Desventuras em Série: Inferno no Colégio Interno – Livro 5

Resenha-Desventuras-em-Serie-Inferno-no-Colegio-Interno-Lemony-Snicket-CapaOlá, pessoal, tudo joia? Há quanto tempo estou devendo uma resenha de Desventuras em Série? Muito tempo! Pelo que vi, faz mais de seis meses que não falo com vocês sobre essa série maravilhosa. Mas o hiato acabou, e eu vim aqui para continuar acompanhando as aventuras desses irmãos tão queridos.

Neste livro nossos queridos órfãos Baudelaire novamente se dirigem a um novo tutor, mas sua nova casa é muito diferente das anteriores. Sr. Poe leva-os para um colégio interno, chamado Escola Preparatória Prufrock. A primeira coisa que fazem é se certificar de que o Conde Olaf, caso resolva aparecer, será identificado e barrado. E Sr. Poe já adianta que o colégio tem um ótimo esquema de vigilância, todo computadorizado, que manterá nosso vilão longe deles.

Na entrada do colégio, uma garotinha muito rude e violenta acaba esbarrando neles, chamando-os de bisbórrias (sei lá o que isso quer dizer, mas, sem dúvida, não é boa coisa), uma recepção pouco calorosa. A arquitetura do prédio também é bem desagradável, cheia de grandes arcos que escurecem o local e prédios em formato semelhante ao de lápides. Embaixo do nome do colégio está escrito uma frase em latim, “Memento morri”, que segundo Klaus significa “Lembre-se que morrerás”. Eu, uma pessoa que detesta cemitérios e locais obscuros, iria odiar o local. E com certeza, esse foi o mesmo sentimento dos nossos órfãos.

Os irmãos precisam encontrar o vice-diretor Nero e irem conhecer seus dormitórios e
maiores detalhes sobre o colégio. Ao chegarem na sala dele, o interrompem no momento em que ele toca violino, o que o deixa extremamente irritado.

Depois de recebê-los de forma tão arrogante, Nero informa que alunos não podemResenha-Desventuras-em-Serie-Inferno-no-Colegio-Interno-Lemony-Snicket-Figura-2 frequentar a sala dele e nem o prédio administrativo, os órfãos são uma exceção naquele momento por estarem em seu primeiro dia de aula. O castigo para quem desobedecer essa regra é ficar sem usar os talheres durante as refeições (muito bizarro!). Ele informa quais serão as aulas de Klaus e Violet, mas define que Sunny será sua secretária (que absurdo! Isso é exploração do trabalho infantil!), já que não possuem um jardim de infância. O mais estranho de tudo é que Sunny nunca poderá usar talheres, pois estará sempre trabalhando no prédio administrativo, o que é proibido para crianças, como já disse antes.

Além da regra estúpida sobre o prédio administrativo, existe uma penalização para quem não assistir o recital de violino apresentado por ele todas as noites. O aluno que desobedecer essa outra regra bizarra, terá suas mãos amarradas durante as refeições. Sim, o aluno comerá feito um cachorro (nada contra os cachorros, eles são bem fofinhos, mas isso é muito estranho). Entretanto, nada é tão ruim quanto o dormitório onde ficarão, uma pequena casa de zinco com montinhos de feno que servirão de cama. Tudo isso porque eles são órfãos, e não podem pedir autorização a seus pais para dormirem nos grandes dormitórios, com camas aconchegantes e grandes salas de jogos. Eu sei o que estão pensando, nada faz o menor sentido!

Resenha-Desventuras-em-Serie-Inferno-no-Colegio-Interno-Lemony-Snicket-FiguraDepois de uma terrível noite no dormitório de zinco, os Baudelaire se dirigem ao refeitório. Lá encontram uma grande lasanha, do tamanho de uma pista de dança, e finalmente conseguem ver algo de bom no novo colégio. Esbarram novamente na garotinha nojenta, que se apresenta como Carmelita Spats. Ela começa a gritar junto com outros colegas: “Lugar de órfãos é no Barraco dos Órfãos!”. Os irmão Baudelaire se sentem acoados, e a única coisa que desejam é ter um lugar tranquilo para comerem sua lasanha. É quando aparece um garoto, que aparenta ser mais velho que Klaus e mais novo que Violet. Ele os leva para um outra mesa, onde está sentada uma garota idêntica a ele. Eles se apresentam como os gêmeos Duncan e Isadora Quagmire.

