A Rainha da Neve

Resenha A Rainha da Neve Hans Christian Andersen Livro CapaOi, pessoal! Tudo bem? Hoje eu vim falar sobre o livro A Rainha da Neve, que é um conto escrito por ninguém menos que Hans Christian Andersen. Falamos sobre ele no post do Dia Internacional do Livro Infantil, lembram? Se quiserem ler o post para entender melhor sobre como a data comemorativa tem relação com o autor é só clicar aqui

Logo depois que eu assisti Frozen – Uma Aventura Congelante, fui procurar saber se ele foi inspirado em algum livro porque é assim que geralmente acontece né? Aí encontrei a informação de que o conto A Rainha da Neve serviu de inspiração para o filme. Claro que eu procurei o livro para ler o conto; sempre gosto de ler o conto original. Então vamos falar sobre A Rainha da Neve!

O conto é dividido em sete pequenas histórias:

– Primeira História: A que fala de um espelho e seus estilhaços;
– Segunda História: A de um menino pequeno e uma meninazinha;
– Terceira História: O jardim de flores da mulher que conhecia feitiços;
– Quarta História: Príncipe e princesa;
– Quinta História: A pequena ladra;
– Sexta História: Duas mulheres: a lapã e a finesa;
– Sétima História: O que aconteceu no castelo da Rainha da Neve e depois.

A Rainha da Neve Hans Christian Andersen Ilustração 1 Vladislav Yerko
cizgilimasallar.blogspot.com

A primeira informação que temos é que um bruxo muito mau, muito mau mesmo, inventou um espelho que distorcia a realidade. Tudo o que era bom, mal era possível ver e ficava feio, já as coisas ruins eram bem nítidas e apareciam de uma forma pior ainda. O bruxo que inventou esse espelho se divertia com ele e não era o único. O espelho passou pelo país inteiro trazendo diversão para os bruxos que gostavam de uma malvadeza.

Um dia levaram o espelho para o céu para tirar sarro dos anjos e de Deus, mas em meio a uma risada o espelho escorregou e foi em disparada em direção à terra. O espelho se quebrou em muitos pedacinhos, muitos mesmo, e esses pedacinhos conservaram o poder que o espelho tinha de distorcer a realidade.

Existiam pedacinhos do tamanho de um grão de areia, que quando entravam nos olhos das pessoas, como um cisco, faziam com que a pessoa enxergasse tudo errado ou todas as coisas que existiam de errado. Alguns pedacinhos entraram no coração das pessoas, o que fazia com que o coração se tornasse um bloco de gelo. Outros pedaços maiores foram usados como vidro de janela e até para fazer óculos.

Então conhecemos duas crianças, um menino e uma menina: Kay e Gerda. Eles não são irmãos, são vizinhos, mas eles se gostavam muito se consideravam irmãos de criação. Um dia estavam olhando pela janela a neve cair lá fora, como de costume, e quando chegou a hora de dormir, Kay resolveu dar mais uma olhada lá fora e se assustou com o que viu. Um floco de neve começou a crescer e crescer e se transformou em uma mulher vestida de branco, com um vestido que parecia costurado com milhares de flocos estrelados.

A Rainha da Neve Hans Christian Andersen Ilustração 2 Vladislav Yerko
iamachild.wordpress.com

Os dias passaram e o inverno deu lugar às outras estações e em um dia, quando Kay e Gerda estavam vendo um livro, Kay sentiu uma pontada no coração e também sentiu um cisco entrando no seu olho. Na verdade eram estilhaços daquele espelho que eu falei antes e Kay começou a ver as coisas de forma diferente, a agir diferente e seu coração começou a congelar.

Então o inverno chegou novamente e um dia Kay pegou seu trenó e foi brincar na praça principal. Os meninos tinham mania de amarrar seus trenós na carroça de algum camponês para que a carroça levasse o trenó por um tempo. Kay amarrou seu trenó em uma carruagem-trenó branca que andou por um tempo com ele e depois seguiu em direção à saída da cidade, então Kay desapareceu.

Algumas pessoas disseram que Kay estava morto, mas Gerda não acreditou nisso e partiu numa jornada para encontrar Kay. Ela vai encontrar um jardim de uma senhora muito misteriosa, um corvo, uma ladra, uma rena e muito mais virá pela frente enquanto ela procura por Kay. Será que Kay está vivo? Gerda conseguirá encontrá-lo caso ele esteja vivo? E o que será que acontecerá com Gerda depois de tudo isso?

 

FrozenÉ isso, pessoal. Essa é a história do livro A Rainha da Neve de Hans Christian Andersen, que inspirou o filme Frozen – Uma Aventura Congelante. Sim, percebe-se que o livro foi apenas uma inspiração mesmo. Conseguimos perceber algumas relações, como a neve, a presença de uma rainha da neve, uma rena, a busca por uma pessoa (Gerda procura por Kay e Anna procura por Elsa), um castelo de neve também…e mais algumas outras.

Eu gostei bastante do livro e do conto. A tradução de Per Johns é muito fiel ao conto original e as ilustrações de Vladyslav Yerko são simplesmente lindas demais! (Vladyslav também ilustrou as capas da série Harry Potter publicada na Ucrânia! Quem quiser ver as capas pode clicar aqui). Sem contar que essa edição do conto pela Editora Tessitura é encantadora, com capa dura e sobrecapa. Eu simplesmente fiquei apaixonado.

Agora para finalizar o post eu vou deixar mais algumas ilustrações do livro feitas por Vladyslav Yerko (porque eu simplesmente fiquei encantado com o talento dele) e depois minha avaliação para a história. Lembrem que se vocês também já conhecem o conto podem avaliar também! Quantas estrelas vocês dão?

pinterest.com
pinterest.com
indigoxix.wordpress.com
indigoxix.wordpress.com

 

Minha avaliação:

A avaliação de vocês:

 

Podem comentar, dar sugestões, compartilhar, divulgar, fiquem à vontade! Muito obrigado pela atenção, um grande abraço e até o próximo post!

Compare os preços deste livro clicando aqui
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura  
JP
JP

Especificações Técnicas

Especificações técnicas:

ISBN: 8599745352

ISBN-13: 9788599745359

Idioma: português

Encadernação: Capa dura + sobrecapa 

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2013

Número de páginas: 32

Editora: Tessitura

Fonte: Livraria Cultura 

Pesquisas recentes:

historia a rainha da neve de kaim e gerda, a rainha da neve, resenha do livro a rainha da neve de hans christian andersen, rainha de Neve, the snow queen, eu quero ver rainha da neve, dama da neve, dança contemporânea rainha da neve, roteiro do conto a rainha da neve, resumo dos livros a rainha da neve
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!