Pétalas (HQ)

Resenha Pétalas Gustavo Borges HQ CapaOi, pessoal! Tudo bem? Hoje vim falar para vocês sobre uma HQ muito muito muuuuiito linda e muito fofa! É a HQ Pétalas, de Gustavo Borges e Cris Peter. O roteiro e a arte ficou por conta do Gustavo e quem coloriu lindamente a HQ foi a Cris.

Pétalas foi uma sugestão de um amigo. Comentei com ele que tinha começado a ler HQs e na época eu estava lendo Persépolis, então ele perguntou se eu já tinha lido Pétalas e quando eu disse que não, ele me convenceu logo em seguida quando me disse que essa HQ não possui falas, diálogos, texto nenhum! A história inteirinha é contada pelas ilustrações. Vamos conhecer a história!

Os personagens não possuem nomes, então sinta-se livre para nomear da forma que você preferir. No vídeo que eu vou gravar, contarei melhor sobre as minhas escolhas, mas já adianto para vocês que tem uma Raposinha, uma raposa mais velha (pai ou avô da raposinha) que eu chamei de Vovô Raposa e um pássaro, que eu chamei de Sr. Pássaro. A criatividade reina aqui hahaha.

A Raposinha estava no meio da neve pegando galhos para poder colocar na lareira de casa, mas estava sofrendo muito para quebrar o galho que queria. Até que aparece o Sr. Pássaro, vestido de uma forma muito peculiar, usando até uma cartola. Quando ele remove a cartola, galhos caem de dentro dela. A Raposinha os aceita de bom grado e depois os dois seguem para a casa da Raposinha, onde está o Vovô Raposa.

Antes de deixar o Sr. Pássaro entrar, a Raposinha foi perguntar para o Vovô Raposa se tudo bem convidar o estranho para dentro de casa. Quando eles entram, o Sr. Pássaro percebe que o Vovô Raposa está doente e logo que a Raposinha prepara um chá, o Sr. Pássaro tira uma varinha mágica da cartola e examina o Vovô Raposa. Após isso, ele pega uma pétala de uma flor que ele carrega no paletó, coloca numa xícara com água quente e entrega ao Vovô Raposa, que começa a melhorar.

Digamos que o Vovô Raposa não será o único da história que vai adoecer. O que isso significa, vocês terão que pensar e ler a HQ para saber.

Como é uma HQ curtinha, eu prefiro não contar muita coisa para não estragar a leitura de vocês. Mas eu garanto que vocês vão gostar. A HQ é muito linda e muito fofa. São poucas páginas, mas logo no começo você já se envolve com a história e com os personagens. Mesmo sem as falas, você entende o que os personagens “estão dizendo” (ou querendo dizer), eles ganham vida muito facilmente e você sente os sentimentos que as ilustrações passam e quando chega a última página você sente um vazio.

Depois que a história termina, temos a oportunidade de conhecer melhor como foi a criação da HQ. Vemos que não é um trabalho fácil “ilustrar diálogos”, você tem que fazer com que o desenho passe o que seria facilmente entendido com uma simples fala, mas aqui quem fala são as próprias ilustrações e a gente acaba percebendo que elas falam mais do que palavras poderiam dizer.

Também vemos como outros ilustradores imaginavam os personagens dessa história e foi muito legal comparar os traços de cada um deles e a visão que cada um tinha sobre o mesmo personagem.

Minha avaliação:

A avaliação de vocês:

 

É isso, pessoal! Fica aqui minha dica de HQ para vocês. Espero que gostem e que tenham ficado interessados em Pétalas. Não deixem de comentar. Muito obrigado pela atenção de vocês, um grande abraço e até o próximo post!

Compare os preços deste livro clicando aqui
Ou veja o preço na loja de sua preferência:
 Cultura Submarino 
JP
JP

Especificações Técnicas

Especificações técnicas:

ISBN: 8568156185

ISBN-13: 9788568156186

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2015

Número de páginas: 56

Editora: Jupati Books

Fonte: Livraria Cultura

Pesquisas recentes:

Petalas hq
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!