouvindo um “SIIIIIM” alegre e contente? Hahahaha

Bom, estamos em época de férias, então vamos tentar colocar a leitura em dia né? Na semana passada eu terminei de ler um livro que eu estava muito ansioso para ler: O Bicho-da-Seda, o segundo livro da série de histórias do detetive Cormoran Strike, escrito por Robert Galbraiht (pseudônimo da minha idolatrada J.K. Rowling).

Pra quem ainda não sabia que J.K. Rowling usa esse pseudônimo, pode clicar aqui para entender melhor essa história e até o motivo que a fez “criar esse outro autor” ao invés de usar seu próprio nome. Esse link que explica um pouco sobre Robert Galbraith é o post do primeiro livro da série, O Chamado do Cuco. Então se você quiser começar a série pelo primeiro livro, mas ainda está em dúvida, leia o post que eu escrevi sobre O Chamado do Cuco, assim o livro O Bicho-da-Seda será uma leitura melhor aproveitada.

Que tal falarmos sobre o livro O Bicho-da-Seda agora?

Após ter solucionado os mistérios envolvendo o caso Lula Landry, Cormoran Strike agora possui vários clientes e trabalho é o que não falta. Tem até uma lista de espera (olha só hein). A maioria dos clientes que procuram o detetive é para saber se há infidelidade no casamento/relacionamento.

Robin Ellacott continua ajudando Strike nos afazeres diários do escritório, mas o que ela quer mesmo, como pudemos ver no primeiro livro, é ajudar o detetive a solucionar alguns casos; ela quer colocar a mão na massa. Mas enquanto isso, ela continua atendendo telefone, pesquisando na internet informações necessárias, servindo chá e mais algumas coisas.

A história começa a mudar quando uma senhora aparece no escritório de Strike e pede ajuda para encontrar seu marido, o escritor Owen Quine. Após algumas perguntas, o caso parece um pouco fora do comum. Um pouco não, bastante. São poucas as informações que temos no começo e elas são meio confusas. Por exemplo, Leonora, mulher de Owen, disse que o marido estava desaparecido, mas também disse que ele tinha o costume de desaparecer, só que ele sempre voltava depois de um tempo e dessa vez estava demorando mais que o de costume; Strike até questiona se ela não achava melhor procurar a polícia, mas Leonora diz que já fez isso uma vez e a polícia não ficou nada contente após ter encontrado Quine com uma amiga… Enfim, são poucas informações e confusas também, não parece algo com o que se preocupar, mas isso não impede Strike de aceitar o caso, mesmo que Leonora aparente não conseguir pagar pelos serviços.

Strike e Robin se inteiram do assunto e pesquisam quem é Owen Quine: um escritor muito estranho com publicações mais estranhas ainda. Os temas abordados nos livros são bem incomuns, envolvendo, por exemplo, hermafroditas e seres que só uma mente muito fértil poderia criar; ele também faz bastante uso de simbolismos profundos.

Ao que tudo indica, Owen desapareceu após ter finalizado o seu último livro chamado Bombyx Mori, um livro que, pelas informações que nos são fornecidas, deixou muita gente irritada, pois revela segredos de pessoas famosas/importantes, coisas bem íntimas; é um livro que coloca o dedo bem na ferida e incomoda muita gente. O livro ainda não foi publicado, mas algumas pessoas tiveram acesso a ele (até quem não deveria) e quem leu pensa a mesma coisa: Owen retratou pessoas da vida real no livro, de colegas de trabalho até sua família e conhecidos, de uma forma muito bizarra e provocativa, chegando a ter até advogados para um possível processo, caso o livro fosse publicado.

Não quero revelar muita coisa pra não estragar aquele gostinho bom que se tem quando vamos descobrindo as coisas junto com a história, mas posso dizer que nessa busca muitas coisas vão surpreender. A gente fica ansioso esperando algum sinal de Owen Quine durante a história, porque tudo vai caminhando de uma maneira que é difícil dar algum palpite sobe o que está acontecendo ou o que vem pela frente. Também conhecemos um pouco mais sobre a vida de Strike e a de Robin também, gostei bastante disso.

Eu fiquei meio em dúvida se revelava ou não um spoiler da história. Então vou fazer assim: quem leu até aqui e não quer saber do spoiler, é só continuar a ler normalmente porque o spoiler está escondido nessa caixinha aqui embaixo. Quem quiser saber do spoiler é só clicar nesse + ao lado do QUERO LER O SPOILER que vai abrir o texto com o spoiler. Repeti bastante essa palavra pra ficar bem claro que é spoiler hahahaha, estão avisados!!

QUERO LER O SPOILER

SPOILER ABAIXO (só pra garantir né?…)

Então aqui estamos nós. Owen Quine está desaparecido e Strike está tentando encontrá-lo. Nada de novo por enquanto. Para encontrar alguma pista, Cormoran procura saber quais foram os últimos passos de Quine, as últimas coisas que ele fez antes de desaparecer.

