Desventuras em Série: Serraria Baixo-Astral – Livro 4

Resenha Desventuras em Série Serraria Baixo-Astral Livro 4 CapaOlá pessoal, tudo bom? Voltei para continuar a saga dos irmãos Baudelaire, em mais um episódio cheio de desventuras com o quarto livro da série: Serraria Baixo Astral. Depois do trágico fim de tia Josephine no Lago das Sanguessugas, os irmãos são levados pelo sr. Poe à cidade de Paltryville para trabalharem em uma serraria. Eles são recepcionados com um memorando (nem um pouco formal!) que diz:

Para: Órfãos Baudelaire
De: Serraria Alto- Astral
Assunto: Chegada à empresa

Vocês encontrarão anexo um mapa da Serraria Alto- Astral, com indicação do dormitório onde os três ficarão instalados de graça. Favor apresentem-se para trabalhar amanhã junto com os demais empregados. O proprietário da Serraria Alto- Astral espera que vocês sejam assíduos e diligentes.

Logo depois desse memorando intimidador eles encontram Phil, funcionário da serraria que sempre vê as coisas pelo lado bom. Ele fala toda a rotina da empresa e conta sobre o terrível capataz Flacutono, um homem rude que supervisiona os empregados da pior forma possível. Também mostra o horrível dormitório onde as crianças irão dividir um único beliche, e conta sobre as refeições que se resumem a um chiclete no almoço e algum cozido de carne com legumes no jantar. Como se pode ver o lado bom no meio de tanta desgraça? E esse nome Serraria Alto- Astral? Fico mais com o título do livro, mais realista!

Desventuras em Série Serraria Baixo-Astral Ilustração
pinterest.com

E não para por aí, quando os meninos são finalmente enviados a seu tutor descobrem que ele é um homem misterioso, que possui uma nuvem na cabeça e seu nome é Senhor. Não é ridículo?! Sem falar no “sócio” dele que, apesar de gentil, não passa de um simples capacho. Os irmãos são obrigados a trabalhar na serraria, inclusive Sunny, e a viver sobre as mesmas regras dos outros funcionários.

E não pensem que o Conde Olaf desistiu de atormentar a vida dos pequenos. Na frente da serraria existe uma casa em formato de olho, igualzinho ao tatuado no tornozelo do conde. Lá funciona uma clínica oftalmológica onde Klaus, após quebrar os seus óculos durante seu trabalho na serraria, precisa ir para se consultar e providenciar óculos novos. Ele é atendido pelo doutor Orwell e sua secretária Shirley, que parece ser muito familiar… vou parar por aqui porque já falei demais.

O que posso dizer a vocês é que o Conde Olaf novamente vai atormentar a vida dos Baudelaire e a história manterá o mesmo formato dos livros anteriores, o que é um pouco entediante. Mas o autor salva o enredo fazendo ótimos diálogos com nós, leitores, e também cita o famoso autor de 1984 e A Revolução dos Bichos, George Orwell. Confesso que neste livro eu fiquei muito angustiada, eu realmente senti falta de uma história mais feliz.

É isso galera, fico feliz em poder compartilhar mais uma história com vocês. Quero saber quais foram as impressões que tiveram deste volume, se ele pareceu tão depressivo quanto foi para mim.

Deixo aqui embaixo minha avaliação do livro e caso vocês queiram avaliar também, sintam-se à vontade!

Minha avaliação:

A avaliação de vocês:

 

Boa Leitura ;)

Compare os preços deste livro clicando aqui
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva Submarino
Isa
Isa

Especificações Técnicas

Especificações técnicas:

ISBN: 8535902104

ISBN-13: 9788535902105

Idioma: português

Encadernação: Brochura 

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2002

Número de páginas: 176

Editora: Companhia das Letras

Fonte: Livraria Cultura 

Isa

Isa

Superinteressada por história, sonha em utilizar sua futura profissão para melhorar o mundo. Apaixonada por literatura desde a infância, aprendeu com a Coleção Vagalume que o mundo pode ganhar novas cores a partir doslivros que chegam em suas mãos. Acredita também, que a educação e a cultura têm o poder de transformar o mundo.
Isa

Isa

Superinteressada por história, sonha em utilizar sua futura profissão para melhorar o mundo. Apaixonada por literatura desde a infância, aprendeu com a Coleção Vagalume que o mundo pode ganhar novas cores a partir dos livros que chegam em suas mãos. Acredita também, que a educação e a cultura têm o poder de transformar o mundo.

2 comentários em “Desventuras em Série: Serraria Baixo-Astral – Livro 4

  • 29 de julho de 2015 em 02:33
    Permalink

    Eu amo essa série, mas só porque tem um final incrível, mas os livros do meio da coleção ficam cada vez mais angustiantes a cada volume… Acho que só consegui terminar de ler justamente por ser uma leitura fácil, mas o final realmente valeu a pena, pelo menos pra mim.

    Resposta
  • 5 de agosto de 2015 em 14:04
    Permalink

    Oii Adriana, eu acabei de ler o quinto livro, me pareceu mais leve. Mas estou mesclando a leitura da série com outros livros mais "felizes" hehehe. Estou gostando bastante da história, o Daniel Handler sabe prender o leitor, já estou preparada para encontrar mais desventuras no próximo volume.

    Resposta

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!