Fronteiras do Universo – A Bússola de Ouro (Livro 1)

Resenha A Bússola de Ouro Philip Pullman Livro CapaOlá, pessoal! Tudo bem? Tenho que confessar que umas das frases que venho repetindo nesses dias é “Que Calor!” Então resolvi trazer um pouco de frio aqui no Blog hahaha. E também gosto muito de ursos e eis na capa um ursoooo!!! xD Vamos lá?

A Bússola de Ouro por Philip Pullman

Nossa personagem principal é a Lyra Belacqua, uma menina órfã de 11 anos que mora na Faculdade Jordan. Lyra é uma garotinha muito esperta, curiosa, adora bagunça, aventuras e sabe se meter em encrencas! Digamos que é uma pestinha, no bom sentido.

Ela sempre está com o seu dimon, Pantalaimon. Podemos dizer que um dimon é um bichinho de estimação que todos possuem e eles são literalmente uma parte da alma de cada pessoa aqui no livro. Eles possuem uma ligação muito forte entre sí e um dimon de uma criança pode se transformar em qualquer animal, mas quando se torna adulto, juntamente com o seu dono, ele fixa em somente um animal, no qual dizem ser a real imagem do seu dono.

A história vai começar quando a Lyra está escondida na Sala Privativa. Neste local somente era permitida a entrada dos Catedráticos e seus convidados. Nunca uma mulher e muito menos uma menina de 11 anos. Lá, escondida e acompanhada pelo Pan (apelido de Pantalaimon), Lyra acaba escutando a conversa de seu tio, Lorde Asriel, que tinha chegado há pouco tempo do Norte (Pólo Norte). Então na reunião junto com o Reitor da faculdade e seus convidados, eles falam sobre o “Pó” e sobre um possível mundo paralelo e desconhecido que estaria conectado pela Aurora Boreal. Mas o que é esse Pó? Um mundo paralelo? Posso dizer que o livro carregará estes mistérios até o final.

Em paralelo a isto, as crianças estão desaparecendo uma atrás da outra na cidade. Desaparecimentos sem explicações! Todos chamam os sequestradores de Gobblers. A Lyra chega até a tirar sarro inventando uma brincadeira de “Criança contra Gobblers”. O seu amigo Roger, filho do ajudante de cozinha da faculdade, não gosta da brincadeira, dizendo a ela que é coisa séria. Ela sabe que é, mas está despreocupada com isto. Até que um dia Roger desaparece e Lyra tem a certeza que seu amigo fora vítima dos Gobblers. 

Lyra também vai conhecer a Sra. Coulter, uma moça inteligente, bonita e muito carinhosa. A garotinha literalmente se apaixona por esta moça e ao saber que a Sra. Coulter tem o interesse de levá-la junto na sua viagem para o Norte como sua assistente, fica animadíssima! Mas na manhã de sua partida, o Reitor chama a Lyra secretamente para lhe entregar um “aletiômetro”. Um objeto semelhante a uma bússola de ouro que parece “dizer” a verdade, mas a Lyra teria que descobrir sozinha como que ele funciona, pois nem mesmo o Reitor sabia. 

Bom, a sua tutora, Sra. Coulter, é uma maravilha em pessoa… mas somente no início. Lyra, como é muito esperta, começa a suspeitar e descobre que sua tutora não é tudo aquilo, somente estava a usando e por cima ela fazia parte dos tais Gobblers!

Horrorizada Lyra consegue fugir e se encontra com um grupo chamado gípcio. São navegadores do mar e, como a maioria das crianças sequestradas eram gípcias, este grupo estava a caminho para encontrar o rei dos gípcios, John Faa, para uma reunião no qual seria decidido como iriam sair para resgatar as crianças desaparecidas.

Mas nada é fácil não é mesmo?
A Sra. Coulter coloca a polícia terrestre a procura de Lyra. 
Os gípcios pediram ajuda de feiticeiras e também para um urso de armaduras. Será que os ajudarão? 
O seu tio, Lorde Asriel, teria descoberto algo que estava relacionado com os desaparecimentos das crianças? Por que a Sra. Coulter fora atrás de Lyra?
E o aletiômetro? Será que ele ajudará Lyra e seus amigos nessa aventura cheia de perigo?

Posso somente dizer que Lyra entrará em apuros, com muitas incertezas e mistérios. Mas no final irá descobrir que o mundo é muito mais complexo do que se imagina.

Achei a fantasia do livro muito interessante pois além desse mundo cheio de criaturas fantásticas e personagens únicos, cada um tendo a sua história, envolve também o que podemos encontrar na nossa realidade: a ciência e suas experiências; a união entre as pessoas e a força que existem nelas; a lealdade; e também o egoísmo e ganância de cada uma para conseguir o que querem mesmo prejudicando os outros.

Porém, confesso que minha expectativa era alta e de certa forma não consegui me envolver tanto durante a leitura. A história é legal mas não consegui estar muito ligada a tudo que acontecia no livro, são muitos acontecimentos e muitos personagens (MUITOS MESMO) e eles vão surgindo e sumindo, parecendo que não teve importância nenhuma e acabei me incomodando com isto. Por isso a minha avaliação ficou em 3 estrelas. 

Minha avaliação:

A avaliação de vocês:

 

Sei que há a adaptação do livro em filme, mas eu não assisti, pois a maioria das pessoas que leram não gostaram e não me recomendaram. Como li o primeiro livro e não gostei taaaaanto, pensei que ficaria muito mais desanimada para continuar a série se assistisse ao filme, então desisti. Mas se tiverem interesse, o trailer do filme estará aqui em baixo!

Vou continuar a ler a série (Livro 2: A Faca Sutil e Livro 3: A Luneta Âmbar) e venho contar a vocês o que achei, okay?

Muito obrigada e vou ficando por aqui!

Até a próxima leitura :)

Compare os preços deste livro clicando aqui
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
 Cultura Submarino
Lih
Lih

Especificações Técnicas

Especificações técnicas:

ISBN: 8573028424

ISBN-13: 9788573028423

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2007

Número de páginas: 368

Editora: Objetiva

Fonte: Livraria Cultura 

Pesquisas recentes:

frases do livro a bussula de ouro, a bursola de ouro dialogos, Sra Coulter livro, trilogia fronteiras do universo desenho
Lih
Lih

Últimos posts por Lih (exibir todos)

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!