Contos de Fadas

Resenha Contos de Fadas Zahar Capa LivroOi, pessoal! Tudo bem? Vim aqui contar sobre um dos livros que eu coloquei na minha TBR da Maratona Literária de Inverno 2015. Se você não sabe o que é isso e quer entender melhor é só visitar o post Maratona Literária de Inverno 2015 que tem tudo lá explicadinho ou, quem preferir, pode assistir ao nosso vídeo da maratona, é só clicar aqui.

O título do livro já diz tudo: Contos de Fadas, ou seja, é um livro que traz diversos contos de fadas. Na introdução ficamos sabendo que alguns deles são realmente os contos originais e que outros são provenientes do folclore e que foram recontados de uma maneira que fez com que se tornassem matrizes do conto.

Os contos que vocês vão encontrar neste livro são de diversos autores e a organização deles é justamente dessa forma, por autor. São esses os contos que compõem este livro:

Charles Perrault
Cinderela ou O sapatinho de vidro
Pele de Asno 
O Gato de Botas ou O Mestre Gato
O Pequeno Polegar 
Chapeuzinho Vermelho
Barba Azul 

Jeanne-Marie Leprince de Beaumont 
A Bela e a Fera

Jacob e Wilhelm Grimm
A Bela Adormecida 
Banca de Neve
Chapeuzinho Vermelho 
Rapunzel
João e Maria

Hans Christian Andersen 
A roupa nova do imperador
O Patinho Feio 
A pequena vendedora de fósforos
A Pequena Sereia 
A princesa e a ervilha

Joseph Jacobs
João e o pé de feijão 
A história dos  três porquinhos

Anônimo
A história dos três ursos 

Alguns contos eu já conhecia, outros foram novidade para mim, mesmo já tendo ouvido falar deles, e confesso que me surpreendi com algumas versões. A Pequena Sereia, por exemplo, foi a primeira vez que eu li o conto, eu só conhecia a versão filme-da-Disney, e me surpreendi com o desenrolar da história. Eu acho que talvez seja um spoiler contar o que me surpreendeu, então vou fazer como de costume e deixar só para quem quiser ler. Se quiser saber o que me surpreendeu em A Pequena Sereia é só clicar no botão abaixo, se não quiser saber é só continuar lendo.

QUERO LER O QUE SURPREENDEU EM A PEQUENA SEREIA

A história começa um pouco diferente, mas dá pra perceber como serviu de inspiração para o filme da Disney. Em um dado momento a Pequena Sereia se apaixona por um humano e sente vontade de viver naquele mundo que ela desconhece. Ela vai até uma bruxa e pede que ela realize o seu desejo. A bruxa faz o que foi solicitado e corta a língua da Pequena Sereia como forma de pagamento.

Agora no mundo dos humanos, a Pequena Sereia está com o príncipe, mas ele não consegue tirar outra garota da cabeça enquanto está com ela e, no fim das contas, ele acaba se casando com essa outra garota. O combinado com a bruxa era que se o príncipe se casasse com outra mulher, a Pequena Sereia morreria viraria espuma para se juntar com as espumas do mar.

O que me surpreendeu foi fato de que a Pequena Sereia recebe uma faca para matar o príncipe e se ela fizer isso, quando o sangue do príncipe tocar os pés dela, eles poderão formar uma cauda de peixe novamente e ela poderá voltar para o mar e viver com a sua família ao invés de morrer e virar espuma. Imagina! O que vocês acham que ela fez? Matou ou não matou o príncipe?

A história do João e o pé de feijão me surpreendeu pela mensagem que ela passa. Estou acostumado a ouvir aqueles contos de fadas que sempre têm uma moral educativa, sabe? Aí esse me passou uma ideia um pouco diferente.

Enfim, pessoal, não dá para eu ficar falando sobre todos os contos porque senão o post ficaria gigantesco e eu já tenho mania de falar muito, então…

Eu gostei bastante do livro. Eu amo contos de fadas e os filmes que eles inspiraram. Adoro saber as origens dos filmes. Até por isso fui atrás do conto que inspirou o filme Frozen – Uma Aventura Congelante. O conto é de um dos autores presentes nesse livro, o Hans Christian Andersen. Gostei bastante da história, ela se chama A Rainha da Neve, quem quiser conhecer é só clicar no título que vai direto para o post do livro.

Box Clássicos Zahar Brilha no EscuroEntão para quem, assim como eu, curte contos de fadas e conhecer as origens dos filmes e historinhas que ouvíamos quando éramos crianças, essa é uma ótima dica. Eu confesso que tenho uma preferência pelos contos dos Irmãos Grimm e pelos contos do Andersen, mas gosto de todos.

Ficam aqui minhas 5 estrelas para essa edição linda da Editora Zahar! Sou apaixonado por esses livros da editora. Sem contar aquele box que brilha no escuro! Meu deus, que coisa maravilhosa! Se quiserem ver esse box no site Submarino, é só clicar aqui. Se vocês também quiserem avaliar o que acharam do livro, sintam-se à vontade!

Minha avaliação:

A avaliação de vocês:

 

Muito obrigado pela atenção, um grande abraço e até o próximo post!

Compare os preços deste livro clicando aqui
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva Submarino
JP
JP

Especificações Técnicas

Especificações técnicas:

ISBN: 8537802743

ISBN-13: 9788537802748

Idioma: português

Encadernação: Encadernado

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2010

Número de páginas: 288

Editora: Zahar

Fonte: Livraria Cultura 

Pesquisas recentes:

capinha para provas conto de fadas, contos macabros o barba azul bela adormecida chapéuzinho vermelho, filme reitura de conto de fadas, resenha a bela e a fera editora zahar
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!