Jogos Vorazes: A Esperança – O Final (filme)

Crítica Jogos Vorazes A Esperança O Final Poster CapaOi, pessoal! Tudo bem? Ontem a gente foi conferir a estreia do último filme da franquia Jogos Vorazes, A Esperança – O Final, e eu vim comentar o que eu achei do filme. Já faz um bom tempo que eu li o livro e eu não consegui ler novamente para assistir ao filme, mas acho que lembro o suficiente para fazer uma comparação.

Como vou comparar o livro com o filme, vou contar spoilers sobre o livro A Esperança. Então se você não leu o livro, já estou deixando avisado que tem spoiler aqui embaixo! Se você preferir a história sem spoilers, pode ler a resenha do livro A Esperança.

Bom, o filme começa com a recuperação de Katniss após Peeta ter surtado e quase matado Katniss enforcada. Logo depois o planejamento sobre como vencer a guerra continua e o alvo da vez é o Distrito 2, por causa dos armamentos. Katniss, como sempre, já está bem saturada de ter que escutar pessoas dizendo o que ela deve fazer e como, então resolve agir por conta própria. Peeta ainda está um pouco descontrolado, mas aos poucos sua lucidez vai voltando.

A esperança parte 2 gif 02Quando a guerra chega até a Capital, esta se torna uma espécie de arena com armadilhas em todos os cantos preparadas por idealizadores dos jogos. Katniss está na Capital com a intenção de matar Snow e não entende o motivo de Coin ter mandado Peeta para a batalha junto com ela, já que ele ainda é perigoso e uma ameaça contra a vida de Katniss. Ela fica sabendo depois que Coin se sente ameaçada pela figura de Katniss na rebelião e teme que, em uma votação para presidente, as pessoas escolham o Tordo ao invés dela e a morte do símbolo da revolução seria ótima para levar a guerra ao seu nível máximo.

Acho que sobre a história já está bom né? Não vou contar o filme todo. Como os outros filmes, achei a adaptação bem fiel ao livro. Mas confesso que não gosto muito dessa ideia de ter que ficar dividindo os últimos livros de séries em duas partes.

Por ser uma adaptação, algumas cenas foram cortadas e outras inseridas. Algumas alterações em falas e acontecimentos tiveram como motivo a morte do ator Philip Seymour Hoffman (Plutarch Heavensbee). Ele tinha só algumas cenas pendentes para gravar e suas falas foram designadas a outros personagens e algumas cenas adaptadas.

A esperança parte 2 gif 01A tensão no filme continua, mas um pouco menor agora, já que a guerra está chegando ao fim. Muito disso vem das armadilhas da Capital. Elas podem fazer com que você fique um pouco apreensivo. Tem uma cena ou outra ali que eu achei bem impactante. A que mais marcou foi uma criança que aparentava ter uns 3 anos de idade chorando no meio da guerra e gritando “mamãe” (a mãe dela estava morta no chão). Deu um aperto enorme no peito.

Algo que eu sempre ouvia sobre a adaptação do terceiro filme é que as pessoas tinham a vontade de que o Finnick não morresse e que aceitariam esse tipo de alteração na história. Mas aí vai de cada um né? A morte da Coin foi ótima! Foi linda de ver (estranho falar isso…)

Acho que o que eu tinha para falar do filme era isso mesmo. Eu gostei bastante. Adorei as adaptações dos livros de Jogos Vorazes. Foi uma franquia com as adaptações mais fieis que eu já vi. Meu filme preferido é o segundo, Em Chamas. Gosto muito da evolução do tordo nos filmes, então procurei os gifs com a evolução do tordo para colocar aqui pra vocês =)

Evolução do tordo jogos vorazes Evolução do tordo em chamas Evolução do tordo a esperança parte 1 Evolução do tordo a esperança parte 2

Agora acabou, pessoal. A Esperança – O Final trouxe o tão esperado desfecho da trilogia e foi muito bom. Teve um final com direito a aplausos dos fãs que estavam no cinema. Senti a grande maioria saindo bem satisfeita da sala. Gostaria de saber o que vocês acharam e se o que esperavam realmente aconteceu.

A esperança parte 2 gif 03

Muito obrigado pela atenção, um grande abraço e até o próximo post!

JP
JP

Pesquisas recentes:

gif tordos, gifs jogos vorazes tordo, jogos vorazes, jogos vorazes a esperança, Jogos Vorazes: A Esperança – O Final, livro pra colorir jogos vorazes, tordo fire gif, tordo jogos vorazes colorir, ver filmes de Jogos Vorazes
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

Um comentário em “Jogos Vorazes: A Esperança – O Final (filme)

  • 11 de dezembro de 2015 em 16:50
    Permalink

    De um modo geral realmente as adaptações dos livros foram muito boas! A respeito do Esperança – Final eu acredito que pecou no lado emocional, principalmente no fim… é um momento muito tenso e triste **ATENÇÃO SPOILER** como a morte da Prim e as cenas que se seguem – a Katniss entra em depressão no livro – fica viciada em morfina! É muito muito traumático pra ela… e isso não foi mostrado, foi muito atenuante o que deixou o filme sem emoção… Também o fato de Peeta ter se aproximado aos poucos e o modo como eles tentaram lidar ao decorrer do tempo com o pós-guerra, o Peeta teve muita importância também ao motivá-la a escrever o livro, o que não foi mostrado. Acredito que o principal problema foi ter deixado tanta coisa para o último filme… eles fizeram o primeira parte muito fidedigna, e algumas cenas poderiam ser cortadas, e para que o final ficasse ágil mas com um final mais arrumado.. pelo menos, na minha opinião foi isso que faltou

    Resposta

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!