Toda Luz que Não Podemos Ver

Resenha Toda Luz que Não Podemos Ver Anthony Doerr Capa LivroOlá, pessoal! Tudo bom com vocês? Estou de volta para falar de um livro que superou totalmente as minhas expectativas: Toda luz que não podemos ver. Quando o recebi, acreditei que fosse apenas mais um romance, talvez com alguma coisa diferente, já que ele é uma das grandes apostas da Editora Intrínseca. Cheguei a pensar que teria algo de dramático, como vários outros livros sobre o holocausto lançados neste ano. Mas não, ele reúne tantas tramas que é difícil definir do que realmente se trata a história.

Somos apresentados a dois personagens centrais: Marie-Laure, uma garota francesa que possui uma deficiência visual; e Werner, um órfão alemão. Marie-Laure é filha do chaveiro de um grande museu de Paris, adora ler os livros em braile que seu pai compra e se tornou uma das minhas personagens favoritas, já que possui uma personalidade forte balanceada com muita fofura. Werner convive em um orfanato com sua irmã mais nova e possui uma grande habilidade em consertar rádios. Esse talento o leva a um colégio nazista que, junto com outros jovens prodígios, é treinado com o objetivo de auxiliar durante a Segunda Guerra.

Quando os nazistas tomam Paris, Marie-Laure foge com o pai para uma casa a beira mar em Saint-Malo. Lá moram seu tio-avô Etienne, que após a Primeira Guerra perde um pouco de sua lucidez; e madame Manec, uma espécie de cuidadora que o auxilia no dia a dia. Refugiados, o pai carrega consigo uma pedra, que aparentemente possui um grande valor, e marcará o destino de Marie.

Paralelamente vemos Werner treinando suas habilidades neste colégio que reúne os mais talentosos garotos alemães. Ele se destacará por ter uma grande facilidade em concertar rádios, importante instrumento de comunicação da época. Seu talento o levará a uma missão: descobrir a fonte de transmissão de rádio responsável pela chegada dos aliados normandos em Saint Malo.

Já podemos ver que em um ponto do livro essas duas histórias se cruzam. É nesse momento que chegamos ao auge, ele é rápido mas ao mesmo tempo extremamente fantástico. Eu fiquei muito comovida com os capítulos que o sucedem, o autor joga sem dó os fatos mais cruéis da guerra que nos foram ocultados durante toda a história. A trama ganha um novo significado, é misterioso e ao mesmo tempo dramático, nos deixando sem fôlego.

Ficou óbvio que eu adorei o livro, o prêmio de Melhor Ficção pelo Pulitzer e todo o prestígio são mais do que merecidos. Então deixo minhas 5 estrelas para o livro e caso você já tenha lido, pode avaliar também! Espero que curtam a leitura tanto quanto eu. 

Minha avaliação:

A avaliação de vocês:

 

Deixo aqui embaixo o vídeo que gravamos sobre o livro para quem quiser assistir. Vejo vocês na próxima.

 

Boa leitura!

Compare os preços deste livro clicando aqui
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva Submarino
Isa
Isa

Especificações Técnicas

Especificações técnicas:

ISBN: 8580576970

ISBN-13: 9788580576979

Idioma: português

Encadernação: Brochura 

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2015

Número de páginas: 528

Editora: Intrínseca

Fonte: Livraria Cultura 

Pesquisas recentes:

garotosalemaes
Isa

Isa

Superinteressada por história, sonha em utilizar sua futura profissão para melhorar o mundo. Apaixonada por literatura desde a infância, aprendeu com a Coleção Vagalume que o mundo pode ganhar novas cores a partir doslivros que chegam em suas mãos. Acredita também, que a educação e a cultura têm o poder de transformar o mundo.
Isa

Isa

Superinteressada por história, sonha em utilizar sua futura profissão para melhorar o mundo. Apaixonada por literatura desde a infância, aprendeu com a Coleção Vagalume que o mundo pode ganhar novas cores a partir dos livros que chegam em suas mãos. Acredita também, que a educação e a cultura têm o poder de transformar o mundo.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!