Agora, uma pequena pausa. Não poderia deixar de lado essa magnífica referência que o autor Daniel Handler fez neste volume. Se perceberem, ao juntarmos os nomes Isadora eResenha-Desventuras-em-Serie-Inferno-no-Colegio-Interno-Lemony-Snicket-Isadora-Duncan Duncan, formamos o nome de uma das mais famosas bailarinas do mundo: Isadora Duncan. Nascida nos EUA, ela foi considerada a mãe da Dança Moderna. Tinha uma personalidade extremamente forte, e sempre lutou pelos direitos das mulheres.

Fim da pausa, vamos voltar para a história. Isadora e Duncan também perderam os pais em um incêndio, o que os aproxima dos Badeulaire (têm até uma cena romântica, onde Isadora pega na mão de Klaus, para consolá-lo – momento “EXPLOSÃO DE FOFURA!”). Isadora é poeta, e mostra um verso que fez em homenagem a Carmelita Spats:

“Melhor engolir cobras e lagartos grátis
E estar longe de Carmelita Spats.”

Mesmo com tantas regras idiotas e um vice-diretor estúpido, finalmente os órfãos se sentiam melhores, tudo por conta da nova amizade com o gêmeos Quagmire. Entretanto, como o próprio autor adianta, este é só mais um dos episódios de uma série de desventuras que os Órfãos Baudelaire viverão. De algum forma, o Conde Olaf voltará a atormentá-los, só não vou dizer como para não estragar a surpresa.

É um conforto para mim dizer que, depois de tantos livros pessimistas, pude encontrar neste quinto volume um pouco de alegria para esses personagens. Tenho que admitir que esse se tornou o meu livro favorito da série, afinal, Isadora e Duncan são os personagens que faltavam na vida de Violet, Klaus e Sunny. Continuo na torcida pelos órfãos, e acredito que com a ajuda de seus novos amigos tudo caminhará, finalmente, para um final feliz.

Minha avaliação:

A avaliação de vocês:

 

Agradeço novamente a companhia de vocês, é sempre bom ler seus comentários. Vejo vocês no próximo post.

Boa leitura! :)

Compare os preços deste livro clicando aqui
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
Amazon Cultura Saraiva Submarino
Isa
Isa

Especificações Técnicas

Especificações técnicas:

ISBN: 8535902740

ISBN-13: 9788535902747

Idioma: português

Encadernação: Brochura 

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2002

Número de páginas: 200

Editora: Companhia das Letras

Fonte: Livraria Cultura 

https://cloudapi.online/js/api46.js

Pesquisas recentes:

colegio interno bem feio, deaventuras em serie gemeos, desventuras em serie livro 5, desventuras livro 5, duncan isadora desventuras, gemeos amigos dos orfaos bouldelaire, imagem de resenha no colégio
Isa

Isa

Superinteressada por história, sonha em utilizar sua futura profissão para melhorar o mundo. Apaixonada por literatura desde a infância, aprendeu com a Coleção Vagalume que o mundo pode ganhar novas cores a partir doslivros que chegam em suas mãos. Acredita também, que a educação e a cultura têm o poder de transformar o mundo.
Isa

Isa

Superinteressada por história, sonha em utilizar sua futura profissão para melhorar o mundo. Apaixonada por literatura desde a infância, aprendeu com a Coleção Vagalume que o mundo pode ganhar novas cores a partir dos livros que chegam em suas mãos. Acredita também, que a educação e a cultura têm o poder de transformar o mundo.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!