A Fantástica Fábrica de Chocolate – Livro 1

Oi, pessoal! Tudo bem com vocês? Vim aqui hoje falar sobre o livro A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl, que inspirou os filmes de 1971 e, o mais recente, de 2005, com Jonny Depp como Willy Wonka.

Essa edição que eu li é em inglês e tem essa capa aqui do lado esquerdo, que eu achei incrível. Acho que é a edição mais bonita deste livro!

A história

Neste livro vamos acompanhar Charlie Bucket, um garotinho muito educado e simpático, que mora em uma pequena casa com mais 6 pessoas: seus pais e avós paternos e maternos. A família é extremamente pobre, quase não tendo o que comer algumas vezes.

Onde moram existe uma fábrica de chocolate muito famosa, que produz os melhores chocolates do mundo! Charlie ama chocolate, mas por causa da situação econômica da família, não pode se dar ao luxo de comprar uma barra de chocolate quando sente vontade, ele se contenta com o cheiro que sente quando passa em frente aos portões da fábrica quando vai à escola.

Charlie ganha uma barra de chocolate apenas uma vez ao ano, no seu aniversário. E neste ano a expectativa é maior do que jamais foi! Isso porque foi anunciado que Willy Wonka, dono da fábrica de chocolate, decidiu convidar 5 pessoas para irem visitar a fábrica, os convites estariam escondidos dentro das embalagens das barras de chocolate, e Charlie esperava ser um dos grandes sortudos que encontrariam os Convites Dourados.

Os dias foram passando e os primeiros Convites Dourados começaram a ser encontrados, Charlie já estava perdendo as esperanças, mas o dia do seu aniversário estava se aproximando e junto com ele também vinha a sua chance de ser um dos convidados.

Infelizmente Charlie não encontrou o Convite Dourado na barra de chocolate que ganhou de aniversário, mas outras oportunidades surgiram e quando restava apenas um Convite, Charlie conseguiu encontrá-lo.

Charlie vai visitar a tão misteriosa fabrica de chocolate da cidade e levará seu avô como acompanhante. Willy Wonka preparou uma série de atividades para os convidados, mas talvez os convidados não estejam preparados para o que os aguarda nessa visita.

O que eu achei

Eu nunca tinha lido esse livro e, ah, ele é fantástico! Roald Dahl deveria fazer parte da biblioteca pessoal de todas as pessoas! Não existe idade para ler esse livro, ainda mais porque as percepções serão diferentes de quando for lido quando criança e depois anos mais tarde.

Podemos observar como a criação dos pais molda como o filho se comporta e como isso faz parte de quem ele pode se tornar no futuro. Vemos as mensagens que Roald passa para as crianças de uma forma bem natural e acessível sobre competitividade, vícios, comportamento, educação, lazer e muito mais. O certo e o errado estão em constante comparação durante a história.

Eu adoro o filme A Fantástica Fábrica de Chocolate, mas ter conhecido a história original foi muito interessante, principalmente ter conhecido o verdadeiro Willy Wonka, um cara totalmente fora da casinha, mas ao mesmo tempo muito certo do que ele quer, com sonhos que beiram o impossível, mas não para ele. Ele tem esse ar de “se eu acredito que é possível, é possível”, como se a visão de mundo dele não fosse como a dos adultos, que muitas vezes são céticos, com uma mente mais restrita. Ele permanece com um “espírito sonhador de uma criança”.

Acho que era isso o que eu tinha para falar sobre o livro. Eu gostei bastante e indico para todos, sem restrição de idade. É encantador.

Espero que tenham gostado. Muito obrigado pela atenção, um grande abraço e até o próximo post!

Essa edição está disponível em:

Espero que tenham gostado, pessoal! Muito obrigado pela atenção, um grande abraço e até o próximo post!

Especificações Técnicas

Especificações técnicas:

ISBN: 0141347260

ISBN-13: 9780141347264

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Edição: 1

Ano de Lançamento: 2013

Número de páginas: 180

Editora: Penguin

Fonte: Livraria Cultura

Pesquisas recentes:

A barra de chocolate historia livro portugues
JP

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.
JP

Últimos posts por JP (exibir todos)

JP

Fascinado pelo Mundo de Magia e Bruxaria criado por J.K. Rowling e louco pelos romances policiais de Harlan Coben, JP está realizando seu sonho de criar sua própria biblioteca em casa e agora sonha em publicar um de seus vários projetos já iniciados. É apaixonado por livros e deseja passar essa paixão adiante, tocando as pessoas com sinceridade, diversão e cultura.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!