Confie em Mim

Resenha Confie Em Mim Harlan Coben Livro CapaOi, pessoal! Como vocês estão?

Eu já falei aqui no blog que eu ia reler os livros do Harlan Coben pra postar sobre eles. Então vou começar. Não vale só falar né? Decidi que eu vou fazer assim agora: vou ler um livro novo e depois reler um do Harlan, um novo e outro do Harlan. Assim eu continuo trazendo as novidades e não deixo de cumprir minha promessa…

Escolhi ler Confie em Mim porque, dos livros de histórias independentes, foi um dos que eu mais gostei. Confie em Mim nos apresenta vários núcleos separados que, de alguma forma, têm uma relação. Vamos conhecendo vários personagens diferentes e suas rotinas para depois vermos esses núcleos serem ligados ao poucos. É espetacular!! No post eu vou focar no núcleo principal, senão vai ficar muito extenso.

O livro começa com uma mulher chamada Marianne sendo sequestrada por um casal, Nash e Pietra. Após empurrar a mulher para dentro de uma van, Nash pergunta sobre uma fita. Em busca de respostas, Nash tortura Marianne e antes de matá-la diz: “Por favor, diga a Cassandra que estou morrendo de saudades”.

Já em outro lugar, conhecemos a família Baye: Mike, Tia e seus filhos, Adam de 16 anos, e Jill, de 11 anos. Tia trabalha em um escritório de advocacia chefiado por ninguém menos que a incrível Hester Crimstein, que também possui um programa de TV chamado Crimstein e o Crime (Hester Crimstein aparece em outras histórias escritas por Harlan Coben, adoro quando ele faz isso). Mike possui um consultório médico com outra doutora. O que eu posso dizer sobre Adam e Jill é que Adam está muito estranho e tem agido de uma forma diferente desde que seu amigo Spencer se suicidou; Jill é uma garota muito curiosa e tem ajudado sua amiga Yasmin, que vem sofrendo bullying na escola.

Mike e Tia aparecem primeiramente discutindo um assunto muito delicado, que é basicamente: “vamos mesmo espionar nosso filho e invadir a privacidade dele?” Eles estão preocupados com Adam, que vem agindo de uma forma diferente, se isolando, quebrando regras, muito quieto e reservado…como ele não conversa sobre o que está acontecendo (se é que tem algo acontecendo), os pais decidiram contratar os serviços da E-SpyRight, que envia um relatório diariamente sobre tudo o que Adam faz no seu computador; se ele abrir o Word, fica registrado, se ele trocar mensagens com alguém, também fica registrado, tudo, absolutamente TUDO!

Tia e Mike descobrem com um dos relatórios uma mensagem muito suspeita que Adam trocou com outra pessoa. Adam disse “Ainda acho que a gente devia contar” e a resposta que ele recebeu foi “Já faz muito tempo. Fica de bico calado que a gente se safa”. Obviamente isso preocupou tanto Tia, quanto Mike e até Mo, um grande amigo de Mike que se diz padrinho de Adam, mesmo não sendo.

Um dia, quando está saindo da escola, Adam é abordado pela mãe de Spencer, Betsy Hill. A Sra. Hill não se conforma com a morte do filho. Ela continua casada com Ron e ainda tem dois filhos mais novos para cuidar, mas isso não a afasta da dor e do sofrimento de ter perdido um filho. Após encontrar uma foto da noite em que o filho se matou, ela vai atrás de Adam questionar se Spencer realmente estava sozinho, pois, ao que tudo indica, há segredos sobre o que realmente aconteceu naquela noite e ela quer saber a verdade.

Adam volta pra casa e depois disso desaparece. Ele já havia desaparecido antes, mas dessa vez é diferente. Tia liga para os amigos de Adam para saber se alguém tem notícias dele e não consegue evitar se lembrar de quando atendeu o telefonema de Betsy Hill perguntando se ela sabia onde Spencer estava. Tia só deseja que Adam não tenha feito o mesmo que Spencer Hill. Mensagens antes do sumiço de Andam no relatório do E-SpyRight também deixam as coisas mais estranhas.

Mike sairá para procurar Adam e fará de tudo para encontrar seu filho e descobrir o que está acontecendo. Ele só não sabe o que o aguarda no caminho e nem se está pronto para enfrentar essas coisas, mas ele não medirá esforços para encontrar seu filho.

A história gira bastante nesse núcleo da família do Adam, mas há muitas outras coisas e mais acontecimentos durante o livro. Por exemplo, o corpo de Marianne é encontrado e a polícia começa a investigar o que aconteceu, pois o desaparecimento de outra mulher, Reba Cordova, parece ter envolvimento com esse assassinato. Loren Muse, outra personagem que aparece nas histórias de Harlan, é quem está cuidando da investigação junto com seus subordinados.

Também tem a família dos Loriman, que mora de frente com a casa de Mike. Susan Loriman e seu marido, Dante, estão aguardando o resultado de um exame. Lucas Loriman, de apenas 10 anos, sofre de glomerulosclerose segmentar e focal, ou GESF, e necessita de um transplante de rim. Quem está cuidando do caso de Lucas é a Dra. Ilene Goldfarb, uma doutora de confiança com quem Mike divide o consultório.

Como eu disse, os núcleos das histórias vão se ligando aos poucos. Eu apresentei só alguns para não deixar o post mais longo e para que a história siga o rumo que tem que seguir quando é lida, pois vamos conhecendo os personagens aos poucos, mas quase que ao mesmo tempo, já que a história toda se passa em alguns dias apenas.

Enfim, pessoal, é uma história onde personagens ultrapassam limites, invadem privacidade e subestimam a inteligência dos outros. Qual é o limite para a intervenção dos pais na vida de seus filhos? O quanto eles devem saber? O quanto eles podem proibir? Será que realmente dá pra controlar o que os filhos fazem? Os pais precisam saber de tudo? E os segredos que eles escondem dos filhos? Essas perguntas são bem complicadas de responder, mas o livro aborda isso de uma forma bem aberta no decorrer da história, a conclusão fica para o leitor.

Esse é mais um livro do Mestre das Noites em Claro, meu tão idolatrado Harlan Coben. Reli o livro e foi muito rápido. Mesmo já conhecendo a história, acabei me surpreendendo com alguns detalhes que eu tinha esquecido (já faz uns 4 anos que eu li pela primeira vez, ou mais…). Harlan menciona de uma forma bem rápida Myron e Esperanza nesse livro, não pelo nome, mas dá pra saber que são eles. Quando eu li o livro pela primeira vez ainda não conhecia as histórias de Myron, só agora que eu fui reparar nessas coisas.

Espero que tenham gostado. Eu sou bem suspeito pra falar. Quem já leu, pode dizer o que achou e quem não leu também pode ficar à vontade pra comentar. Quem é fã do Harlan e ainda não leu a entrevista que temos aqui no blog, pode ler clicando aqui. Amei ter conhecido meu ídolo! 

Leia um trecho do livro clicando aqui.

Vou ficando por aqui. Obrigado pela atenção, um grande abraço e até o próximo post!

Compare os preços deste livro clicando aqui
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva Submarino 
JP
JP

Especificações técnicas:

ISBN: 8599296469

ISBN-13: 9788599296462

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2009

Número de páginas: 320

Editora: Sextante

Fonte: Livraria Cultura

Pesquisas recentes:

Livro confie em mim jill
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!