Por favor, ignore Vera Dietz

­­Olá, pessoal, como vocês estão? O livro que eu trouxe para vocês hoje é Por Favor, Ignore Vera Dietz, da A. S. King. Foi o primeiro livro que li da autora e já adianto que ela conquistou meu coração.

Nesse livro vamos acompanhar a história de Vera Dietz, uma adolescente em meados do ensino médio. Vera mora apenas com seu pai, um alcoólatra recuperado. Os dois foram abandonados pela mãe de Vera quando esta tinha apenas 12 anos, e elas não mantêm contato. O ensino médio é cruel e, como a maioria dos jovens, Vera optou por passar despercebida, fazendo de tudo para que seja invisível nos corredores da escola.

Além disso, Vera perdeu seu melhor (e único) amigo de infância, Charlie Kahn. No entanto, quando ele morre, eles já não eram mais amigos. Vamos acompanhar a dolorosa tentativa de Vera de superar a morte de Charlie, lidar com o abandono da mãe que ainda assombra a jovem e a difícil relação com o pai, uma pessoa que prefere sempre ignorar os problemas ao invés de encará-los.

O livro gira em torno do mistério da morte de Charlie e da relação dele com Vera e, por isso, é cheio de flashbacks da infância dos dois e de como essa relação se desenvolveu. Logo percebemos que os dois são completamente diferentes. Charlie é um menino rebelde, sempre se envolvendo em encrencas e com um temperamento difícil. Enquanto Vera sempre procura fazer o que é certo, é mais reservada e quieta. E é apenas com o decorrer do livro que vamos entendendo o que aconteceu com os dois e como tudo levou à trágica morte de Charlie. A autora expõe os acontecimentos aos poucos e fora de cronologia, para o leitor ir montando todo o quebra-cabeça da história.

Acredito que o ponto forte do livro são as relações e como elas impactam no desenvolvimento das pessoas. Fica claro ao longo de história como os dois amigos faziam de tudo para evitar que se tornassem como os pais, eles queriam ser o oposto de suas figuras paternas. No entanto, conforme são expostos aos mais diversos eventos, as escolhas que fazem os aproxima ainda mais do que juraram não ficar.

A relação de Vera com o pai é complicada. Vemos a luta do pai em criar sozinho uma adolescente e tentar não permitir que ela cometa os mesmos erros que ele no passado. Enquanto isso, vemos também a sua luta em superar seus erros e culpa, acompanhando flashbacks de sua adolescência e o passado com a mãe de Vera. Acredito que o Sr. Dietz é uma figura super complexa no livro e um dos personagens mais ricos. Ele intercala a narrativa com Vera e expressa para a gente como ele se sente diante das atitudes da filha.

O livro também aborda assuntos importantíssimos, como o alcoolismo na adolescência, violência doméstica e bullying. E conforme a história se desenvolve, vão surgindo mais perguntas do que respostas. Todos os personagens são tridimensionais e profundos. É palpável a dor e a dúvida que estão enfrentando. A gente sofre junto com eles a cada página e a cada decisão errada. São compreensíveis as decisões que tomam, apesar de ser muito sofrido para os leitores.

A autora escreve com magia. Eu já havia ouvido falar muito bem da A. S. King, autora também de Os Dois Mundos de Astrid Jones, mas nunca tinha lido nada dela até então. E agora estou louca para ler mais livros, pois me apaixonei. Os capítulos são curtos e sempre acabam com aquela pontinha que faz você pedir pelo próximo e quando vê, já acabou o livro. É muito fácil se entregar à leitura.

A narrativa do livro é, na maior parte, contata pelo ponto de vista de Vera. Mas temos capítulos contados pelo seu pai e por Charlie, que diversas vezes durante a história queria que revivesse, confesso. Apesar de ser uma leitura leve e tranquila, está longe de passar despercebida e ser apenas mais um livro. Ele é sobre perceber o próximo, a dificuldade da relação pais e filhos, e a luta contra um destino que parece já estar definido. Apesar de curtinho, poderia ficar horas discutindo essa leitura e acredito que vai despertar algo diferente em cada pessoa. É impossível não se identificar com pelo menos uma vertente da história.

Então é isso, espero que vocês leiam e se apaixonem por esse livro incrível. Eu o comprei por acaso em um super promoção, sem saber a história e nada, apenas pela recomendação da autora e foi uma das melhores coisas que fiz. Muito obrigada pela atenção.

Beijos.

Compare os preços deste livro clicando aqui
Ou veja o preço na sua loja de preferência

    

Especificações Técnicas

Especificações técnicas:

ISBN: 8542807073

ISBN-13: 9788542807073

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Edição: 1

Ano de Lançamento: 2015

Número de páginas: 288

Editora: Novo Século

Fonte: Amazon

Thai

Thai

Thai é uma pessoa apaixonada por histórias e magia. Acredita que os livros são grandes amigos que ajudam os leitores a se compreenderem melhor, e aos outros também, além de sempre serem uma ótima companhia. Assim como sua coleção, sua lista de livros a serem lidos cresce constantemente. Deseja passar para as pessoas as mesmas emoções que sente sempre que termina uma leitura.
Thai

Últimos posts por Thai (exibir todos)

Thai

Thai é uma pessoa apaixonada por histórias e magia. Acredita que os livros são grandes amigos que ajudam os leitores a se compreenderem melhor, e aos outros também, além de sempre serem uma ótima companhia. Assim como sua coleção, sua lista de livros a serem lidos cresce constantemente. Deseja passar para as pessoas as mesmas emoções que sente sempre que termina uma leitura.

E aí? Gostou? Comente aqui o que você achou!