Trilogia Red Rising: Fúria Vermelha – Livro 1

Resenha Fúria Vermelha Trilogia Red Rising Pierce Brown Capa LivroOi, pessoal! Tudo bem? Hoje vim falar sobre o primeiro livro da trilogia Red Rising, Fúria Vermelha, do autor Pierce Brown. E olha…que livro! Que livro, minha gente! Fúria Vermelha foi indicação de uma amiga (né, Marilia?) e eu já sabia que seria bom, porque se ela gostou É bom! Sem contar que na capa vem escrito “Uma história de vingança e conquista de poder, comparada a Jogos Vorazes e Guerra dos Tronos“, ou seja, tem coisa boa aí!

A história é cheia de detalhes e os acontecimentos grandes são presentes desde o começo do livro. Vou tentar ao máximo deixar os detalhes de lado e talvez eu fale bem pouco sobre a história e o desenvolvimento dela porque qualquer coisa pode ser considerada um spoiler. Muitos termos serão desconhecidos, mas isso faz parte da história. Lendo o livro vocês entenderão. Perderia muito a graça se eu explicasse tudo e também ficaria um post enorme! Agora chega de blá blá blá, vamos conhecer a história!

A história se passa no futuro, algumas centenas de anos para frente (jura que o futuro é para frente, João?!…pois é). O planeta Terra já não era mais suficiente para abrigar toda a população que morava lá, dessa forma, outros planetas tiveram que ser colonizados e depois tiveram que ser transformados em planetas habitáveis. É exatamente isso o que está acontecendo em Marte e vamos conhecer um pouco a vida das pessoas que fazem parte dessa transformação do planeta em um lugar habitável, que são os Vermelhos.

Pirâmide das Cores Fúria Vermelha Trilogia Red Rising Pierce BrownExplicando rapidamente, a hierarquia da sociedade é dividida em cores, existem os Ouros, que são o topo da sociedade, existem os Rosas, Cinzas, Bronze, entre outras, e no fim dessa pirâmide, os Vermelhos. Veja imagem ao lado direito, que peguei do site da Amazon, explicando a hierarquia das Cores.

Conhecemos então Darrow, ele mora no subterrâneo de Marte, tem apenas 16 anos, é casado e trabalha na perfuratriz como Mergulhador-do-Inferno. Darrow trabalha como perfurador desde os 13 anos de idade extraindo hélio-3 do subterrâneo. Ele está focado em vencer a Láreua dessa vez e os Gamas não terão chance contra ele.

O que vemos nessa parte é que as pessoas que vivem no subterrâneo preparando Marte para ser um planeta habitável levam uma vida bem precária e a obediência é tida como a mais alta virtude. Quebre as regras e você será enforcado na frente da sua família e de todos os outros habitantes. Em Marte não há muita gravidade, dessa forma, alguém tem que puxar seu corpo para baixo para que o seu pescoço seja quebrado e quem fica responsável por isso é algum ente querido. Darrow sabe muito bem como é isso, manteve-se forte enquanto seu tio puxou os pés de seu pai um dia.

É chegado o dia de saber quem venceu a Láurea e Darrow está confiante de que dessa vez será para os Lambdas e não para os Gamas. Não vou revelar o resultado, mas isso começará a provocar mudanças. Após isso, Eo, esposa de Darrow, terá uma conversa muito séria com ele e mostrará algo que vai deixá-lo de queixo caído, algo que ele nem imaginava.

O que eu posso revelar agora é que Eo e Darrow quebraram regras quando Eo foi mostrar essa tal coisa para Darrow. E eu já disse o que acontece quando as regras são quebradas, né? E digamos que tudo isso nos levará a descobrir como é um planeta habitável e como é a vida das outras Cores.

Vamos conhecer uma escola onde só os melhores entram, uma escola de Ouros que define o futuro de seus alunos na sociedade, mas se vocês acham que a escola será com aulas em classes, lousas e cadeiras, estão muito enganados. 1.200 alunos serão selecionados para 12 casas e terão que se enfrentar em busca de poder, eles terão que se enfrentar para vencer. Quais são as regras nesse jogo? Vença pela sua casa e você e as pessoas da sua casa terão um grande futuro.

Se quiserem descobrir como tudo isso está relacionado, sugiro que leiam o livro Fúria Vermelha. Essa introdução que eu dei antes de começar com esses mistérios de “vamos conhecer como é um planeta habitável” vai até o 4° capítulo apenas, esses dois últimos parágrafos anteriores que falam um pouco mais sobre o desenvolvimento do livro, mas não acho que seja um spoiler.

