Casa das Estrelas

Resenha Casa das Estrelas Javier Naranjo Capa LivroOi, pessoal! Tudo bem? Hoje eu vou falar de um livro muito legal e que eu gostei muito de ter lido! É o livro Casa das Estrelas – O Universo Contado Pelas Crianças. Alguém conhece ou já ouviu falar? Achei fofo, surpreendente, engraçado e um pouco chocante em alguns momentos.

Esse livro fez com que eu me lembrasse de uns vídeos que eu vi no YouTube sobre a reação das crianças ao verem, por exemplo, um pedido de casamento de um casal gay ou ao ouvirem a música Let It Go do filme Frozen sendo cantada em outras línguas.

Fez com que eu lembrasse porque quando eu assisti, pensei “As crianças falam o que elas pensam…ou, em alguns casos, repetem o que ouvem, mesmo sem saber o significado do que estão dizendo”.

Coloquei os vídeos que eu comentei aqui embaixo para quem tiver interesse em ver, tem muitos outros, é um canal bem legal. Só achei em inglês (até tem alguns com legenda em português, mas não achei com legenda de boa qualidade…):

 

Então, voltando a falar do livro, Casa das Estrelas é basicamente a visão das crianças sobre algo; são palavras que foram “definidas” pelas crianças de acordo com o entendimento delas; elas contaram o que aquela palavra significa ou representa para elas.

Quem teve a ideia desse projeto foi Javier Naranjo. Tudo começou quando, ao final de uma aula, ele pediu para as crianças escreverem em seus cadernos o que era uma criança para elas. Javier se surpreendeu com algumas respostas e enxergou beleza na forma como as crianças definiram algo que para nós pode parecer algo tão simples de explicar.

Aos poucos Javier foi dando mais palavras para as crianças para que elas explicassem da forma delas o que significavam. Javier enviou à Colcultura (o Ministério da Cultura à época) um pouco do trabalho que estava desenvolvendo e optou por usar uma bolsa que concederam para que ele continuasse seu trabalho.

Casa das Estrelas, nome do livro, foi uma definição de uma criança (Carlos Gomes, 12 anos) para a palavra universo. Vou colocar aqui algumas definições de palavras para vocês entenderem como o livro é:

Amor: Se apaixonar pode ser paz. (Carolina Murillo, 7 anos)

Corpo: O corpo é a vida de alguém, porque alguém sem corpo faz o quê? (Luiza Fernanda Velásquez, 8 anos)

Criança: Humano feliz. (Jhonan Sebastián Agudelo, 8 anos)

Deus: É o amor com cabelo grande e poderes. (Ana Milena Hurtado, 5 anos); Deus e a morte são um. (Alex Gustavo Palomeque, 7 anos)

Felicidade: A felicidade é quando o amor, a paz e as coisas boas estão juntas. (Carolina Haayen, 10 anos)

Morte: É uma dor para mim, porque me dá medo deixar minha mamãe sozinha; porque lá na minha casa brigam muito com facas. (Jorge Andrés Zapata, 7 anos)

Namorado(a): Dois corpos em um. (Jorge Armando García, 8 anos)

Pesadelo: Comer muito e se deitar. (Weimar Román, 7 anos)

Político: É uma pessoa que acaba com a agente ou ajuda, depende de sua situação econômica. (Pastor Ernesto Castaño, 11 anos); Alguém que faz promessas e nunca cumpre. (Roger de Jesús Valencia, 9 anos).

Essas são só algumas definições, o livro traz muitas outras. Achei muito legal ver como as crianças enxergam algumas coisas. O livro tem ilustrações muito bonitas também. Eu gostei bastante desse livro, que é divertido e desperta uma curiosidade que te faz querer saber mais sobre como as crianças veem o mundo.

Espero que vocês tenham gostado, é um livro muito bacana. Sintam-se livres para comentar, compartilhar e dar sugestões. Obrigado pela atenção, um grande abraço e até o próximo post!

Compare os preços deste livro clicando aqui
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva
JP
JP
Especificações Técnicas

Especificações técnicas:

ISBN: 8566023080

ISBN-13: 9788566023084

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2013

Número de páginas: 128

Editora: Foz

Fonte: Livraria Cultura

Pesquisas recentes:

casa das estrelas, Casa Das Estrelas Livro, casa das estrelas morte
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!