Redoma

Oi, pessoal! Tudo bem com vocês? Vim aqui falar sobre o livro Redoma, de Meg Wolitzer, considerado por Entertainment Weekly o livro jovem do ano em 2014 e publicado no Brasil pela Globo Livros, no selo voltado para o público jovem Globo Alt. Comentei um pouco sobre este livro lá no nosso canal no vídeo de Lidos e Lendo – Janeiro/2017.

A história

Redoma vai contar a história de Jamaica (ou se você preferir, Jam). Ficamos sabendo logo no começo do livro que Jam perdeu seu namorado e a morte dele a deixou muito abalada. A morte de Reeve fez com que Jam perdesse a vontade de fazer as coisas. Ela passou muito tempo em seu quarto, deitada na cama sem se importar com quem fosse visitá-la ou qualquer outra coisa. Ninguém conseguiria entender tudo o que ela passou e estava passando.

Jam chegou a frequentar um psicólogo, mas ela não acreditava que ele entenderia a situação e não concordava com as coisas que ele falava. Até que seus pais a colocam em um internato chamado Celeiro. Este internato possui outros jovens que enfrentaram situações delicadas como a de Jam. O panfleto do Celeiro chama esses jovens de “emocionalmente frágeis”.

Lá no Celeiro Jam divide o quarto com DJ, uma garota com distúrbios alimentares. Jam fica sabendo que foi selecionada para a matéria que é um mistério no Celeiro: Tópicos Especiais em Inglês. Ninguém sabe ao certo o que é lecionado nessa matéria e muitos boatos surgem em relação a isso.

Jam cursa essa matéria com mais 4 pessoas: Sierra, Casey, Griffin e Marc. Todos eles passaram por algum trauma que acabou fazendo com que eles tivessem que ir para o Celeiro. Conheceremos aos poucos as histórias de cada um deles. A professora que leciona essa matéria se chama Sra. Quenell, também muito misteriosa.

A Sra. Q explica que naquele semestre a turma estudaria uma autora chamada Sylvia Plath, autora do livro A Redoma de Vidro, que cometeu suicídio. Os alunos ficam um pouco assustados com o fato de que a Sra. Q escolheu logo esse livro e dessa autora para jovens como eles (emocionalmente frágeis, de acordo com o panfleto do Celeiro). Mas a Sra. Q vê muito além disso.

Além de estudarem essa autora e discutirem sobre seu livro, esses alunos também receberam, cada um, um diário para ser preenchido e entregue ao fim do semestre. Só que essa turma vai descobrir que os diários são muito mais do que eles pensavam. Eles não sabem se a Sra. Q sabe o que eles descobriram, mas em breve todos eles terão que enfrentar as situações que os levaram até o Celeiro de uma forma definitiva.

Redoma fala sobre os famosos problemas de adolescentes, alguns um pouco mais sérios que outros, sobre superação, amizade, amor e mais alguns assuntos de uma forma bem simples e direta.

O que eu achei

Eu esperava mais do livro. Os mistérios que vão surgindo conforme eu lia o livro foram bem motivadores e estimulantes, eles fizeram com que eu quisesse continuar a ler e instigavam minha curiosidade. Eu queria saber qual era a desses diários, queria saber o que tinha acontecido com cada um daqueles alunos que estavam na aula de Tópicos Especiais em Inglês e, principalmente, o que aconteceu com Reeve, o falecido namorado de Jam.

Eu comentei no vídeo lá no canal do CPL que eu meio que já estava prevendo como o livro ia terminar e esperava que a autora me surpreendesse de uma forma positiva. Aconteceu que por um momento eu realmente pensei que ela tinha feito isso, mas a sensação durou poucas páginas e logo eu me encontrei frustrado com toda a situação. Houve um pico de surpresa que me fez pensar que o livro seria genial, mas logo retornou ao patamar “estável”.

Descobrir o que aconteceu com Reeve me deixou meio decepcionado. E alguns assuntos que poderiam ser mais explorados ficaram de segundo plano, como apenas algo que fez parte da história e pronto. Por exemplo, a própria matéria de Tópicos Especiais em Inglês, a obra de Sylvia, o problema de Sierra (o que aconteceu poderia ser uma história paralela interessantíssima!), o problema do irmão de Jam (dava pra ter deixado beeem mais interessante), entre outros.

Talvez tenha sido melhor deixar focado assim apenas na Jam e não ter explorado esses outros assuntos, mas eu senti falta de conhecê-los melhor.

Minha avaliação:

A avaliação de vocês:

 

Bom, é isso, pessoal! Caso você já tenha lido Redoma de Meg Wolitzer, não deixe de me contar o que você achou! Muito obrigado pela atenção, um grande abraço e até o próximo post.

Compare os preços deste livro clicando aqui
Ou veja o preço na sua loja de preferência

    

Especificações Técnicas

Especificações técnicas:

ISBN: 8525059560

ISBN-13: 9788525059567

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Edição: 1

Ano de Lançamento: 2015

Número de páginas: 287

Editora: Globo Livros

Fonte: Amazon

JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!