Harry Potter and the Cursed Child (livro)

Oi, pessoal! Tudo bem? Vim aqui hoje falar para vocês sobre o livro Harry Potter and the Cursed Child, a oitava história da série. Participei do evento de lançamento de Harry Potter and the Cursed Child na Livraria Cultura e fiz um vídeo mostrando como foi o evento, se quiserem assistir é só clicar aqui.

Vou falar um pouco sobre Cursed Child sem spoilers e depois lá na frente vou falar da história de uma forma mais profunda, mas fique tranquilo, você só vai ler o spoiler se quiser, ele não está no meio do texto ok?

Resenha Harry Potter and the Cursed Child JK Rowling Livro CapaFalando brevemente sobre a história (sem spoilers)

A história começa com o epílogo de Harry Potter e as Relíquias da Morte, vemos novamente aquela cena na Estação de King’s Cross que encerrou a história dizendo que a cicatriz de Harry nunca mais o incomodara. Bem, até agora…

Vamos acompanhar mais especificamente um filho de Harry indo para Hogwarts, o Alvo. A princípio, Rosa e Alvo ficam preocupados em fazer amizade com alguém logo no Expresso de Hogwarts mesmo, pois foi assim que aconteceu com seus pais. Harry, Rony e Hermione se conheceram no Expresso de Hogwarts, no primeiro dia em que chegariam à Escola de Magia e Bruxaria, e permaneceram juntos até agora, então fazer amizade com a pessoa certa é o foco para eles agora (mais para Rosa do que para Alvo).

A partir daí vemos os anos se passando rapidamente e como anda a relação de Harry com Alvo (nada boa para falar a verdade). Além de todo o trabalho no Ministério da Magia e três filhos para cuidar. Harry acaba tendo que lidar com uma coisa também muito preocupante: seus pesadelos voltaram e, junto com eles, a dor na cicatriz. Isso só pode ter um significado Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado, Voldemort, talvez esteja de volta ou ressurgindo. Será que alguma parte dele continuou viva todo esse tempo? Será que enfrentaremos novos tempos de Artes das Trevas?

 

Indo mais a fundo na história (com spoiler – texto oculto na caixa abaixo)

Para quem não se importa com os spoilers e está interessado em saber mais sobre Cursed Child, vou falar um pouco sobre a história com spoiler, não tudo, mas vai ter bastante spoiler. Para ler basta clicar na caixinha QUERO LER O SPOILER que ela mostra o texto pra vocês. Se não quiser ler é só não clicar. Não tem spoiler depois disso, só dentro da caixinha.

QUERO LER O SPOILER

Bom, como a gente acompanhou no epílogo de as Relíquias da Morte, Alvo estava muito preocupado com a Seleção das Casas, tinha medo de ser selecionado para Sonserina, mas Harry disse que o Chapeu Seletor leva em consideração o que o estudante quer. Só que mesmo assim, Alvo Potter acaba sendo selecionado para Sonserina.

Alvo conheceu Scorpius, filho de Draco Malfoy, no Expresso de Hogwarts. Apesar de Rosa Granger e mais algumas pessoas não aprovarem essa amizade, Alvo e Scorpius se tornam grandes amigos.

Ser filho de Harry Potter não deve ser algo muito fácil, mas mais difícil ainda é ser filho de Harry Potter, ir para a Sonserina e não levar muito jeito com magia. Em sua primeira aula de voo, Alvo não consegue fazer com que sua vassoura suba para sua mão. Ele acaba virando motivo de piada entre os seus colegas de classe.

As coisas não são muito diferentes com Scorpius, um boato corre pelo mundo bruxo dizendo que Scorpius é na verdade filho de Voldemort. Dizem que Draco e Astoria não conseguiam ter um filho e a família Malfoy precisava de um herdeiro, então utilizaram um Vira-Tempo para voltar no tempo e gerar um filho do Lorde das Trevas.