Falando em spoiler, quem estiver com muita curiosidade querendo saber o que acontece e como que essas coisas estão relacionadas, vou deixar uma caixinha aqui embaixo contando um pouco sobre isso. Mas só leia se você não se importa com spoilers porque vou soltar muitos e muitos spoilers lá na caixinha. Então quem quiser entender melhor é só clicar no botão abaixo “QUERO LER OS SPOILERS DE FÚRIA VERMELHA”. Quem não quiser ler é só não clicar e continuar lendo porque não tem spoiler depois do botão, só se clicar que aparece.

QUERO LER OS SPOILERS DE FÚRIA VERMELHA

Para vocês que ficaram curiosos, aqui vão algumas revelações:

Os Lambdas não conseguem a Láurea, quem consegue são os Gamas. Isso mexe bastante com Darrow. Sua esposa, Eo, o leva para conhecer um lugar (mais especificamente um jardim) de onde é possível ver o pôr do sol, só que eles não deveriam estar ali, isso não é permitido.

Eo conta a Darrow que eles vivem uma mentira, que existe um mundo lá fora cheio de possibilidades, enquanto eles ficam presos no subterrâneo “tornando o planeta habitável”. O sonho de Eo é que essa realidade mude para melhor, que haja liberdade de escolha ao invés de ser tudo imposto pela sociedade e ter que obedecer sem nem mesmo concordar ou achar justo o que se pede. Darrow não se importa com a vida que vive contanto que ele fique sempre com Eo, pois ele vive por ela. Então ela diz pra ele que ele precisa aprender a viver por mais (essa doeu, sério…).

Os dois são presos por alguns dias e depois levam chicotadas para aprenderem que o que eles fizeram foi errado. Eo aproveita este momento para concretizar o que ela disse para Darrow sobre ele aprender a viver por mais. Ela canta uma canção proibida, o que acaba fazendo com que ela seja enforcada. Quem puxa seus pés é Darrow e o ArquiGovernador assiste a tudo isso. Darrow sente uma raiva enorme do ArquiGovernador.

Quando uma pessoa morre enforcada, seu corpo fica pendendo lá para que todos vejam o que acontece quando alguém não obedece. Serve como um lembrete do que acontece se você não obedece. Mas Darrow quebra as regras mais uma vez. Ele pega o corpo de Eo e o enterra no jardim onde eles viram o pôr do sol. Então chega a vez dele de ser enforcado e Darrow morre. 

#SóQueNão né, galera?

Darrow acorda e é levado para a superficie de Marte, lá ele descobre que realmente tudo o que ele vivia era mesmo uma mentira. O planeta já é habitável. Não só é habitável, como isso já deve ser uma realidade há muito tempo! 

Ele agora está com os filhos de Ares e eles têm um plano. Eles vão transformar Darrow, que é um Vermelho, em um Ouro. Ele aprenderá a se comportar como um Ouro e entrará em uma escola onde só os melhores entram. Como eu disse, 1200 alunos serão selecionados, 100 para cada uma das 12 casas, e depois os alunos serão colocados em um local para batalharem por sua casa e pela sua própria vitória. Lembrando que o vitorioso conseguirá um bom cargo quando sair da escola, talvez até próximo ao ArquiGovernador…

O plano de Ares é destruir a sociedade de dentro para fora e ele está no caminho certo.

É isso, pessoal. Eu gostei muito desse livro. Estou muito ansioso pela continuação. O segundo livro se chama Golden Son, em inglês, (jura, João?!…) e deve sair no mês que vem provavelmente. Numa tradução livre o livro se chamaria Filho Dourado. Agora é só aguardar a Editora Globo Livros publicar e ficar louco com mais um livro de Pierce Brown. O terceiro livro, Morning Star, está previsto para sair no começo de 2016 nos EUA.

Ficam aqui minhas 5 estrelas para este livro. Se eu pudesse eu daria muitas e muitas estrelas para o Fúria Vermelha. Se vocês já leram e também querem avaliar, sintam-se à vontade!

Minha avaliação:

A avaliação de vocês:

 

Eu vou ficando por aqui porque eu já escrevi muito! Se contar a parte do spoiler então! Muito obrigado pela atenção caso vocês tenham chegado até o fim deste post enorme, se não chegaram, obrigado também! Um grande abraço e até o próximo post!

Compare os preços deste livro clicando aqui
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva Submarino
JP
JP

Especificações Técnicas

Especificações técnicas:

ISBN: 852505822X

ISBN-13: 9788525058225

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2014

Número de páginas: 468

Editora: Globo Livros

Fonte: Livraria Cultura 

Pesquisas recentes:

oque acontece no final do livro o ascendant, livro 1 da trilogia red rising, trilogia livro furia vermelha
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

3 comentários em “Trilogia Red Rising: Fúria Vermelha – Livro 1

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!