Quarto

Resenha Quarto Emma Donoghue Livro CapaOi, pessoal! Tudo bem? Vim aqui hoje falar para vocês sobre o livro Quarto, de Emma Donoghue, um dos melhores livros que eu li neste ano de 2016, muito muito muito bom! Vamos conhecer a história então.

A história de Quarto é narrada por uma criança chamada Jack. Ele acabou de completar 5 anos e mora com a Mãe em um Quarto. O Quarto é o mundo de Jack, literalmente. Ele não conhece nada fora deste lugar, o mundo para Jack se resume àquele pequeno espaço.

Para explicar melhor, preciso contar uma história muito delicada. Ainda quando jovem, uma garota que estava cursando a faculdade foi sequestrada por um homem e foi mantida em cativeiro. Após 2 anos de abuso, ainda trancada em um lugar que ela não sabia onde ficava, a garota deu a luz a uma criança. Mais 5 anos se passaram e a garota continuava trancada naquele Quarto, a diferença é que agora tinha uma criança junto.

Como tudo é narrado por Jack, é a visão dele que temos do local, são os pensamentos dele que temos em relação ao que está acontecendo. Com o tempo a gente vai se acostumando com o jeito dele de ver as coisas. A ingenuidade em meio ao desconhecido. Por não conhecer o mundo fora do Quarto, chamado de Espaço Lá Fora, onde fica o Espaço Sideral, Jack chama algumas coisas de uma forma diferente, a própria definição para ele é diferente, e aos poucos a gente vai aprendendo o que é cada coisa. 

Vamos acompanhar como que é a rotina de uma mãe e de um filho que são obrigados a viver trancados no que eles chamam de Quarto. A Mãe preparou uma rotina com várias atividades para Jack realizar dentro do pequeno espaço onde eles vivem. Dentro do Quarto tem banheira, vaso sanitário, mesa, cama, guarda-roupa e até mesmo uma televisão. Jack é uma criança muito curiosa e faz diversas perguntas. A Mãe, muitas vezes tem que mentir, porque como que você explica para uma criança que acabou de completar 5 anos que na verdade você e ela são reféns de um sequestrador que obriga vocês dois a viverem em um quarto enquanto existe um mundo lá fora cheio de coisas e possibilidades? Apesar de tudo isso, Jack é uma criança muito inteligente.

As coisas que Jack vê na TV, para ele, são de outro mundo. Os canais são chamados por Jack de planetas. Existe o planeta dos desenhos, onde Jack assiste, por exemplo, Dora Aventureira, tem também o planeta em que as pessoas ganham prêmios, que passa o futebol, e existem muitos outros.  

Continuamos a acompanhar o dia a dia de Jack e a aprender o que é cada coisa para ele. Até que a história realmente começa a acontecer quando Jack vê uma propaganda na televisão sobre um remédio que a Mãe toma. Ele diz para a Mãe que acabou de ver na TV o mesmo remédio que eles tinham no Quarto. Então ele começa a questionar como isso é possível, já que a Mãe tinha falado para ele que o que eles viam na TV não existia de verdade. Ele começou a se perguntar como que o Velho Nick (forma como o Jack chamava o sequestrador) conseguia as coisas para eles. O sequestrador é o responsável por levar comida e mantimentos para a Mãe e para o Jack. Funciona assim: a Mãe recolhe o lixo e deixa perto da porta, que era trancada digitalmente com uma senha, junto com uma lista do que ela precisava. 

Já que mencionei o sequestrador, é bom dizer que a Mãe nunca deixava o Velho Nick chegar perto ou até mesmo ver Jack. Existe uma hora da noite em que o sequestrador entra no Quarto e, perto dessa hora, Jack já sabia que tinha que entrar no guarda-roupa para dormir. Às vezes ele não conseguia dormir, então ele ficava contando seus dentes (vinte no total, às vezes quando ele errava, dava dezenove, mas aí ele contava mais uma vez e dava vinte). Jack ouvia a conversa do Velho Nick com a Mãe e depois, quando o sequestrador deitava com a Mãe na cama, ele contava os rangidos que a cama fazia, sem realmente saber o que aquilo significava.

Mas voltando, Jack começa a questionar a Mãe por causa do comercial que ele viu do remédio que a Mãe toma e ela decide que não pode mais mentir pra ele e esconder o mundo Lá Fora. A partir daí, ela começa a desmentir várias coisas que ela já tinha contado para o filho e Jack fica muito bravo por a Mãe ter mentido para ele. Ela percebe, então, que agora mais do que nunca, eles precisam escapar das garras do sequestrador.

Juntos, mãe e filho vão ter que bolar um plano para tentar fugir do Quarto, uma tarefa nada fácil, eu diria impossível, para ser bem franco. A Mãe já havia tentado fugir no começo, antes de Jack existir, e suas tentativas falharam. O sequestrador não era burro e realmente tinha pensado em tudo quando construiu aquele cativeiro. Se foi difícil antes, quando estava sozinha, imagine agora com Jack, uma criança de 5 anos de idade.

Para conferir como que a história continua, leiam o livro. Vocês não vão se arrepender. Como eu disse, foi um dos melhores livros que eu li neste ano. O livro foi adaptado para o cinema com o nome O Quarto de Jack. Eu pensei em deixar o trailer aqui para quem quisesse assistir, mas eu acho que quem ainda não viu o trailer e se interessou pela história deveria simplesmente ler o livro e aí sim assistir ao filme.

Minha avaliação:

A avaliação de vocês:

 

Eu espero que vocês tenham gostado da dica de Próxima Leitura de hoje. Se você já leu ou ficou interessado neste livro, deixe aqui embaixo seu comentário. Em breve coloco um vídeo no nosso canal falando mais sobre o livro com informações que eu não falei aqui.

Muito obrigado pela atenção de vocês, um grande abraço e até o próximo post!

Compare os preços deste livro clicando aqui
Ou veja o preço na sua loja de preferência

 Cultura Saraiva Submarino

Especificações Técnicas

Especificações técnicas:

ISBN: 8576861313

ISBN-13: 9788576861317

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2016

Número de páginas: 350

Editora: Verus

Fonte: Livraria Cultura 

Pesquisas recentes:

como sair do quarto e conhecer o mundo la fora, livro quarto de jack, quarto que tem banheira dentro do guarda-roupa
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!