Trilogia Grisha: Sombra e Ossos (livro 1)

Resenha Sombra e Ossos Leigh Bardugo Livro CapaOlá, pessoal, tudo bem?

Como prometido no post de “Livros para ler em 2015 – Lih*” (para ver o post clique aqui), eu disse que havia lido o primeiro livro da Triologia Grisha e iria postar aqui né? A hora chegou e aqui estou eu!

AMEI! Foi o que pensei e afirmei enquanto estava lendo e quando terminei a leitura deste livro! Nossa, muito bom! E tem adaptação para filme a caminho também! Vamos lá?

Sombra e Ossos por Leigh Bardugo

“Ela é a única que pode vencer a escuridão. E terá de fazer isso sozinha”

Nossa personagem principal é a Alina Starkov, uma órfã que tem um amigo desde de pequena, chamado Malyen Oretsev, o Maly. Os dois estavam juntos desde pequenos e Alina já tinha um sentimento por Maly, no entanto, ele nem aí… ele olhava para as outras meninas sem se importar com pobre Alina.

Bom, Alina se tornou uma cartógrafa do exército. Ela desenhava mapas dos territórios que o exército explorava e o Maly era o rastreador, sua função era rastrear o que fosse necessário.

Alina não tinha nenhum ponto especial, nem talento e nem algo que fazia muito bem. Era uma menina reservada e os meninos a chamavam de “Graveto”… tenso né? Coitadinha… Ela nem conseguia ter autoconfiança e se sentia só. Somente quando estava com seu amigo Maly é que sentia um conforto. 

A nossa aventura se inicia com uma missão. Esta missão consistia em um grupo que envolvia Alina, Maly e mais alguns amigos deles. Teriam que passar com segurança pela Dobra e chegar do outro lado, onde havia Os Kervos. Lá Maly e os outros rastreadores iriam caçar lobos vermelhos, raposas marinhas e outras criaturas cobiçadas, que só podiam ser achadas a oeste. Alina, que era cartógrafa, terminaria seu treinamento e ajudaria a desenhar qualquer informação que conseguisse juntar da Dobra. Depois disso, teriam que cruzar a Dobra novamente para voltar para casa.

Mapa Sombra e Ossos Leigh BardugoDOBRA… O que é a Dobra? A Dobra é um local onde há uma escuridão que todos temem, pois lá existem seres com garras enormes, famintos que atacam os que entram lá e são chamados de “Volcras”. Na verdade é mais fácil entender vendo o mapa que vem logo no início do livro (este aqui ao lado!); nele a Dobra é apresentada como “Não Mar”. Ajuda muito para guiar a nossa leitura, sem contar as imagens que nos fazem ter a ideia do local e dos seres.

Bom, o planejado era passar pela Dobra sem que os Volcras notassem e seguir o caminho. No entanto isso não acontece e o grupo é atacado pelos seres do “mal” (mais tarde descobrimos o que estes seres são/eram). Um amigo que estava junto é levado pelos Volcras e Maly quase foi morto. Alina tenta proteger o Maly, que sofrera um ferimento grave, mas sabe que é impossível, pois seu corpo pequeno e frágil não conseguiria proteger nem ela mesma. Então tudo fica branco e Alina perde a consciência.

Ao acordar, tudo muda, pois Alina possuía um poder que até então ninguém sabia, ela era uma “Conjuradora do Sol”. Ela é levada diretamente ao Darkling, o líder dos Grishas. Os Grishas são pessoas que nascem com talentos (poder) e aprendem em uma escola especial a controlar e aumentar suas habilidades. Ainda quando crianças, elas são testadas para verificar se cada um têm algum poder e isso não fora notado em Alina (tem um motivo para isso ter acontecido, mas não posso contar!).

Continuando, Alina sendo uma Conjuradora do Sol, torna possível a destruição da Dobra, o que traria a paz para todos os reinos. Ela vai entendendo a sua situação assim que é levada com o Darkling para perto do Rei em Os Altas. Lá ela será treinada para controlar o seu poder na escola especial. Alina conhece um novo mundo, um novo tratamento, uma paixão e um objetivo, que é traçado junto ao Darkling: destruir a Dobra juntos.

Darkling é um poderoso homem que lidera o exército. Charmoso e conquistador, leva Alina ao encanto logo após algumas conversas. Ele até conta que a Dobra foi criada pelo seu tataravô, o Herege Negro, e mais algumas outras histórias. 

Por outro lado, quando Alina é levada para Os Altas, pela primeira vez fica longe de Maly. Sente-se só todas as noites, pensa nele em todos os momentos e quer muito conversar sobre o que está descobrindo e sentindo. Será que Maly também está se sentindo assim? 

Bom… até aqui tudo bonitinho né? Só que a nossa Aliana acaba descobrindo muito repentinamente sobre o mistério que envolvia o Darkling. Aliás, muito repentino mesmo! Daqueles momentos que nós leitores precisamos voltar meia página para entender a verdade da verdade. Hahaha! A autora Leigh Bardugo é incrível! Tudo muda de uma página para outra (okay, podem ser mais páginas, mas a história fica tão intensa que parece uma página só!!! Hahaha fiquei empolgada).

Eu sinto que devo contar um spoiler para aqueles que querem saber qual é esse descobrimento, então quem quiser ler é só clicar no botão Quero ler o spoiler. Quem não quiser ler é só continuar normalmente; o spoiler está escondidinho e só abre se você clicar. Então aqui vai o spoiler:

QUERO LER O SPOILER

Me desculpa, mas preciso comentar! Aliana acaba descobrindo que o criador da Dobra é o próprio Darkling. A mesma pessoa que estava a conquistando e enganando o tempo todo! A intenção dele era somente usar o poder de Alina, controlá-la (Darkling descobre uma maneira de fazer isto) e dominar todos os reinos… pronto! Ufa! Falei!

E agora? Por causa deste descobrimento, Alina terá que fugir de todos que conhece no Os Altas e desaparecer! Mas por quê?! Como ela seguirá o seu cominho? O que ela deverá fazer? Cadê o Maly nesses momentos? 

“Sombra e Ossos” me encantou do início ao fim. Muita coisa acontece, tudo muda e tudo é repentino! Muita emoção, muita aventura, muita ansiedade para saber o que acontecerá com a pequena Alina e seu querido amigo Maly.

Sobre a adaptação, infelizmente ainda não há a previsão de lançamento do filme Sombra e Ossos, mas segundo a Revista Monet, o produtor é o David Heyman, o homem que garantiu os direitos cinematográficos de Harry Potter. Ele é o produtor que esta por trás da adaptação da trilogia Ghisha (Para acessar a matéria, clique aqui).

É isso gente! Espero que tenham gostado da resenha e do livro também! Conte o que acharam! Ficaremos muito felizes com a participação de vocês aqui no CPL!

Muito obrigada por nos acompanhar! Fiquem à vontade para comentar, dar opiniões e ideias! Tudo será bem-vindo.

Um bom final de semana a todos!

Compare os preços deste livro clicando aqui.
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva Submarino
Lih
Lih

Especificações Técnicas

Especificações técnicas:

ISBN: 8582350635

ISBN-13: 9788582350638

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2013

Número de páginas: 288

Editora: Gutenberg

Fonte: Livraria Cultura 

Pesquisas recentes:

Sombra e ossos
Lih
Lih

Últimos posts por Lih (exibir todos)

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!