2 de Abril: Dia Internacional do Livro Infantil

Oi, pessoal! Voltamos aqui hoje para falar de algo muito especial! Hoje, dia 2 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil. Fizemos uma pesquisa rápida e descobrimos a origem da data comemorativa, então vamos falar rapidinho sobre isso para compartilhar a informação.

brasilescola.com
brasilescola.com

A data do Dia Internacional do Livro Infantil é no dia 2 de abril, pois esta é a data do nascimento do escritor e poeta dinamarquês Hans Christian Andersen. Mas por que ele? Ele foi o primeiro a escrever para crianças? Não, ele não foi o primeiro, mas foi primeiro a adaptar as histórias para um melhor entendimento por parte do público infantil, com uma linguagem mais adequada.

Uma curiosidade legal e que talvez não seja de conhecimento de todos sobre o escritor é que Hans Christian Anderson escreveu o conto que deu origem ao filme Frozen: Uma Aventura Congelante, chamado A Rainha da Neve, legal né? Alguém sabia disso? Dentre outros contos escritos por ele também temos O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatos Vermelhos, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e a Ervilha, A Pequena Vendedora de Fósforos, A Polegarzinha, A Pastora e o Limpa-chaminés e muitos outros.

pt.wikipedia.org
pt.wikipedia.org

No Brasil também é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, que acontece no dia 18 de abril. Assim como a data comemorativa internacional, a data nacional também tem explicação. No dia 18 de abril de 1882 nasceu José Bento Renato Monteiro Lobato, ou se você preferir, Monteiro Lobato, importante escritor do gênero infantil no Brasil. Acho que a primeira coisa que deve passar na cabeça ao ouvir o nome Monteiro Lobato deve ser “Sítio do Picapau Amarelo” né? Com certeza marcou a infância de muitas crianças (marcou a minha, e eu tinha medo do Saci, mas não tinha medo da Cuca hahahaha). 

Além de produzir clássicos infantis, Monteiro Lobato traduziu e adaptou histórias conhecidas mundialmente, como, por exemplo, Alice no País das Maravilhas, Robin Hood, Contos de Andersen, Contos de Grimm, entre outros.

Incentivar a leitura é algo que o CPL busca muito. Independente de idade, queremos que as pessoas comecem a ler mais, ou pelo menos comecem a ler. Acreditamos que se incentivarmos desde cedo a leitura, isso só trará benefícios tanto para a criança quanto para a sociedade. A criança aprende melhor e se desenvolve melhor, enquanto ela cresce o mundo ganha uma pessoa com informação, com cultura e, por desenvolver a imaginação, com uma visão ampla, geradora de ideias que com certeza farão do mundo um lugar melhor, mais culto, mais educado e com mais informação. Pode não ser a solução para tudo, mas é um grande começo.

Foi pensando nisso que nós do CPL decidimos criar a categoria Pequenos CPLs, que traz títulos voltados para as crianças. Seja para lerem sozinhas ou para que outras pessoas leiam para elas. Nós vamos continuar trazendo muitos livros e muitas dicas para continuar incentivando a leitura. Então leia para uma criança, junte-se a nós nessa missão!

Obrigado pela atenção! Um grande abraço e até o próximo post!

JP
JP

Fonte: brasilescola.com e pt.wikipedia.org

Imagem de destaque editada, originais: beevoz.net, imaginamundi.com.br e rodomagico.com.br

Pesquisas recentes:

peças de teatro dia mundial do livro
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!