Série O Mochileiro das Galáxias: O Guia do Mochileiro das Galáxias (livro 1)

Resenha Série O Mochileiro das Galáxias O Guia do Mochileiro das Galáxias (livro 1) Douglas Adams Capa LivroAlerta: o livro que irei contar nesse post é um dos melhores que já li!

O livro conta as aventuras de dois amigos bem fora do comum: Ford e Arthur.

Arthur é um cara bem normal. Com trinta e poucos anos, ele possui uma casa e um emprego. Nada demais. Seu amigo, por outro lado, é um ser bem intrigante. Ford é um cara com a mesma idade de Arthur e leva a vida de um ator desempregado. Bom, o que Arthur nem desconfia é que seu melhor amigo na verdade é um extraterrestre!

Ford esconde de todos que ele não é apenas um ator desempregado, e sim um extraterrestre que tem um dos empregos mais legais da galáxia: ser um mochileiro. Seu trabalho é viajar por todos os planetas, fazer observações e atualizar o famoso Guia do Mochileiro das Galáxias. Esse Guia nada mais é que uma enciclopédia com tudo sobre todos os planetas de todas as Galáxias!

Bom, quando Ford vai para Terra fazer suas observações, um acidente acontece e ele fica preso no nosso planeta por 15 anos! Enquanto ele vive a vida disfarçado de ator desempregado (pelas suas observações, ele concluiu que essa seria a profissão ideal para ninguém desconfiar dele), ele conhece Arthur e eles viram grandes amigos.

Um certo dia, Arthur está deitado em frente a sua casa para tentar impedir que a prefeitura destrua sua residência para construir um desvio da estrada, Ford o surpreende dizendo que tem algo importante para dizer. Após muito tempo de persuasão, Arthur decide escutar seu amigo. Ford diz que não é um terráqueo e, como se isso já não bastasse, diz que a Terra será destruída em alguns minutos! É claro que Arthur só acredita em seu amigo quando vê luzes atingindo sua casa e matando todos que estão em seu caminho. (Depois disso nem preciso dizer que o fato de sua casa estar prestes a ser demolida alguns minutos atrás não teve mais relevância alguma para Arthur).

Graças a Ford, Arthur sai desse fim do mundo com vida! Ambos pegam carona em uma espaçonave e saem do planeta Terra! Apesar de muito confuso, Arthur entra na jornada de conhecer toda a Galáxia (claro que ele não tinha muitas opções, além de morrer!) com seu amigo Ford e outras pessoas que passarão por seus caminhos: Marvin, um robô que fora construído com um cérebro enorme, porém designado para realizar tarefas um tanto quanto sem importância, o que faz dele o robô mais depressivo de todas as Galáxias;  Zapod, um alienígena de duas cabeças que nada mais é que o presidente do Universo e Trillian, uma terráquea que, assim como Arthur, fora salva do fim do planeta Terra por um alienígena, só que em seu caso quem a salvou foi Zapod.

Bom, vocês podem perceber que essa história aparenta ser bem doida; e tenho que dizer a verdade: é mesmo! Porém, o que é interessante é que ela conta alguns pontos dos costumes dos terráqueos pelo ponto de vista de alienígenas através de um humor sarcástico ímpar. Um livro muito bem escrito e com a história muito bem amarrada.

A primeira passagem do livro que me convenceu que esse poderia ser o melhor livro que já li até o momento está nas primeiras páginas e diz o seguinte:

“Girando em torno deste sol (…) há um planetinha verde-azulado absolutamente insignificante, cujas formas de vida, descentes de primatas, são tão extraordinariamente primitivas que ainda acham relógios digitais são uma grande ideia. Este planeta tem – ou melhor, tinha – o seguinte problema: a maioria de seus habitantes estava quase sempre infeliz. Foram sugeridas muitas soluções para esse problema, mas a maior parte delas dizia respeito basicamente à movimentação de pequenos pedaços de papel coloridos com números impressos (…).”

Este é um ótimo livro para aqueles que gostam de discutir com seus amigos as ideias passadas no livro e é um boa maneira de refletir sobre o estilo de vida que levamos ultimamente. Já comecei a ler a sequencia dessa série e não está me desapontando em nada! Espero que vocês também gostem quando forem ler e peço que comentem as suas opiniões sobre a história! Deixo aqui embaixo minha avaliação; caso você já tenha lido, pode avaliar também!

Se quiserem ler o começo do livro é só clicar aqui.

Minha avaliação:

A avaliação de vocês:

 

Compare os preços deste livro clicando aqui
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva Submarino  
Carol
Carol
Especificações Técnicas

Especificações técnicas:

ISBN: 8599296574

ISBN-13: 9788599296578

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2009

Número de páginas: 208

Editora: Arqueiro

Fonte: Livraria Cultura

Um comentário em “Série O Mochileiro das Galáxias: O Guia do Mochileiro das Galáxias (livro 1)

  • 8 de abril de 2015 em 21:12
    Permalink

    Apesar de ter um pouco de receio do que vou encontrar, esse livro está em terceiro lugar na minha lista de próximas leituras. O post acima me deixou um pouco mais empolgado para conhecê-lo, até a parte da passagem transcrevida que diz: "Foram sugeridas muitas soluções para esse problema, mas a maior parte delas dizia respeito basicamente à movimentação de pequenos pedaços de papel coloridos com números impressos (…).”. Vou mantê-lo, ainda assim, na mesma posição. Mas espero que ele não seja exatamente o que a frase reproduzida sugere.

    Resposta

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!