Falando em Vira-Tempo, Amos Diggory, pai de Cedrico, fica sabendo de um boato que diz que o Ministério conseguiu apreender um desses e vai até a casa de Harry, acompanhado de Delphi, dizer que ele quer o Vira-Tempo para voltar no tempo e salvar Cedrico de uma morte que foi culpa de Harry.

Alvo acaba escutando essa conversa e fica sentido pelo pedido de Amos Diggory. Mas tudo muda quando Alvo fica sabendo que o boato do Vira-Tempo é verdadeiro. Ele percebe que o pai mentiu para Amos e decide que ele deve salvar Cedrico e para isso, pedirá a ajuda de Scorpius.

A dupla procura por Delphi para dizer que vão ajudar Amos e os três logo começam a fazer planos. Alvo e Scorpius acabam voltando no tempo, mais de uma vez, só que acabam bagunçando o presente. Vemos mais de uma realidade alterada, encontraremos coisas como um Cedrico que virou um comensal da morte, um Voldemort que venceu a Batalha de Hogwarts, um Harry Potter morto, um casal de Rony e Herminone que nunca ficou junto…Eles terão que arranjar um jeito de arrumar o que fizeram.

Sobre a cicatriz de Harry que voltou a doer e também os pesadelos constantes novamente, posso dizer que, sim, uma parte de Voldemort ainda está viva. Como isso aconteceu e o que será feito em relação a isso, esse spoiler eu não vou contar.

O que eu achei da história

Bom, primeiro precisamos deixar claro que o roteiro da peça não foi escrito somente por J.K. Rowling. Jack Thorne e John Tiffany também participaram do processo de escrita e criação de Cused Child.

A história é muito boa e te prende do começo ao fim. Várias partes te deixam bem chocado com o que aconteceu/está acontecendo e o fim de cada ato te deixa curioso para começar o próximo. Por ser um roteiro de peça de teatro, a leitura acaba sendo bem rápida, em um dia você consegue terminar de ler o livro facilmente.

O que eu senti em alguns momentos é que Cursed Child pode muito bem ser comparado com uma fanfic. Talvez seja um ponto negativo, talvez não seja, ainda não sei bem ao certo. A história é sim muito interessante e acredito que os fãs de Harry Potter vão gostar. Não chega a ser uma história tão profunda quanto as dos livros da série, mas acredito que nos palcos a coisa deve ser bem diferente.

Fiquei com muita vontade (mais do que eu já estava) de ir para Londres conferir como ficou a peça porque as coisas que lemos no livro dão uma ideia muito incrível de como as coisas são apresentadas, de forma interativa com o público.

Minha avaliação:

A avaliação de vocês:

 

Fiquei pensando bastante em quantas estrelas eu daria para o livro, fiquei entre 4 e 5 estrelas, mas vou deixar 5 pelo fato de que a história foi muito boa e me prendeu do começo ao fim. Foi ótimo revisitar esse mundo dessa forma e rever os personagens que marcaram minha infância. A principio estranhei um pouco toda essa novidade que a história traz e fiquei com medo do que eu encontraria, mas no fim das contas eu acabei gostando bastante!

Espero que tenham gostado do post de hoje. Não deixem de comentar o que vocês acharam e o que esperam de Cursed Child. Se você já leu, não deixe de comentar também! Muito obrigado pela atenção, um grande abraço e até o próximo post!

Compare os preços deste livro clicando aqui
Ou veja o preço na sua loja de preferência

 Cultura Fnac Saraiva Submarino

Especificações Técnicas

Especificações técnicas:

ISBN: 1338099132

ISBN-13: 9781338099133

Idioma: inglês

Encadernação: Capa dura

Edição: 1ª

Ano de Lançamento: 2016

Número de páginas: 336

Editora: Scholastic

Fonte: Livraria Cultura

Pesquisas recentes:

critica harry potter and the cursed child livro, Harry Potter and the Cursed Child livro, livro harry potter and the cursed children parte 1 e 2
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!