O detetive encontra algumas pessoas que viram o escritor antes de seu sumiço, vai a uma festa e consegue o manuscrito de Bombyx Mori. Resumo da conversa e revelação do spoiler: Owen é encontrado morto em uma casa que foi deixada de herança para ele e para outro escritor chamado Michale Fancourt. O mais curioso de tudo: Owen foi morto da mesma forma que o personagem do seu livro, com algumas poucas alterações. Ou seja, quem matou Owen muito provavelmente foi uma pessoa que está no livro Bombyx Mori e teve acesso ao manuscrito; o número de pessoas é bem considerável.

Dentre os suspeitos do crime temos (em ordem alfabética para não favorecer ninguém e pra vocês não ficarem achando que eu estou tentando esconder o culpado de alguma forma): Christian Fisher (fundador de uma pequena editora chamada Crossfire), Daniel Chard (diretor-executivo da Editora Roper Chard), Elizabeth Tassel (agente de Owen), Jerry Waldegrave (editor de Owen na Roper Chard), Kathryn Kent (uma amiga de Owen), Leonora Quine (mulher de Owen), Michael Fancourt (um escritor muito famoso), Nina Lascelles (trabalha na Roper Chard), Pippa2011 (uma pessoa misteriosa até certo ponto da história, não vou revelar quem é) e Ralph (trabalha para Elizabeth Tassel). Talvez mais pessoas sejam consideradas suspeitas, talvez não, mas a pergunta é: quem matou Owen Quine? Por quê? Só lendo O Bicho-da-Seda para descobrir…

FIM DO SPOILER!!

Agora vamos falar do livro no geral. Preciso dizer que esse livro é fantástico! Ele é sensacional!! Se eu já estava encantado com O Chamado do Cuco, O Bicho-da-Seda me fez ficar de queixo caído com o talento de Robert Galbraith. Ler O Bicho-da-Seda me fez pensar o seguinte: existem autores que simplesmente nomeiam um personagem e existem autores que constroem um personagem; pode não parecer, mas isso faz muita diferença (pelo menos pra mim).

Diferencio facilmente um personagem construído de um nomeado, pois o construído ganha vida facilmente na minha mente, é como se ele realmente existisse e só faltasse alguém descrevê-lo pra mim. Robert faz isso não só com os personagens, mas com a história também. Se O Bicho-da-Seda fosse um edifício, Galbraith poderia ser classificado facilmente como um excelente arquiteto, engenheiro, construtor, operário e o que mais que seja necessário, pois sua obra é brilhantemente magnífica! Sim, eu amei!

Aqueles que leram Morte Súbita e pensaram que J.K. Rowling havia esgotado suas ideias e seria um sucesso apenas com Harry Potter, não poderiam estar mais enganados. Rowling não decidiu simplesmente criar um pseudônimo para assinar seus novos livros, ela realmente mostrou um autor que não conhecíamos e que existe dentro dela, capaz de escrever histórias de um gênero diferente e muito bem escritas; é realmente um autor novo.

Algumas pessoas não gostam quando se fala das obras de Galbraith e logo depois de Harry Potter. Eu acho inevitável mencionar um sem me lembrar do outro. Mas faço questão de mostrar o quanto eu admiro Rowling pelos seus trabalhos, seja com uma Londres que esconde o segredo de um fantástico Mundo de Magia e Bruxaria ou uma Londres com cenas de crime e mistérios intrigantes a serem desvendados; elas são apaixonantes. 

Bom, pessoal, eu vou ficando por aqui porque eu acho que já escrevi demais. Faço isso quando gosto muito de um livro…espero que tenham gostado do post. Se você já leu o livro e quiser me contar o que achou, eu ficaria muito contente em saber sua opinião. Se você não leu, mas tem vontade, pode comentar também. Critiquem, elogiem, deem sugestões, compartilhem nas redes sociais, fiquem à vontade!

Obrigado pela atenção, um grande abraço, Feliz Ano Novo (que 2015 seja repleto de coisas boas e de muitos, muuuiiitos livros!) e até o próximo post! 

 

Brochura:
Compare os preços deste livro clicando aqui
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva Submarino 
Encadernado:
Compare os preços deste livro clicando aqui
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva Submarino 
JP
JP
Especificações Técnicas

Brochura:                                    Encadernado:

Especificações técnicas:              Especificações técnicas:

ISBN: 8532529496                       ISBN: 8532529585

ISBN-13: 9788532529497            ISBN-13: 9788532529589

Idioma: português                        Idioma: português

Encadernação: Brochura            Encadernação: Encadernado

Edição: 1ª                                    Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2014         Ano de Lançamento: 2014

Número de páginas: 464            Número de páginas: 464

Editora: Rocco                             Editora: Rocco

Fonte: Livraria Cultura e Rocco    Fonte: Livraria Cultura e Rocco

Pesquisas recentes:

bicho da seda owen quine quem matou, bicho da seda spoiler, iniciar o cria mente de bicho da seda, livro bicho de seda, o bicho da seda spoiler, porque Elizabethm matou Owen, quem matou owen quine, serie quiner quel
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

3 comentários em “Série Cormoran Strike: O Bicho-da-Seda – Livro 2

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!