Série Divergente: Insurgente (filme)

Insurgente Filme Capa Poster 2015Oi, pessoal! Tudo bem? Ontem fui ao cinema para conferir a pré-estreia do filme da Série Divergente: Insurgente e eu preciso dizer que eu gostei muito do filme. Agora vou contar um pouco para vocês. Acho que talvez eu mencione spoilers de Insurgente e Divergente, então já deixo avisado.

Sempre falo isso quando escrevo posts de filmes, mas é a verdade então vou repetir: obviamente algumas cenas do livro foram cortadas, modificadas e adaptadas (afinal de contas, é uma adaptação para o cinema), então fui de mente aberta e preparado para alterações, principalmente depois dos trailers e teasers que foram publicados. Não me decepcionei mesmo! Veronica Roth, autora dos livros da série Divergente, assistiu ao filme e disse que também estava apreensiva com relação às mudanças, leia o comentário dela que eu li no site Divergente Brasil:

Sei que muitos de vocês estão apreensivos, pois, como os trailers já revelaram, tem algumas claras diferenças entre o livro e o filme. Eu compartilhei dessa apreensão enquanto entrava na sala do cinema, mas eu saí do filme aliviada – e animada. Insurgente, o livro, tem um enredo complicado – muitas cenas em movimento, muitos altos e baixos. Esse tipo de coisa funciona em um livro, mas se traduzido direto para a tela, fica um filme bagunçado e confuso. As mudanças que foram feitas simplificaram a história para fazer sentido nesse novo formato; em outras palavras, essas mudanças funcionam.

Gif Insurgente Filme 04
purebreak.com.br

Insurgente já começa com uma pegada bem mais tensa e séria que o primeiro filme. Depois dos acontecimentos em Divergente, quando a Abnegação foi atacada e destruída por membros da Audácia sob o efeito de um soro, a Amizade foi a facção onde Tris conseguiu achar abrigo com Quatro, Peter e Caleb”.

Então as coisas começam a acontecer de uma forma muito rápida. Sinto que no livro demorou um pouco mais, que foram em etapas, e algumas coisas fizeram mais de sentido no livro também. De repente e do nada Marcus tenta falar com Quatro sobre algo que Jeanine Matthews pode estar procurando, mas ele e Tris não dão ouvidos a ele. Leva um pouco mais de tempo para isso no livro, Tris e Quatro são mais observadores também sobre o que está acontecendo, mas acho que não teve como fazer dessa forma no filme senão ficaria muito longo.

Os próximos acontecimentos são assim também. De repente Tris, Quatro, Peter e Caleb estão fugindo da Amizade, aí estão em um trem, aí tem os Sem Facção, de repente estão na Franqueza, e segredos sendo revelados… tudo vai acontecendo dessa forma. Mas não achei tão ruim, talvez tenha ficado confuso para quem não leu os livros, não sei…

Gif Insurgente Filme 01
buzzfeed.com

Achei a atuação de Shailene Woodley simplesmente fantástica, principalmente quando ela estava sob o efeito do soro da verdade na Franqueza. Kate Winslet também está ótima, gostaria que ela aparecesse mais só. O personagem Peter está com um ar mais cômico do que no livro, você até sente uma raivinha dele, mas não chega a ser que nem no livro; no filme você até consegue gostar dele.

O filme Insurgente, assim como Divergente, trouxe tecnologias mais avançadas que as do livro. Por exemplo, quando Tris está em uma sala na Erudição tentando abrir a caixa com a mensagem ou então os dispositivos que identificam divergentes e tudo mais.

Uma amiga me mandou uma crítica do filme Insurgente feita pelo site IGN e eu fiquei impressionado com o que falaram. Simplesmente acabaram com o filme e a crítica foi quase que inteira negativa. Uma das afirmações é:

A tecnologia parece avançar rapidamente na série divergente. Apenas três dias após uma revolução dentro de uma facção, e a erudição já têm ferramentas que podem reconhecer facialmente aqueles que são extraordinários demais para viver (os divergentes). Há um teste de realidade virtual que tem sido feito para desbloquear uma profecia antiga dos criadores desta sociedade que irá explicar o que vai acontecer a seguir. Para um lugar que tem sido o mesmo por centenas de anos, com certeza houve um avanço enorme em três dias.

Além de terem apontado que foi em tão pouco tempo que a tecnologia avançou, eles ainda afirmam que “A mente de Tris é o único reino que vale a pena explorar na série divergente” e “Uma parte legal de Divergente são os testes de realidade virtual. E eles também existem no filme Insurgente. Estes testes são a única parte do filme vale a pena assistir, porque esse é o único lugar onde a ausência de lógica narrativa é aceitável.” Prefiro não dar ouvidos a isso e continuar com a minha opinião de que o filme foi bom sim. Poderia ter sido melhor? Claro, toda adaptação de livro para o cinema sempre pode ser melhor, mas acredito que o resultado final não foi tão drástico assim.

Gif Insurgente Filme 02
buzzfeed.com

É isso, gente. Eu gostei, achei que passou bastante a ideia do livro e pra mim é isso que importa. Gostei bem mais do segundo filme do que do primeiro. Vou deixar aqui minha avaliação para o filme e também gostaria de saber a de vocês:

Minha avaliação:

A avaliação de vocês:

 

Assista ao trailer:

Obrigado pela atenção, um grande abraço e até o próximo post!

JP
JP

Pesquisas recentes:

fotos do filmecapa divergente
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!