Trilogia Wake: Wake – Despertar (livro 1)

Resenha Wake Lisa McMann Capa LivroOi, pessoal! Tudo bem? Hoje eu vim falar o que eu achei do livro Wake – Despertar, o primeiro livro da trilogia Wake, escrita por Lisa McMann. É um livro antigo, publicado em 2008 (aqui no Brasil pela Editora Novo Século), mas eu ainda não tinha lido e selecionei ele como um dos livros para ler em 2015.

Então vamos começar a falar sobre a história. Janie descobriu ainda criança que, por algum motivo, ela entrava (ou invadia, se você preferir) os sonhos das outras pessoas. Ela não sabia como acontecia, mas quando alguém adormecia perto dela, ela simplesmente entrava no sonho daquela pessoa. Isso acontecia em qualquer lugar, a qualquer hora e Janie não tinha controle da situação.

Quando ela entra nos sonhos das pessoas, ela não precisa estar dormindo. Ela meio que se desliga do mundo exterior, mas continua tendo noção de tudo o que está ao seu redor. O que ela enxerga, no lugar do que ela realmente deveria estar vendo, é o do sonho da pessoa. Ela continua tendo consciência do lugar em que ela realmente está, mesmo sem enxergá-lo, e pode até andar pelo local.

Teve uma noite em que Janie foi dormir na casa de uma amiga chamada Carrie, junto com Melinda, que não gosta muito de Janie. Quando chegou a hora de ir dormir, Janie já sabia o que ia acontecer e não deu outra. Janie viu, em tempos diferentes, o que Melinda e Carrie estavam sonhando. No sonho de Carrie, Janie observou Carrie tentando ajudar um garoto que estava se afogando. Carrie pediu a ajuda de Janie, mas esta não conseguiu fazer nada para ajudar, então um tubarão apareceu e abocanhou o garoto. As duas acordaram e Carrie disse que tinha tido um pesadelo, mas que não queria falar sobre isso. Mal sabia ela que Janie já tinha conhecimento do pesadelo dela.

Janie não tem uma relação muito boa com a mãe, que é alcoólatra e muitas vezes nem percebe a presença ou a ausência da filha em casa. Janie trabalha no Asilo Heather para juntar dinheiro para ir para a faculdade e é numa noite em que ela está voltando do Asilo para casa que ela acaba entrando no sonho de uma pessoa enquanto dirige e é um sonho apavorante. Janie perde o controle do carro por um tempo por causa desse momento de imersão no sonho de um estranho. A partir deste dia, Janie começa a evitar aquela rua. Eventualmente Janie acaba descobrindo a quem pertence aquele pesadelo, o que vai surpreendê-la.

Para evitar que entre nos sonhos das pessoas, Janie descobriu que, se ela e a pessoa estão em cômodos separados, uma porta fechada já resolvia a situação. Então no asilo, Janie tentava ao máximo se afastar dos quartos dos pacientes enquanto eles estavam dormindo. Claro que vez ou outra isso acabava acontecendo, como aconteceu com o Sr. Reed e com a senhorita Stubin (e esta senhorita tará mudanças na vida de Janie).

Bom, acho que é basicamente isso. Janie terá que aprender mais sobre essas coisas que acontecem com ela e entender o porquê algumas pessoas pedem ajuda a ela nos sonhos mesmo ela não conseguindo fazer nada por elas. E já adianto que ela não será a única a querer aprender mais sobre os sonhos e que ela vai ser útil de uma forma que ela nem imaginava.

Vou parar por aqui antes que eu fale demais! Eu gostei bastante do livro. Ele é bem curtinho e dá pra ler em um dia só. A história me surpreendeu, porque eu esperava algo um pouco diferente do que foi e eu gostei do rumo que tomou. Não gostei muito das notas do tradutor no livro e confesso que eu fingia que elas nem existiam, mas eu deixo sobre isso no vídeo que eu vou colocar em breve no blog. Então não deixem de se inscrever no nosso canal =)

Minha avaliação:

A avaliação de vocês:

 

Sintam-se à vontade para comentar o que vocês acharam também. Muito obrigado pela atenção, um grande abraço e até o próximo post!

Compare os preços deste livro clicando aqui
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Cultura Saraiva 
JP
JP

Especificações Técnicas

Especificações técnicas:

ISBN: 8576793407

ISBN-13: 9788576793403

Idioma: português

Encadernação: brochura

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2010

Número de páginas: 200

Editora: Novo Século

Fonte: Livraria Cultura 

Pesquisas recentes:

quadro do fantástico realizando sonho no asilo, trilogia wake
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!